A Fazenda Três Mártires, localizada no município de Tapera-RS, iniciou suas atividades em 2022 cultivando tomates em ambiente protegido. A propriedade de Vinicius Barros e Tiago Borgmann evoluiu em seus processos e hoje realiza a produção ecológica de diversas outras hortaliças como alface, couve, manjericão, salsa, coentro, mandioca e abóboras. A variedade na produção busca valorizar a diversidade vegetal no sistema de produção e ofertar produtos diferenciados ao consumidor.
A fazenda chamou a atenção do Núcleo de Agroecologia do IFRS Campus Ibirubá, que realizou uma visita no dia 27 de novembro. A ideia principal foi conhecer as tecnologias adotadas na produção ecológica de hortaliças. Na oportunidade, os proprietários contaram sobre a rotina de trabalho, e apresentaram a atual infraestrutura de produção.
A propriedade atualmente está em processo de certificação participativa para obtenção do selo orgânico para os produtos produzidos, uma parceria com a Rede Ecovida. Eles ainda contam com um ponto de venda de produtos orgânicos, ecológicos e oriundos da agricultura familiar, além de um trabalho inicial de implantação de um sistema de agrofloresta. O professor Eduardo Montezano, um dos responsáveis pelo Núcleo de Agroecologia, destacou que essa atividade fez parte das ações para valorizar locais com produção agroecológica e debater sobre esses processos com servidores e alunos integrantes do núcleo.