17 de Fevereiro, 2025 15h02mDESTAQUE OAJ por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Troféu homenageia fundador do Jornal O Alto Jacuí nos 50 anos da publicação

Cerimônia no dia 28 de fevereiro reconhecerá personalidades que marcaram a história do jornal e da região

Por meio século, o nome de Justino Guimarães Neto foi sinônimo de notícia, engajamento e desenvolvimento em Ibirubá. Fundador do Jornal O Alto Jacuí, ele construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a informação desde os tempos de jornaleiro na infância, em Cruz Alta. Agora, seu legado se materializa em um reconhecimento especial: o Troféu Justino Guimarães Neto, que será entregue pela primeira vez no dia 28 de fevereiro, na celebração dos 50 anos do jornal.

Nascido em 1927, Justino cresceu entre páginas de jornal e ruídos de gráficas, apaixonando-se cedo pela comunicação. A mudança para Ibirubá, em 1954, foi o início de um caminho que o levaria a fundar sua própria publicação, em 1975, desbravando um jornalismo regional que unia informação e opinião.
No Alto Jacuí, Justino era mais que um editor. Escrevia, editava, cobrava autoridades e registrava os avanços da cidade. Foi porta-voz da comunidade na luta por infraestrutura, energia e educação, tornando-se referência entre lideranças locais. Mesmo quando se retirava para seu refúgio em Quinze de Novembro, onde pescava e plantava árvores, levava consigo o jornalismo no sangue, refletindo sobre as próximas edições.

Um tributo àqueles que seguem o caminho
Cinco décadas depois, a essência do jornal permanece viva. Em reconhecimento a essa trajetória, a direção do Alto Jacuí anuncia que 10 personalidades da comunidade serão agraciadas com o Troféu Justino Guimarães Neto. A premiação busca valorizar aqueles que, à sua maneira, mantêm vivo o espírito de desenvolvimento e comprometimento que Justino personificava.
“Se ele estivesse aqui, diria que 50 anos não são 50 dias. O verdadeiro valor de um jornal está na sua conexão com o povo”, afirma a Andrei Grave, atual diretor do Jornal O Alto Jacuí.
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Jornal O Alto Jacuí receberá homenagem solene da Câmara de Vereadores pelos seus 50 anos

Ao completar 50 anos, o Jornal O Alto Jacuí celebra não apenas a sua longevidade, mas a sua capacidade de se reinventar

26 de Maio, 2025

Influenciadores agro compartilham experiências em entrevistas ao Jornal O Alto Jacuí

Lorenzo Roos e Leonardo Machiavelli representam uma nova geração de comunicadores que utiliza a internet para entregar conhecimento

17 de Março, 2025

Cresol reúne lideranças da região para debater o cenário econômico do cooperativismo

Em noite de casa cheia no Spazito Eventos lideranças empresariais e representantes de diversos setores

07 de Abril, 2025