
Com oficinas lúdicas e abordagem ativa, o projeto “Descobrindo a Eletricidade” envolveu alunos dos anos finais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ibirubá e ampliou o acesso ao conhecimento científico de forma prática e transformadora.
Maio foi mês de transformar curiosidade em conhecimento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ibirubá. Com circuitos simples, experiências práticas e rodas de conversa, alunos dos 8º e 9º anos descobriram, na prática, o quanto a eletricidade faz parte do seu dia a dia e por que seu uso consciente é fundamental. A ação fez parte do projeto de extensão “Descobrindo a Eletricidade”, promovido pelo IFRS – Campus Ibirubá.
Coordenado pelo professor Juliano Elesbão Rathke, o projeto foi desenvolvido com apoio da professora Heilande Pereira da Silva e do bolsista Yurique Carvalho Dequech. A proposta utilizou a metodologia da aprendizagem ativa, colocando os estudantes como protagonistas do processo, em atividades lúdicas e interativas.
Durante a oficina, os alunos aprenderam sobre cuidados com a eletricidade, energias renováveis e descarte correto de lixo eletrônico — temas que dialogam diretamente com questões ambientais e com a rotina das famílias. A ideia, segundo os organizadores, é conectar ciência e cotidiano, despertando no aluno uma nova forma de enxergar o mundo à sua volta.
A professora Roberta Krauspenhar, responsável pelas turmas participantes, ressaltou o impacto da parceria com o IFRS. “As ações realizadas pelos profissionais e bolsistas proporcionam um acréscimo real de conhecimento aos nossos alunos, de forma prática e dinâmica”, afirmou.
A diretora da escola, Vera Cristina De Bortoli, também destacou o envolvimento da comunidade escolar. Segundo ela, os estudantes demonstraram entusiasmo com o projeto e com outras ações do Programa PartiuIF, mantido pelo instituto. “Essas iniciativas têm contribuído de forma significativa para a melhoria do desempenho escolar das turmas envolvidas”, pontuou.
O projeto “Descobrindo a Eletricidade” integra o esforço do IFRS em levar educação científica de qualidade para além dos muros do campus, estimulando a conscientização ambiental, o uso responsável dos recursos naturais e a formação cidadã dos alunos da rede pública de ensino.