17 de maio, 2024 09h05m Política por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Uma doutora é a nova titular da SECTD em Ibirubá

Vanessa Schwanke Fontana Rebelato assumiu em março um dos maiores orçamentos do município

Na nossa série de entrevistas com os novos secretários municipais conversamos nessa reportagem com a Secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Ibirubá Vanessa Schwanke Fontana Rebelato.

Vanessa traz consigo uma herança de valorização da educação incutida por seus pais desde tenra idade. Seu percurso acadêmico inclui uma graduação em Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria, seguida de mestrado e doutorado na mesma instituição. Desde então, ela tem sido uma figura proeminente na Universidade de Cruz Alta, onde leciona há 16 anos. No entanto, seu compromisso com a educação vai além das paredes da universidade. Desde março deste ano, com a saída de Henrique Hentges por conta da lei eleitoral, Vanessa assumiu o desafio de liderar a Secretaria de Educação, trazendo consigo uma perspectiva única, forjada em sua experiência acadêmica e pessoal.
Uma das pautas que abordamos foi a questão da posição da educação no SAERS e SAEBs. No caso do SAERS em 2023 teve erros significativos que colocaram a educação ibirubense em um lugar não tão confortável no ranking da qualidade do ensino. Segundo Vanessa, depois dos questionamentos feitos pela equipe da secretaria as notas foram reavaliadas e a média subiu significativamente. Ela nos contou que nos resultados iniciais da prova em 2024 o município não está em nenhuma das colunas de insuficiência e a equipe conseguiu  alcançar resultados satisfatórios, refletindo o compromisso com a qualidade da educação em Ibirubá.
Outro ponto importante que Vanessa abordou foi a questão do transporte escolar, incluindo a realização de vistorias para garantir a segurança das crianças. Sua abordagem proativa e sua disposição para trabalhar em estreita colaboração com os transportadores demonstram seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos alunos. Segundo ela todas as questões encontradas nos veículos que não estavam de acordo com o contrato foram notificadas para os transportadores e esses fizeram as adequações necessárias para o transporte seguir com a qualidade que as crianças merecem e precisam.
Além disso, Vanessa afirmou que o projeto de inteligência emocional da Genius deve ser executado novamente em 2024 pois teve uma validação positiva das direções e equipes pedagógicas da rede municipal.  

Expansão da rede é prioridade
s desafios persistem, especialmente na gestão da educação infantil. A demanda por vagas é alta, mas Vanessa e sua equipe estão trabalhando para atender às necessidades da comunidade, expandindo instalações e buscando soluções criativas para garantir acesso equitativo à educação. Uma nova escola de educação infantil está no horizonte para atender o publico das regiões centrais de Ibirubá. "Hoje, nós temos um berçário muito grande aqui em Ibirubá, e muitas vezes temos vaga de berçário disponível, mas em locais que podem não ser convenientes para os pais. Estamos realocando uma creche para um local maior, mais amplo e mais adaptado, onde serão criadas mais 20 vagas de berçário." destacou
Ela também afirmou " Estamos aguardando a resposta para saber se podemos fazer um novo processo seletivo para contratar mais funcionários. O processo seletivo que tínhamos era específico para substituir funcionários em licença médica, como tratamentos oncológicos e gestantes. Esse ano não temos previsto um novo concurso, a não ser que o juiz e a promotora liberem, pois já chamamos todas as pessoas da lista e os cargos vagos estão sendo cada vez mais difíceis de preencher." finaliza
Enquanto enfrenta esses desafios, Vanessa permanece comprometida com uma abordagem colaborativa e proativa, envolvendo-se ativamente com pais, professores e membros da comunidade para garantir que a educação em Ibirubá continue a prosperar.

Publicidade

Notícias relacionadas

Tragédia climática adia terceira edição do Pedal da Pitangueira que seria realizado em Ibirubá

No cenário esportivo, a expectativa era alta para a tão aguardada 3ª etapa do Circuito Centro Norte de Mountain Bike, o prestigiado 3º Pedal da Pitangueira.

17 de maio, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias