26 de janeiro, 2024 10h01m Destaque Comercial por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Cirurgião dentista Luiz Carlos Lemos celebra 50 anos de carreira

Formado em 1974, natural de Santa Maria, ele acabou escolhendo Ibirubá ao invés da oportunidade de fazer uma especialização no Rio de Janeiro

Dr Lemos
Dr Lemos

Dr. Luiz Carlos Lemos, cirurgião dentista de Ibirubá, completa cinco décadas de atuação profissional, relembrando sua trajetória e contribuições para a saúde bucal. Celebrar o jubileu de ouro em uma única profissão e estar ainda na ativa sendo referenciado e buscado todos os dias para o atendimento de pacientes odontológicos não é algo fácil, depende do quanto você é apaixonado pelo que faz, e no caso do Dr. Luiz Carlos Lemos essa paixão pode ser vista em seus olhos e na sua dedicação. 

Formado em 1974, natural de Santa Maria, ele acabou escolhendo Ibirubá ao invés da oportunidade de fazer uma especialização no Rio de Janeiro. Ele desembarcou em Ibirubá e desde que abriu o seu consultório, não fechou mais e durante meio século de atuação na profissão reuniu clientes, amigos e muitas histórias para contar. Ele destacou que faz a faculdade de odontologia sugerida por seu irmão que era médico. Segundo Lemos, a ideia era se especializar em ortodontia, mas ele acabou optando pela cirurgia. Como um de seus irmãos era casado com uma ibirubense, ele teve a oportunidade de trabalhar em Ibirubá. Recém formado em odontologia e querendo ganhar o seu próprio dinheiro, com seus 22 anos ele então deixa de lado a especialização em ortodontia e vem morar em Ibirubá. 
Aqui ele fica durante três meses morando no antigo Hotel Central e foi quando abriu seu primeiro consultório, localizado na esquina da General Osório com a Tiradentes, foi modificado para atender à demanda. “ Meu primeiro dinheiro eu comprei um rádio e um ventilador pois morava em um quarto muito apertado e esse era um item básico”, brinca.
Os atendimentos eram de um odontólogo realizando apenas pequenos procedimentos. Mas um dia um acidente de carro trouxe um paciente que mudou completamente sua vida e definiu a como seria a sua especialização na área da odontologia. O menino que havia fraturado toda a face no acidente precisava de uma cirurgia mais detalhada no rosto e então ao realizar a cirurgia despertou o interesse de fazer mestrado em Cirurgia em Odonto. Ele iniciou o mestrado em agosto daquele mesmo ano fez o mestrado, trabalhou em diversos hospitais públicos em Porto Alegre até voltar para Ibirubá onde atende até hoje
Nestes 50 anos de atuação, ele revela que tem as fichas de cada um dos pacientes que passaram pelo seu consultório que fica em frente aos estúdios da  Rádio Cidade e Redação Integrada do Jornal O Alto Jacuí , no terceiro andar do prédio na Rua Mauá. Durante os seus 50 anos de profissão um dos grande orgulhos foi ser responsável por mais de 40 cirurgias de fissura lábio-palatal (fenda labial) na década de 80, possibilitando para as crianças recuperar a auto estima e confiança para se relacionar com os amigos. 
O profissional, já com visão em cirurgia, mergulhou na área. Em 1977, realizou suas primeiras cirurgias e foi aí que se especializou para cirurgias buco-maxilo-faciais.
Contudo, a narrativa ganha uma dimensão extraordinária quando Dr. Lemos, movido pela necessidade e compaixão, decide atuar na correção de lábio leporino e fissura labiopalatina. Sem recursos, mas com determinação, ele começou a realizar procedimentos cirúrgicos em crianças carentes da região, muitas vezes sem cobrar pelos seus serviços.
A falta de pré-natal na época levava a casos desconhecidos até o nascimento, tornando essas intervenções ainda mais essenciais para a qualidade de vida desses jovens. A história do Dr. Lemos se tornou um farol de esperança para famílias que não tinham condições de buscar tratamento em centros especializados.
Com o passar dos anos, centros especializados foram surgindo, mas o Dr. Lemos continuou seu trabalho em Ibirubá, promovendo transformações significativas na vida de seus pacientes. Suas habilidades cirúrgicas, aliadas ao seu coração generoso, construíram um legado de amor e compaixão na cidade.
À medida que sua carreira avançava, o Dr. Lemos percebeu a necessidade de expansão e modernização. Mudou-se para um novo consultório, adaptou-se a avanços tecnológicos e coleciona milhares de fichas de atendimento de todos os pacientes que reuniu durante os anos de profissão.

Publicidade

Notícias relacionadas

Mauá Veículos celebra o 13º Passeio Ciclístico do Dia da Criança com distribuição de bicicletas

Evento reuniu centenas de crianças em Ibirubá e marca a tradição de solidariedade e incentivo ao esporte.

21 de outubro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias