21 de junho, 2024 10h06m A Academia Ibirubense de Letras (AIL) por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Academia Ibirubense de Letras (AIL) recebe nove novos imortais

Esses indivíduos foram selecionados por suas contribuições significativas à literatura, educação, cultura e outras áreas do conhecimento.

A Academia Ibirubense de Letras (AIL), uma instituição dedicada à promoção da literatura e da cultura na cidade de Ibirubá, no estado do Rio Grande do Sul, recentemente anunciou a inclusão de mais nove novos membros, conhecidos como "imortais". Esses indivíduos foram selecionados por suas contribuições significativas à literatura, educação, cultura e outras áreas do conhecimento. A adesão desses novos membros à AIL é um evento importante, pois reforça o compromisso.

A noite do dia 15/06 ficou, mais uma vez, marcada na história da Academia Ibirubense de Letras – AIL e na comunidade ibirubense. A solenidade aconteceu junto à Câmara de Vereadores de Ibirubá, realizando a diplomação e posse de nove novos membros junto à instituição.
Na cerimônia, foram empossados quatro membros efetivos, ocupando as cadeiras de números 15 a 18, na ordem: Roberto Silva de Oliveira, Viviane Kanitz Gentil, André Rodrigues da Silva e Regina Corazza Tiemann Scheffer. Outros cinco membros foram empossados como correspondentes: Luiz Fernando Kopper da Silva Calgaro, que também integra o rol dos fundadores da Academia, Jorge Luís Martins, Thágor Aruanã Balin Dorsdt, Angelita Hentges e Márcia Regina Mendes Delazeri. 
A escolha dos acadêmicos se deu por abertura de edital para a inscrição e/ou indicação de novos membros (efetivos e correspondentes). O processo seguiu o trâmite estabelecido pelo estatuto da entidade, passando por análises de currículos e entrevistas, após a aprovação final por seus membros em Assembleia.
Além da sublimidade do evento, o público foi recepcionado com um recital pela pianista Sabrina Prass, de Quinze de Novembro; e os hinos pátrios, brasileiro e rio-grandense, foram belamente interpretados com voz e piano por Sibeli Trentini.
Em sua fala de boas-vindas, a acadêmica Cláudia Willrich Klein, presidente da comissão responsável pela seleção dos novos acadêmicos efetivos da AIL em 2024, recebeu a todos com alegria e grande expectativa. “A chegada de todos vocês nos engrandece como instituição e nos traz novas responsabilidades e deveres. Hoje, somos 18 acadêmicos efetivos e cinco acadêmicos correspondentes, unidos pelo mesmo propósito de promover a cultura e a literatura”.
Em seu pronunciamento, o presidente da Academia, Jorge Gonçalves Ferreira, destacou a alegria do momento para a instituição. “A vinda dos novos membros, além de ser um momento de alegria para a instituição, também impulsiona as ações que a mesma se propõe a realizar, enriquecendo os trabalhos com a pessoalidade de cada um. E, através dos membros correspondentes, expandem os nossos horizontes. Tanto a Academia quanto o município ganham sua representatividade nos municípios de Porto Alegre, São Sepé e Goiânia/GO”.
Saiba mais sobre a AIL
Fundada em 26/07/2022 por 14 membros efetivos, composto por escritores nascidos, residentes, domiciliados ou, de alguma forma, vinculados ao município de Ibirubá, engajados na produção literária e no desenvolvimento de atividades culturais e literárias, comprometidos com suas finalidades estatutárias e regimentais, classificados em Acadêmicos Efetivos, Honorários e Correspondentes.
Academia tem como finalidade incentivar a cultura em geral, por meio da participação de encontros, feiras do livro, seminários e palestras, envolvendo seus acadêmicos e demais convidados, além de buscar soluções de problemas e questões de interesse cultural e literário, estimulando o intercâmbio da Academia junto à entidades e comunidade em geral. 
Nestes quase dois anos de fundação da AIL, a Academia participou ativamente da realização da 3ª Felibi no ano passado, lançando o livro ‘Coletânea I’, de autoria de seus membros, reunindo ensaios, crônicos e contos. Vem ampliando suas ações direcionadas à participação e organização de eventos, incentivando a cultura literária e escrita junto à comunidade ibirubense.

INFORMAÇÕES:  Patricia da Silva de Farias / Magda Pimentel  

Publicidade

Notícias relacionadas

Educação de Ibirubá alcança novos patamares com destaque em avaliações nacionais

No dia 14 de agosto de 2024, os resultados do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foram divulgados, evidenciando o excelente d

09 de setembro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias