21 de junho, 2024 10h06m A Academia Ibirubense de Letras (AIL) por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Academia Ibirubense de Letras (AIL) recebe nove novos imortais

Esses indivíduos foram selecionados por suas contribuições significativas à literatura, educação, cultura e outras áreas do conhecimento.

A Academia Ibirubense de Letras (AIL), uma instituição dedicada à promoção da literatura e da cultura na cidade de Ibirubá, no estado do Rio Grande do Sul, recentemente anunciou a inclusão de mais nove novos membros, conhecidos como "imortais". Esses indivíduos foram selecionados por suas contribuições significativas à literatura, educação, cultura e outras áreas do conhecimento. A adesão desses novos membros à AIL é um evento importante, pois reforça o compromisso.

A noite do dia 15/06 ficou, mais uma vez, marcada na história da Academia Ibirubense de Letras – AIL e na comunidade ibirubense. A solenidade aconteceu junto à Câmara de Vereadores de Ibirubá, realizando a diplomação e posse de nove novos membros junto à instituição.
Na cerimônia, foram empossados quatro membros efetivos, ocupando as cadeiras de números 15 a 18, na ordem: Roberto Silva de Oliveira, Viviane Kanitz Gentil, André Rodrigues da Silva e Regina Corazza Tiemann Scheffer. Outros cinco membros foram empossados como correspondentes: Luiz Fernando Kopper da Silva Calgaro, que também integra o rol dos fundadores da Academia, Jorge Luís Martins, Thágor Aruanã Balin Dorsdt, Angelita Hentges e Márcia Regina Mendes Delazeri. 
A escolha dos acadêmicos se deu por abertura de edital para a inscrição e/ou indicação de novos membros (efetivos e correspondentes). O processo seguiu o trâmite estabelecido pelo estatuto da entidade, passando por análises de currículos e entrevistas, após a aprovação final por seus membros em Assembleia.
Além da sublimidade do evento, o público foi recepcionado com um recital pela pianista Sabrina Prass, de Quinze de Novembro; e os hinos pátrios, brasileiro e rio-grandense, foram belamente interpretados com voz e piano por Sibeli Trentini.
Em sua fala de boas-vindas, a acadêmica Cláudia Willrich Klein, presidente da comissão responsável pela seleção dos novos acadêmicos efetivos da AIL em 2024, recebeu a todos com alegria e grande expectativa. “A chegada de todos vocês nos engrandece como instituição e nos traz novas responsabilidades e deveres. Hoje, somos 18 acadêmicos efetivos e cinco acadêmicos correspondentes, unidos pelo mesmo propósito de promover a cultura e a literatura”.
Em seu pronunciamento, o presidente da Academia, Jorge Gonçalves Ferreira, destacou a alegria do momento para a instituição. “A vinda dos novos membros, além de ser um momento de alegria para a instituição, também impulsiona as ações que a mesma se propõe a realizar, enriquecendo os trabalhos com a pessoalidade de cada um. E, através dos membros correspondentes, expandem os nossos horizontes. Tanto a Academia quanto o município ganham sua representatividade nos municípios de Porto Alegre, São Sepé e Goiânia/GO”.
Saiba mais sobre a AIL
Fundada em 26/07/2022 por 14 membros efetivos, composto por escritores nascidos, residentes, domiciliados ou, de alguma forma, vinculados ao município de Ibirubá, engajados na produção literária e no desenvolvimento de atividades culturais e literárias, comprometidos com suas finalidades estatutárias e regimentais, classificados em Acadêmicos Efetivos, Honorários e Correspondentes.
Academia tem como finalidade incentivar a cultura em geral, por meio da participação de encontros, feiras do livro, seminários e palestras, envolvendo seus acadêmicos e demais convidados, além de buscar soluções de problemas e questões de interesse cultural e literário, estimulando o intercâmbio da Academia junto à entidades e comunidade em geral. 
Nestes quase dois anos de fundação da AIL, a Academia participou ativamente da realização da 3ª Felibi no ano passado, lançando o livro ‘Coletânea I’, de autoria de seus membros, reunindo ensaios, crônicos e contos. Vem ampliando suas ações direcionadas à participação e organização de eventos, incentivando a cultura literária e escrita junto à comunidade ibirubense.

INFORMAÇÕES:  Patricia da Silva de Farias / Magda Pimentel  

Publicidade

Notícias relacionadas

Lar do Idoso Aconchego recebe homenagem pelos 20 anos de dedicação

Homenagem emocionante reconhece história e trabalho incansável

17 de maio, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias