19 de Setembro, 2025 09h09mEmpreendedorismo por Jardel Schemmer- Repórter Rádio Cidade 104.9

Um sonho adolescente se transformou em referência regional na área automotiva

FG Mecânica cresce, investe em tecnologia e se consolida como referência em Ibirubá

Casal Fernando e Graciela lidera crescimento da empresa com foco em inovação, qualificação e atendimento de excelência

Aos 15 anos, Fernando Gengnagel já vislumbrava o próprio negócio. Começou vendendo picolé e, mais tarde, ingressou na Amisa Ford, onde trabalhou por 10 anos. Hoje, ao lado da esposa Graciela Lorenzoni, lidera a FG Mecânica, uma das oficinas mais modernas de Ibirubá, localizada na Rua Mauá, no Bairro Odila. O espaço foi ampliado e conta com estrutura de quase 700m², oito elevadores, atendimento especializado em veículos a diesel, câmbios automáticos, manutenção preventiva e corretiva — e, em breve, revisão de carros elétricos.

“Comecei sozinho, mas com muita fé, dedicação e honestidade”, conta Fernando, que considera os anos na Ford sua verdadeira faculdade. A estrutura inicial era um espaço alugado de 50m² na Rua Porto Alegre, onde dividia a oficina com o irmão Francisco, especialista em chapeamento. A mudança para o endereço atual aconteceu após a compra de um terreno próprio e construção gradual da oficina, que cresceu conforme o número de clientes e a demanda por serviços mais complexos.

Graciela, que ingressou no negócio há cinco anos, assumiu a parte administrativa e impulsionou a modernização da empresa. “Implementamos sistemas, trouxemos novas tecnologias e começamos a estruturar melhor o atendimento. Cada investimento tem retorno”, afirma ela. Hoje, a FG Mecânica conta com uma equipe formada por três mecânicos, um auxiliar geral, além de Graciela e Ana no setor administrativo, sob a coordenação técnica de Fernando.

Publicidade

O trabalho com câmbio automático se tornou uma especialidade. Fernando relata que a curiosidade e a falta de profissionais especializados na região o motivaram a buscar cursos. “Hoje temos muitos clientes que vêm até nós para evitar grandes problemas. Trabalhamos com manutenção preventiva e oferecemos orientações para aumentar a vida útil dos veículos.”

Com foco em qualidade e ambiente acolhedor, a oficina recebeu melhorias também na área de recepção e na criação de um setor separado para reformas de motor e câmbio, com mais silêncio e concentração. “Sempre sonhei com um espaço assim”, diz Fernando. A preocupação com o cliente se reflete até no detalhe do piso impecável da oficina, que lembra os boxes da Fórmula 1.

Entre os próximos passos está a aquisição de um galpão em frente ao prédio atual, melhorando a fachada da empresa. “Sempre visualizamos o crescimento. Investir em estrutura, pessoas e conhecimento é nosso compromisso”, reforça Fernando.
Com forte presença nas redes sociais, onde compartilham conteúdos informativos e vídeos sobre manutenção veicular, o casal também promove capacitações. No próximo fim de semana, a oficina sediará um curso técnico com uso de osciloscópio — equipamento de alta precisão usado para diagnóstico eletrônico automotivo. O curso terá a participação de 15 mecânicos da região.
Atendendo de 30 a 40 veículos por mês, entre clientes antigos e novos, a FG Mecânica se consolida como solução local em serviços que antes obrigavam clientes a buscar centros maiores. “Hoje atendemos frotas, carros premium, e nos preparamos para os elétricos. Queremos que a comunidade venha conhecer nosso espaço. Se não for para arrumar o carro, que seja para um café ou um chimarrão”, convida Graciela.
No encerramento da entrevista, Fernando relembra o menino que vendia picolé com o olhar fixo na Ford. “Um dia eu disse que ia trabalhar lá, e depois disse que teria minha oficina. Hoje posso dizer: estou vivendo uma realização. E tudo isso só foi possível com muita transparência e a confiança dos nossos clientes.”

Publicidade

Notícias relacionadas

Espaço Fênix: o renascer de um sonho que começou na pandemia

Um lugar cheio de simplicidade e que simboliza a força de quem acreditou em si mesma

31 de Outubro, 2025

Tecnologia e resistência no campo: Produtora aposta em robô de ordenha para se manter na atividade

Com investimento de mais de R$ 800 mil, produtora modernizou sua propriedade leiteira em Selbach

01 de Dezembro, 2025

Um Natal que atravessa gerações no Galpão da Alegria em Fazenda Itaíba

Tradição mantida pela família há mais de 50 anos, Helmo Klahn mantém vivo o espírito natalino na família e comunidade

08 de Dezembro, 2025