01 de abril, 2024 10h04m Esportes por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Encontro de Carros Antigos do Volksgrupo movimenta Ibirubá com relíquias automobilísticas

Reunindo entusiastas, colecionadores e curiosos, o evento trouxe turistas de várias cidades da região para a Terra da Pitangueira

No domingo (24), o campo do Bangú em Ibirubá se transformou em um verdadeiro museu sobre rodas com a realização do Encontro de Carros Antigos do Volksgrupo. Mais de 150 carros, verdadeiras relíquias automobilísticas, foram expostos, atraindo não apenas apaixonados por carros, mas também famílias inteiras em busca de nostalgia e diversão.,

Um dos clássicos do evento foi o GM Opala 6 cilindros, propriedade de Edir Dellay, que realizou um sonho de infância ao restaurar esse o exemplar da década de 70. Dellay, apaixonado por Opalas desde a infância, comprou o Opala 75 e realizou uma restauração completa, transformando sua cor para verde metálico e garantindo um desempenho impressionante com a substituição da carburação por uma dupla Weber. "Realizar o sonho de infância de restaurar esse Opala foi uma experiência indescritível. Desde pequeno sou apaixonado por Opalas, então ter a oportunidade de transformar esse carro em uma verdadeira obra de arte foi incrível. A substituição da carburação por uma dupla Weber ficou excelente, funciona muito bem", compartilhou Dellay.
Outra atração que chamou a atenção dos visitantes foi o Ford Galaxie 500 de 1967, pertencente ao ibirubense Carlos Augusto Artmann, considerado uma raridade no Brasil. O proprietário compartilhou a história desse icônico modelo, destacando seu status como o primeiro V8 fabricado no país. Com um motor modificado para aumentar a potência e um câmbio de três marchas na coluna, o Galaxie proporciona uma experiência única de dirigibilidade, preservando sua essência clássica. "Nosso Galaxie é uma verdadeira preciosidade para nós. Ele representa não apenas um carro, mas uma parte importante da história automobilística do Brasil. Modificar o motor para aumentar a potência e preservar sua essência clássica foi um desafio gratificante. Ver o interesse das pessoas por essa raridade nos enche de orgulho", compartilhou Guto Artmann.
Além desses destaques, o evento contou com a presença de diversas outras relíquias automobilísticas, como o Maverick GT 302 V8 ano 1976, com mais de 270 cvs na roda e um interior impecável. O veículo faz parte da família de Mateus Stefanello há cerca de um ano. Com constantes melhorias mecânicas e lataria em perfeito estado, o carro é uma jóia para os amantes de carros antigos. "Esse Maverick foi comprado em Caxias do Sul e estou fazendo melhorias constantes nele, inclusive a instalação de ar-condicionado", compartilhou Mateus.
O prefeito Abel Grave, que também marcou presença no encontro, destacou a importância de programações como essa em espaços públicos no município.
"Eventos como esse são essenciais para preservar a história automobilística e promover a união entre as famílias. A nostalgia e o amor pelos carros antigos são aspectos importantes da nossa cultura, e é maravilhoso ver tantas pessoas reunidas para celebrar esse patrimônio. Agradeço a todos os participantes por tornarem este encontro um verdadeiro sucesso", compartilhou o prefeito Abel Grave. Além de carros, o evento trouxe caminhões, caminhonetes, motos. motonetas e até bicicletas antigas. O participante mais antigo foi um Chevrolet 1926 de propriedade de João Carlos Becker, de Ibirubá. O carro foi restaurado nos mínimos detalhes, está em perfeito funcionamento e conserva quase 100 anos de história automobilística. Segundo Becker, o projeto exigiu paciência e investimento alto para se tornar realidade. ''O Schimia fez a parte elétrica, o professor pardal Joaquim fez o motor 4 cilindros roncar, e depois enviamos para a restauração em Bento Gonçalves'', revelou. 
Mais de 280 almoços foram servidos no ginásio do Clube Atlético Bangú, que acolheu crianças com pipoca, brinquedos infláveis e muito espaço para interatividade. Um evento que deixou ótima impressão e gosto de quero mais. 
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Prefeitura de Ibirubá convoca audiência pública para debater implantação do Sistema Binário de Mobilidade Urbana

Prefeitura está disponível para esclarecer dúvidas e receber sugestões da comunidade sobre a proposta de implantação do Sistema

08 de abril, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias