Um dos campeonatos amadores de futebol de campo mais tradicionais do estado terá poucas equipes em 2024. A informação é do DMD de Ibirubá, responsável pela organização do evento. Derli Gularte, compartilhou detalhes sobre o Municipal. As desistências do Revelação e do São José trouxeram uma nova dinâmica à competição, levando Gularte a refletir sobre os rumos do torneio.
As desistências do Revelação e do São José trouxeram uma nova dinâmica à competição, levando o DMD a refletir sobre os rumos do torneio.Durante uma entrevista, Derli Gularte expressou sua preocupação com as desistências e esclareceu que, além do São José, o Revelação também optou por não participar do campeonato em uma reunião realizada no início do mês. O encontro controu com a presença de cinco equipes, onde o Revelação já sinalizou a possibilidade de não participar, e o São José confirmou sua desistência. A decisão do Revelação foi justificada, especulativamente, por questões financeiras ou a busca por melhorias em sua estrutura. O Coordenador do DMD Ibirubense refletiu sobre o cenário atual, destacando a falta de renovação nas equipes e a necessidade de repensar as regras para o próximo campeonato. A limitação de jogadores de fora foi discutida, e ele expressou sua preferência por um limite de cinco atletas, seguindo exemplos de outros municípios.
Quanto à abertura do campeonato, agendada para 7 de janeiro de 2024, o DMD aguarda ainda a definição de outra equipe que está com dificuldades de confirmar sua participação no campeonato ibirubense.O Bangu, ainda não definiu sua situação. O prazo encerra na próxima segunda-feira (20). Se o Bangu confirmar sua participação, o torneio contará com cinco equipes, proporcionando um jogo no sábado, um no domingo e um time folgado. Caso o Bangu não participe, quatro equipes estarão em competição. O Coordenador do DMD ressaltou a importância da rápida definição das questões logísticas, como regulamento, arbitragem e gestão, e anunciou a abertura do chamamento para a contratação da empresa que fará a gestão do campeonato na próxima semana. Apesar da pouca adesão dos clubes e as dificuldades enfrentadas pelas equipes para este campeonato, a expectativa de que apesar dos desafios, a competição seja um sucesso, destacando o potencial das equipes confirmadas. Em tempos passados, o Campeonato Municipal de Futebol de Campo em Ibirubá contava com um expressivo número de equipes, reunindo cerca de 16 times, incluindo representantes do interior e da cidade. A competição, ao longo dos anos, passou por mudanças e desafios como o de agora de reconfigurar-se diante das desistências e organizar a competição de uma forma que garanta a mesma paixão e mobilização da comunidade.