22 de Abril, 2025 09h04mEducação Destaque por ASCOM IFRS IBIRUBÁ

Formado o primeiro estudante autista do IFRS Campus Ibirubá

A recompensa pelo esforço veio no dia 11 de abril de 2025, quando Yurique participou da cerimônia de formatura de sua turma

O estudante Yurique Carvalho Sarda Dequech escolheu o curso Técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio do Campus Ibirubá como primeiro passo para seu início no mundo profissional. Yurique é autista e ingressou no Campus em 2022. Continuamente reconhecidos pelos professores como um estudante dedicado, ele demonstrou sua capacidade de se adaptar e vencer as dificuldades para continuar avançando em sua educação.

A recompensa pelo esforço veio no dia 11 de abril de 2025, quando Yurique participou da cerimônia de formatura de sua turma e recebeu o grau de Técnico em Mecânica da diretora-geral do Campus Ibirubá, Sandra Zorzo Peringer. Juntamente com sua família e amigos, ele comemorou essa conquista em conjunto com outros 73 formandos dos cursos técnicos em Agropecuária, Informática e Mecânica.
Acompanhamento no Campus Ibirubá
A inclusão e o apoio a estudantes autistas nas escolas e universidades são essenciais para que possam alcançar seu potencial máximo. Esse trabalho é desempenhado por toda a equipe de professores e técnicos administrativos, contando com a estrutura ofertada pelo IFRS – Campus Ibirubá. O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE é responsável por coordenar os esforços e garantir a inclusão desses estudantes. A coordenadora do NAPNE, Adriana Riguer Della Méa, enfatiza: “É muito inspirador ver o progresso dele e como ele está quebrando barreiras, mostrando que, com apoio adequado e determinação, é possível alcançar grandes objetivos. Com certeza, o exemplo dele pode motivar outros estudantes autistas a seguir seus sonhos e continuar seus estudos.”
O Transtorno do Espectro Autista é amplo e cada indivíduo tem suas especificidades. Sendo assim, é necessário entender as necessidades específicas de cada um, realizar as adequações e garantir o apoio educacional especializado. Cabe a instituição de ensino adequar-se ao processo de aprendizagem do estudante autista e, sempre que necessário, individualizar esse processo, reconhecendo seu perfil de aprendizagem e buscando estratégias científicas que melhor respondem ao estudante.

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