04 de novembro, 2024 14h11m Educação Destaque por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Demanda crescente leva à inauguração da Creche Nona Olga no Bairro Chácara em Ibirubá

A nova estrutura amplia vagas e oferece instalações adaptadas aos bairros da região

Ibirubá recebeu oficialmente a nova estrutura da Creche Municipal Nona Olga, inaugurada em novo endereço para atender à crescente demanda de educação infantil nos bairros Cidade Nova, Chácara, Bangu, Colinas, Floresta e adjacências. A unidade foi transferida para um prédio recém-construído, oferecendo espaço ampliado e modernizado para as crianças da cidade.

A secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Vanessa Schwanke Fontana Rebelato, acompanhou a apresentação do novo local. Vanessa explicou o longo processo de planejamento para a mudança da unidade, originalmente localizada na rua Rio Branco, no centro da. “Nossa intenção inicial era manter a creche no centro de Ibirubá, mas tivemos dificuldades em encontrar um local seguro e apropriado para as crianças. A estrutura anterior já tinha, inclusive, recebido apontamentos do Ministério Público”, relatou a secretária.
Após tentativas de encontrar um local adequado no centro da cidade, incluindo visitas a diferentes imóveis, a Secretaria de Educação firmou parceria com o proprietário de um terreno em frente ao Parque de Máquinas. "Quando chegamos aqui pela primeira vez, não havia nada. O proprietário, Sr. Rodrigues, aceitou adaptar o projeto às necessidades da creche. Inicialmente seriam quatro salas, mas solicitamos a expansão para um prédio maior, com mais salas e estrutura completa", detalhou Vanessa.
A nova Creche Nona Olga dispõe de espaços planejados para atender crianças em turnos parciais e integrais, com ambientes climatizados, lactário, refeitório e áreas de recreação ao ar livre. O prédio é adaptado com total acessibilidade, incluindo banheiros para pessoas com deficiência e área para preparo de alimentos em condições adequadas de segurança e higiene.
No local, as crianças têm à disposição o “lactário”, uma área separada para troca de fraldas e preparo de mamadeiras. “Organizamos um ambiente amplo e climatizado, com entrada de sol, pensado para o conforto e a adaptação das crianças, já que muitas ficam na unidade das 7h às 18h”, explicou Vanessa. Cerca de 15 profissionais devem trabalhar na equipe.

Expansão para 2024
A nova sede da Creche Nona Olga, que atualmente atende cerca de 60 alunos, está preparada para expandir a capacidade para até 90 crianças, com a adição de turmas previstas para o próximo ano. Segundo Vanessa, o aumento de vagas só será possível futuramente, quando novos profissionais poderão ser contratados. “Estamos organizando para que, a partir de janeiro, com a equipe completa, possamos entregar o local funcionando, com as turmas de Berçário 1 e Jardim”, informou.
Além da estrutura interna, o entorno da nova creche passa por melhorias, como a pavimentação da rua de acesso. Ao lado da creche, está em fase de finalização uma unidade do SENAI, com previsão de inauguração em novembro.
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Juventude de Ibirubá é campeão da Copa Craques Sub-16 em Santo Augusto

Os jovens talentos enfrentaram o Botafogo neste sábado, 28 de setembro, no Estádio do Botafogo em Santo Augusto.

28 de setembro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias