10 de Julho, 2026 09h07mTRADICIONALISMO por ANDREI GRAVE

Rancho dos Tropeiros conquista vaga na final estadual do Enart

Mais que uma conquista, a classificação representa o amor dessa nova geração pelo tradicionalismo

O tradicionalismo de Ibirubá volta a ocupar lugar de destaque no cenário gaúcho. As invernadas Mirim e Juvenil do CTG Rancho dos Tropeiros conquistaram classificação para a grande final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) Mirim e Juvenil, considerada a principal competição artística das categorias de base do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A etapa decisiva será realizada no dia 25 de julho, em Erechim.
A classificação representa o reconhecimento de um trabalho desenvolvido ao longo de meses de preparação, reunindo ensaios intensos, dedicação de instrutores, apoio das famílias e comprometimento da patronagem da entidade. Mais do que um resultado competitivo, a conquista reafirma o papel do CTG na formação de novas gerações de tradicionalistas.
A repercussão da classificação mobilizou integrantes e apoiadores do Rancho dos Tropeiros. A coordenadora Vivian Nunes recebeu diversas manifestações de reconhecimento pelo trabalho realizado com as invernadas. “O trabalho de vocês é fantástico e vem sendo reconhecido”, destacou uma incentivadora do CTG. Outro ibirubense ressaltou a importância das categorias de base para a preservação da cultura gaúcha. “O trabalho das invernadas é de fundamental importância para a transmissão da cultura do Estado”, afirmou.
Nas redes de apoio ao tradicionalismo, diversas mensagens definiram a classificação como a recompensa pelo empenho coletivo. “Essa é a coroação do esforço de cada prenda e de cada peão sob o comando desse professor maravilhoso e de toda a patronagem do Rancho. É orgulho que se diz. Parabéns, tradicionalistas”, escreveu uma apoiadora.
Já Romeu Facco, que acompanha de perto o trabalho desenvolvido no Rancho dos Tropeiros lembrou a dimensão da competição e o nível de exigência enfrentado pelos jovens dançarinos. Segundo ele, quem acompanha de perto o tradicionalismo sabe o tamanho do desafio. “No último Festmirim havia mais de 150 invernadas mirins se apresentando. É a Copa do Mundo desses peões e prendinhas”, observou, destacando a intensa rotina de ensaios e apresentações que antecede uma classificação desse porte.

Publicidade

Notícias relacionadas

Vivian Nunes é reconduzida à patronagem do CTG Rancho dos Tropeiros para a quarta gestão

Em uma cerimônia realizada no sábado, 9 de maio, o CTG Rancho dos Tropeiros, de Ibirubá, oficializou a recondução de Vivian Nunes ao cargo de patroa da entidade.

15 de Maio, 2026

Primeira cavalgada do Galpão da Alegria reforçou tradição campeira na região do Alto Jacuí

Evento em Itaíba, na divisa entre Ibirubá e Santa Bárbara do Sul, reuniu cavalarianos, trovadores e famílias em dois dias de integração

04 de Maio, 2026