07 de Julho, 2025 09h07mSelbach por RÁDIO PRINCESA 104,9 SELBACH

Secretário de Obras de Selbach detalha ações do primeiro semestre e adianta próximos investimentos

Gilson Marcelo Maldaner destaca manutenção das estradas, operação tapa-buracos, investimentos em flores e melhorias no interior

A Secretaria de Obras de Selbach tem atuado intensamente desde o início de 2025, com foco na manutenção das estradas, apoio aos produtores rurais e embelezamento da cidade para a Blumenfest. 

Mesmo com a estiagem severa que marcou o início do ano e afetou diretamente a agricultura local, a prefeitura conseguiu manter as estradas em boas condições. “Conseguimos botar três patrolas rodando no início do ano e fizemos praticamente 100% das estradas para atender à safra da soja. Os produtores não ficaram com estradas ruins, o que foi um feito importante”, destacou.
Com a chegada das chuvas em maio e junho, a atenção se voltou às propriedades leiteiras. “Levamos muitas cargas de cascalho em propriedades particulares que sofreram com o excesso de umidade. Ainda temos locais para atender, mas acreditamos que o tempo vai colaborar nos próximos dias”, disse o secretário.
A cidade também foi contemplada com a chegada de um novo caminhão, viabilizado por emenda parlamentar. O veículo está sendo utilizado tanto na cidade quanto no interior, auxiliando em tarefas como transporte de pessoal, equipamentos e combustível.
Em preparação para a Blomenfest, que acontece em setembro, a secretaria plantou mais de 20 mil flores em trevos, canteiros e pontos estratégicos de Selbach e interior. “Selbach é a cidade das flores, e queremos estar todos floridos em setembro”, comentou Maldaner. As podas de árvores também foram iniciadas. Os moradores que desejarem realizá-las em frente às suas casas devem solicitar autorização na prefeitura.
Sobre a coleta de lixo, o secretário reforçou que o recolhimento do lixo comum ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras, e o lixo reciclável às terças-feiras. No interior, a coleta é feita quinzenalmente. O lixo é transportado até o pátio de máquinas e, posteriormente, levado para destino final em Santo Antônio do Planalto.
Maldaner também falou sobre a operação tapa-buracos realizada no trecho entre Selbach e Passo do Padre, após dificuldades com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). “Não é a solução definitiva, mas é uma resposta imediata para os problemas que se agravaram com o tempo chuvoso. Também cobramos do Daer a limpeza das margens da rodovia, que estão com mato alto escondendo placas”, relatou.
Entre os projetos em andamento está a pavimentação de um trecho de cerca de 400 metros entre Floresta, São Pascoal e Bela Vista, cuja licitação está sendo encaminhada. “Nossa ideia é concluir antes da Blumenfest. A prefeitura deve realizar os remendos mais profundos para reduzir custos”, informou.
Outro investimento previsto para o segundo semestre é a aplicação de R$ 300 mil em brita para as estradas do interior. O recurso já está garantido, e os trechos contemplados foram mapeados com apoio da engenharia municipal. Serão beneficiadas as localidades de Floresta, São Pascoal, Arroio Grande e Santa Terezinha.
O secretário concluiu destacando o compromisso com a comunidade e a continuidade dos trabalhos ao longo do ano, com foco na organização da cidade e atendimento às demandas urbanas e rurais.

Publicidade

Notícias relacionadas

Prefeito Michael Kuhn faz balanço das ações de 2025 e projeta investimentos para 2026

Também foram anunciados novos investimentos em saúde e infraestrutura urbana.

19 de Dezembro, 2025

Uma história de amor, trabalho e tradição: há 62 anos a Comercial Altmayer resiste em Selbach

Pedro e Maria construiu um legado familiar que atravessa gerações e mantém vivo o espírito do comércio local

24 de Outubro, 2025

Com uma mala cheia de sonhos, Caroline Trombetta saiu do interior e encontrou seu lugar no mundo

A jovem que saiu de Sede Aurora transformou sonhos em profissão e encontrou realização longe de casa, sem perder as raízes

09 de Janeiro, 2026