22 de Abril, 2025 09h04mprefeitura de ibirubá por ASCOM PMI

Oficina mecânica municipal: gestão atual enfrenta irregularidades e inicia regularização

Nos primeiros 100 dias de governo, a Administração Municipal identificou  uma situação crítica envolvendo a oficina mecânica do município.

Nos primeiros 100 dias de governo, a Administração Municipal identificou  uma situação crítica envolvendo a oficina mecânica do município. Em 28 de março de 2025, a PATRAM-RS realizou vistoria no local, constatando graves irregularidades ambientais: licença de operação vencida desde outubro de 2024, ausência de piso impermeabilizado, canaletas de condução, caixa separadora de resíduos e recipientes identificados conforme o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
A Licença de Operação havia sido expedida em 23 de outubro de 2023, com validade de um ano. Uma de suas principais condicionantes determinava a realização de melhorias estruturais no prazo de 180 dias, sob pena de cassação da licença. Esse prazo expirou em abril de 2024, sem que as exigências tivessem sido cumpridas. 
Embora a situação já fosse de conhecimento da gestão anterior — inclusive com expedição da Notificação nº 39/2024, em junho de 2024 —, nada foi comunicado à Equipe de Transição do Governo atual, especialmente o vencimento da licença. A omissão dessas informações técnicas e administrativas resultou em um problema grave que veio à tona agora, exigindo providências imediatas da nova gestão.
Diante das irregularidades, a PATRAM determinou a suspensão imediata das atividades da oficina, e em 31 de março de 2025, o Município foi formalmente autuado pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente.
Para evitar a interrupção da manutenção da frota municipal e assegurar a continuidade dos serviços públicos, a atual gestão está providenciando a locação emergencial de um novo espaço. Paralelamente, está em curso a regularização ambiental e o planejamento de uma nova estrutura definitiva, em conformidade com as normas técnicas e legais. 
Apesar da omissão herdada, a atual administração está comprometida em resolver o problema com responsabilidade, transparência e agilidade, reafirmando o compromisso com a legalidade, a eficiência e o respeito ao meio ambiente

Publicidade

Notícias relacionadas

Ex-secretário do COMAJA faz balanço de gestão e defende alternativas para a infraestrutura regional

João Schemmer relembra avanços no consórcio e destaca nova fase profissional

12 de Setembro, 2025

Gestão em Ibirubá: secretário Everton Lagemann destaca avanços na habitação, saúde e infraestrutura

Em entrevista, ele destacou os avanços administrativos, as dificuldades enfrentadas no início do mandato e os projetos que estão sendo estruturados

22 de Agosto, 2025

Lions Clube de Ibirubá encerra gestão 2024/2025 com arrecadação recorde e legado de ações sociais

A gestão também criou o Leo Clube e o Clubinho do Leozito, expandindo o voluntariado para jovens e crianças.

01 de Agosto, 2025