22 de Maio, 2023 10h05mibirubá por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Sítio da Lagoa é o mais novo espaço para lazer e descanso para a comunidade regional

Empreendimento idealizado por uma família de agricultores já está recebendo visitas e se torna ótima opção para fins de semana

No tranquilo Sítio da Lagoa, localizado na Linha Quatro, as margens da VRS-824 pertinho do centro de Ibirubá, encontramos um verdadeiro paraíso para realizar desejos e construir memórias inesquecíveis.  Idealizado por uma família de agricultores, e gerenciado pela matriarca Débora Klesener Conrad, o espaço é belo em todos os sentidos. Além da exubernância que a lagoa, os ambientes naturais e um nascer do sol incrível proporcionam, o Sítio da Lagoa reencontra com elementos e estruturas que antes fizeram parte de outros espaços marcantes de Ibirubá, como a porta de entrada do chalé que era do antigo Café Central. Com um sorriso acolhedor, ela compartilha a história do sítio e sua busca por um ambiente energizante. “Compramos essa propriedade em 2017, um local com árvores nativas e riacho. Desde então, temos trabalhado para transformá-lo em um espaço aconchegante e maravilhoso”, revela Débora com entusiasmo. O Sítio da Lagoa já possuía esse nome quando foi adquirido, e eles decidiram revitalizar o lago antigo, trazendo novamente a vida aquática para o lugar. Enquanto caminhamos pela propriedade, Débora nos conta sobre a história do entorno. “Em 2017, morávamos ali e construímos o deck sobre o lago para desfrutar desse espaço natural e receber pessoas. Os chalés, como são conhecidos, foram construídos com materiais reaproveitados, como madeira de demolição, e são perfeitos para hospedagem e eventos.”


E ao entrar no chalé nos deparamos com uma porta cheia de história. Débora revela: “Essa porta era do Café Central, tem muitas histórias, muitas pessoas passaram por ela. Fizemos um trabalho minucioso de remoção das camadas de tinta, revelando as marcas do tempo e das ferramentas utilizadas. Ela faz parte da história do nosso município.” No aconchegante ambiente interno, somos recebidos pela família. Lecian Conrad  e as filhas Ruti e Dandara. E foi Ruti, que é arquiteta, que pensou no layout do espaço. Ela  destaca a combinação entre arquitetura e arte, utilizando peças reaproveitadas de outras casas. Dandara, estudante de artes visuais, nos conta como a arte visual está presente nos quadros e na decoração colorida, tornando o espaço ainda mais encantador. O sonho de transformar o sítio em um local compartilhado com a comunidade se tornou realidade. “Desejamos construir boas memórias. Queremos que as pessoas venham até aqui para conviver, participar de eventos e desfrutar do nosso café com sabores do sítio”, afirma Lecian. 


No Sítio da Lagoa cada detalhe conta uma história. Dos chalés aos objetos de decoração, tudo remete ao cuidado com o meio ambiente e ao desejo de preservar a memória das antiguidades. Esse refúgio encantador está pronto para receber aqueles que desejam construir. Neste final de semana, Sábado e Domingo das 13h30 até as 18h o  Sítio estará aberto para visitação com chimarrão no bosque, passeio pela trilha, pontes e deques, balanço gigante, lanches do sítio, playground. Os ingressos custam R$ 15 e menores de 7 anos não pagam. Sessões de fotos acontecem com agendamento.
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Nutri Vital Vôlei vive emoção da Final Regional e conquista vaga para o Estadual em Restinga Seca

Equipe de Ibirubá celebrou 10 anos de história e o apoio da comunidade em evento realizado na Ascoprel

11 de Novembro, 2025

A força da união e o poder do cooperativismo

Filho de agricultores, Lecian nasceu no interior de Ibirubá, em Santo Antônio do Umbu.

17 de Novembro, 2025

Lançamento do novo site do Dr. Jackson Jacques de Castro marca o Dia do Médico e aproxima a oftalmologia das pessoas

Com mais de 25 anos de trajetória, médico lança plataforma que une informação, acolhimento e credibilidade na área da saúde ocular

21 de Outubro, 2025