22 de Abril, 2025 09h04mAgronegócio por Jaqueline Peripolli - MTE 16.999

Ibirubense é credenciado pelo Senar-RS para ministrar curso de adestramento de cães para pastoreio

A proposta é permitir que cada produtor compreenda e experimente o uso do cão

Rodrigo Belebon, associado da Unitec e técnico em agropecuária, é instrutor do Senar-RS e atua na capacitação voltada ao uso de cães no manejo de rebanhos ovinos.

Os cães podem ser grandes aliados do produtor rural, especialmente quando bem treinados para tarefas específicas dentro da propriedade. Algumas raças, como o Border Collie, têm vocação natural para o trabalho com rebanhos, podendo ser adestradas para funções como conduzir, proteger e reunir animais — especialmente ovinos.
Para fomentar essa prática, o Senar-RS oferece o curso "Adestramento de cães para pastoreio em rebanho ovino", que vem ganhando adesão entre pecuaristas que buscam mais eficiência no manejo. Em Ibirubá, o técnico em agropecuária Rodrigo Belebon, associado da Unitec (Cooperativa de Trabalho dos Técnicos do Noroeste do RS), está credenciado para ministrar essa capacitação. Morador do município, Rodrigo atua como instrutor do Senar-RS há um ano, e desde 2019 passou a trabalhar profissionalmente com adestramento, atividade que começou por paixão desde a infância.
Segundo ele, o treinamento é feito com cães da raça Border Collie e leva, em média, seis meses, embora o tempo possa variar de acordo com o manejo e as características de cada animal. “O cão adestrado e com bom controle é uma ótima opção de trabalho nas áreas rurais. Ele facilita o manejo, reduz o estresse dos animais e ajuda a economizar tempo e esforço”, explica.
O curso do Senar-RS tem carga horária de 24 horas, distribuídas em três dias, e abrange conteúdos práticos e teóricos. Entre os tópicos abordados estão as vantagens econômicas e funcionais do uso de cães treinados na atividade pecuária, demonstrações com cães adestrados, participação ativa dos alunos e integração dos cães dos participantes dentro de suas realidades específicas. A proposta é permitir que cada produtor compreenda e experimente o uso do cão de pastoreio de forma aplicada à sua rotina no campo.
Interessados em participar da capacitação devem procurar o Sindicato Rural do seu município ou região para obter mais informações e se inscrever nas próximas turmas.

Publicidade

Notícias relacionadas

Vigilância Sanitária alerta para crescimento de casos e reforça que prevenção é necessária

Com 19 casos confirmados, Ibirubá intensifica ações contra a dengue

31 de Março, 2025

Mikaella Werner Menezes, da Escola Menino Deus de Quinze de Novembro, é selecionada para o Parlamento Juvenil do Mercosul

Escolas da 9ª CRE têm projetos selecionados para o Programa Parlamento Juvenil do Mercosul

28 de Janeiro, 2025

Onze anos depois, acusado de estuprar adolescente em Ibirubá é preso em Cruz Alta

Crime cometido dentro de veículo da Apae de Ibirubá voltou à tona após localização do foragido, condenado a 13 anos de prisão.

25 de Abril, 2025