03 de novembro, 2023 14h11m Cotribá por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Cotribá participa de encontro de cooperativas em encontro do hub de inovação do agro na CCGL

Na última sexta-feira, 27 de outubro, a Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) teve a honra de sediar o encontro inaugural da Caravana Celeiro/Riagro.

10 startups apresentaram soluções inovadoras para cooperativas do sistema OCERGS por meio de ferramentas digitais
10 startups apresentaram soluções inovadoras para cooperativas do sistema OCERGS por meio de ferramentas digitais

Na última sexta-feira, 27 de outubro, a Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) teve a honra de sediar o encontro inaugural da Caravana Celeiro/Riagro, um evento de destaque promovido pela Celeiro Agrohub em parceria com a Rede de Inovação do Agronegócio do RS (RIAGRO). O evento teve como principal objetivo apresentar soluções tecnológicas inovadoras desenvolvidas por dez startups, com foco na possibilidade de incorporação dessas tecnologias pelas cooperativas associadas à Smartcoop - FecoAgro/RS. O destaque da ocasião foi a apresentação de pitches por parte das startups e a realização de uma produtiva rodada de negócios.
A reunião contou com a presença de representantes da Cotribá, que acompanharam de perto as apresentações das startups, avaliando as possibilidades de incorporação dessas tecnologias de acordo com as necessidades da cooperativa.
O presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), o senhor Darci Hartmann, enfatizou a importância da tecnologia no contexto do agronegócio. Ele ressaltou a necessidade de investimentos em iniciativas e soluções que otimizem os processos no setor agrícola e, consequentemente, impulsionem a lucratividade na produção. Guillermo Dawson Jr., diretor superintendente da CCGL, teve a oportunidade de apresentar a plataforma Smartcoop aos participantes do evento. Ele contextualizou a origem da plataforma, que foi concebida sob a liderança da Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS (FecoAgro/RS) e foi desenvolvida como parte de sua tese de doutorado. A plataforma oferece acesso a tecnologias de agricultura 4.0, incluindo a utilização de imagens de satélite, previsões meteorológicas e práticas de manejo, permitindo identificar os melhores momentos para realizar aplicações fitossanitárias e monitorar a produtividade das lavouras.
A Celeiro Agrohub, que atua como um hub em busca de soluções para os desafios comuns do agronegócio, promovendo a integração entre produtores, empresas, cooperativas, startups, pesquisadores e investidores, mediou o encontro. O evento foi coordenado pelo professor Luís Humberto Villwock, Head do Celeiro Tecnopuc e também coordenador da RIAGRO.
Durante a manhã, as dez startups tiveram a oportunidade de apresentar suas metodologias de trabalho e os resultados entregues aos produtores, empresas e cooperativas por meio de soluções digitais.
A primeira apresentação ficou por conta da Elysios, uma plataforma que permite o gerenciamento integrado da cadeia de fornecimento, incluindo registros de campo, assistência técnica, estimativas de safra e agendamentos de entrega. A startup DigFarmz seguiu, apresentando sua plataforma digital, que combina dados de pesquisa, informações climáticas, genética de cultivares e outros parâmetros para fornecer recomendações inteligentes que auxiliam produtores, agrônomos e consultores no manejo fitossanitário das doenças da soja. A terceira iniciativa apresentada foi a Performance Vegetal, um software de nutrição de plantas que integra dados de análise de solo, folha, clima, irrigação e manejo por meio de inteligência artificial, resultando em informações mais precisas para a lavoura. Outra startup destacada foi a Potassium, que fornece fertilizantes de alta qualidade à base de potássio para agricultores em todo o mundo.
A startup Grazing também chamou a atenção com seu software e aplicativo offline integrado para o manejo eficiente das pastagens, que utiliza dados de pesquisa, imagens de satélite e informações meteorológicas. Em seguida, a startup Raks apresentou uma plataforma que simplifica a visão da rotina de campo, tanto no computador quanto no celular.
Depois, foi a vez da apresentação da Nutrindo Soluções, um sistema de dados que compila os principais requisitos legais e identifica o status de conformidade do produtor, proporcionando soluções ágeis e assertivas. Outra startup, a Ventiur, oferece aceleração de startups e suporte para estruturar o negócio, reunindo founders, investidores, mentores e fundos para impulsionar o crescimento. A Volters foi apresentada com a proposta de eliminar atritos e burocracias relacionadas ao fornecimento de energia limpa, com transparência e agilidade. A reunião culminou com uma produtiva rodada de negócios, demonstrando o potencial das parcerias entre as cooperativas e as inovadoras startups do setor agrícola, promovendo um ambiente de cooperação e progresso no agronegócio gaúcho.

Publicidade

Notícias relacionadas

Escritora Claudia Willrich Klein marca presença na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre

Claudia, natural de Porto Alegre e atualmente dividida entre Ibirubá e Cruz Alta

11 de novembro, 2024

Consultor Agro Márcio Ücker completa especialização em gestão de negócios em Portugal

Após participar de curso internacional, empresário destaca a experiência rural e as trocas culturais vivenciadas na Europa

11 de novembro, 2024

Onze idosos tem história de vida homenageada em sessão na Câmara Municipal

Em reconhecimento a vidas dedicadas à comunidade, Poder Legislativo enalteceu trajetórias inspiradoras.

04 de novembro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias