
A proposta de desassoreamento do Arroio Puxiritê, em Ibirubá, deu mais um passo importante para sair do papel. Na manhã desta sexta-feira, dia 18, a prefeita Jaqueline e o vice-prefeito Tuta receberam no gabinete o secretário executivo do Plano Rio Grande, Clair Kuhn, acompanhado de lideranças do MDB, para tratar do avanço da tramitação do projeto junto ao Governo do Estado.
De acordo com as informações repassadas durante o encontro, o processo encontra-se totalmente encaminhado e, já na próxima semana, uma vistoria técnica será realizada no local pela equipe de fiscalização. A expectativa da Administração Municipal é de que o convênio para execução do serviço seja assinado no mês seguinte, o que viabilizaria o início das obras de forma imediata.
Elaborada e protocolada ainda em janeiro pela equipe técnica da Prefeitura, a proposta contempla o desassoreamento do Arroio Puxiritê no trecho entre a ponte da Rua Dinis Dias e a ERS-223. O projeto foi entregue ao Estado com toda a documentação exigida e as licenças ambientais em dia, demonstrando a seriedade e o planejamento da gestão em ações preventivas ligadas ao meio ambiente e à segurança da população.
Durante a reunião, a prefeita Jaqueline fez questão de reconhecer o apoio do secretário Clair Kuhn na articulação política e técnica do projeto. “Mais uma vez, é importante reconhecermos o esforço do Clair, que tem abraçado as demandas de Ibirubá. O desassoreamento do Rio Pulador é tão importante para a nossa comunidade ibirubense”, destacou.
A iniciativa tem como objetivo principal melhorar a vazão das águas no leito do arroio, reduzindo riscos de alagamentos, promovendo a revitalização do curso d’água e contribuindo diretamente para a preservação ambiental e para a qualidade de vida dos moradores. Com o avanço dessa pauta, a Administração reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a proteção dos recursos naturais do município.