24 de abril, 2022 20h04m Notícias Gerais

Carreira, maternidade e projetos

Jornalista que morou em Ibirubá, Tatiana Rosler conta sobre sua carreira profissional e o trabalho como assessora da cantora Shana Müller. Juntas elas produzem o podcast “Tudo sobre Mim: a Mãe” 

Ibirubá é uma cidade berço de muitos profissionais, pessoas que viveram sua infância e adolescência na cidade e região, que se mudaram para outros lugares mas que sempre carregam o nome e o carinho pela cidade.

É o caso da jornalista Tatiana Roesler, ela atuou nos principais meios de comunicação do Estado e hoje trabalha como assessora da cantora Shana Müller. Em entrevista a Rádio Cidade e ao Jornal O Alto Jacuí, Tatiana contou sobre sua trajetória profissional e sobre o podcast Tudo sobre Mim: a Mãe.

Nascida em Porto Alegre, com um ano de idade veio morar em Ibirubá com os pais. Lembra com carinho da época da infância quando morou na Dumoncel Filho, estudou no Sinodal, no Premem, frequentou a igreja luterana, participou de apresentações culturais, festas e carnaval.

Em 1992 a família mudou novamente para Porto Alegre, época que Tatiana ingressou na faculdade de Biblioteconomia e Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “Em Ibirubá vivi momentos importantíssimos para a minha formação, é importante falar porque traz toda a memória como um recurso. Para que tivesse mais oportunidades era necessário mudar, mas toda a história começa em Ibirubá”, observa. 

O contato de Tatiana com Shana Müller nasceu em Ibirubá, quando seus pais eram amigos de infância, adolescência e foram parceiros até o final da vida. O caminho das duas se cruzou pela primeira vez no Canal Rural e na RBS, quando Tatiana trabalhava como apresentadora e Schana como locutora de rádio.

Durante 20 anos Tatiana trabalhou em veículos de comunicação, devido a maternidade optou por trabalhar com assessoria. “Em 2014 a Schana lançava a sua loja, Loja Schana Müller, ela que trouxe esse novo formato de vestir para o meio artístico gaúcho, foi pioneira no uso de camisas  e saias. O lançamento da loja foi na Expointer  e aí iniciamos nossa parceria, desde então ela é minha assessora, trabalho no lançamento de show, eps”, conta. 

“Tudo sobre Mim: a Mãe” 

Em uma certa noite, como relembra Tatiana, Schana lhe enviou uma mensagem, falando sobre um projeto que se chama Tudo sobre Mim: a Mãe e que gostaria que ela fosse sua parceira. Em um primeiro momento o Tudo sobre Mim: a Mãe está em formato de Podcast, mas será expandido para outros formatos de conteúdo.

“Esse projeto se diferencia de tudo que já existe sobre maternidade porque queremos falar sobre a mulher que nasceu após a maternidade. Criamos um ambiente de acolhimento para os sentimentos das mulheres por trás dos filhos”, explica Tatiana. 

Publicidade

O projeto nasce da ideia de que por traz dos filhos existe uma mulher, uma profissional, que muitas vezes perde seu espaço. Para debater sobre as diversas óticas da maternidade, o podcast fala com mulheres como a cantora Luiza Possi, a atriz e gaúcha Sheron Menezes, a cantora Vanessa da dupla Claus e Vanessa, a atriz Fernanda Rodrigues.

“Todas as mulheres falam que após a maternidade passaram a ser uma mulher menos julgadora, menos empática. Do dia para a noite você acorda responsável por um ser humano, mas não tem como abafar quem você era antes, o que gostava, chega  um momento que você precisa se reconectar”, conta. 

Tatiana é mãe de dois filhos, Theo e Martina. Shana é mãe de três filhos que ainda estão na infância, cada uma está em uma fase, com diferentes desafios o que aprimora ainda mais todo o trabalho.

O objetivo do podcast é que impacte mães, pais e expanda todos os anseios e realizações que a maternidade traz. Em relação ao papel do pai na criança dos filhos, Tatiana afirma que as decisões e atitudes devem ser tomadas conforme é possível e que cada um possui a sua responsabilidade.

“Acho que a palavra ajuda deve ser riscada do dicionário quando se fala em relação paternal, é o seu filho, sua responsabilidade. Da mesma forma que a mãe tem, o pai também precisa ter seu papel”, analisa. Tatiana observa também que se cria uma cultura, muitas vezes pelas próprias mães, de que são elas que sabem e conseguem fazer tudo, quando na verdade os pais também são capazes, mesmo que façam de uma forma diferente.

“A mulher tem que dar espaço, isso levanta a questão de como a mulher conduz a maternidade, a mãe tem que liberar. A construção familiar é materna e paterna”, finaliza.

O podcast pode ser ouvido nas principais plataformas de som. Tatiana também atua na assessoria do grupo Cereais Naturale e recentemente trabalhou na construção da marca AMZ Grãos, que assumiu o silo da cesa no município.

Publicidade

Notícias relacionadas

Mauricio Rebellato encerra ciclo de 10 anos no Grupo RBS e parte para novos projetos

Jornalista ibirubense reflete sobre sua trajetória na emissora e busca novos desafios profissionais.

01 de outubro, 2024

Grupo Geatel revoluciona segurança e automação com tecnologia e soluções de ponta

Com uma equipe de cerca de 100 colaboradores altamente qualificados, o Grupo Geatel destaca-se pela estrutura de atendimento técnico e rápido

18 de novembro, 2024

Conselho Tutelar e Brigada Militar de Ibirubá lançam Operação Brinquedo de Natal 2024

Intenção é alegrar mais de mil crianças em situação de vulnerabilidade

18 de novembro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias