26 de Setembro, 2024 12h09mAgronegócio por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Ibirubá Promove Curso de Jardinagem com Plantas Medicinais

Capacitação desenvolvida pela Secretaria de Saúde, em parceria com Emater-RS/Ascar e Senar, visa integrar conhecimentos sobre o uso de plantas medicinais nas terapias.

 

Nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2024, a Secretaria de Saúde de Ibirubá promoveu um curso de jardinagem voltado para o uso de plantas medicinais. A abertura do evento foi conduzida pela Secretária de Saúde, Antoninha Venturini de Oliveira, que enfatizou a importância das capacitações para o desenvolvimento efetivo dos trabalhos na saúde. “Uma das práticas integrativas do SUS é o uso de plantas medicinais nas terapias. Estamos qualificando nossos funcionários para que possam levar conhecimento sobre o uso correto dessas plantas, prevenindo doenças”, afirmou Antoninha. A comunidade que visita a Secretaria poderá também visualizar o canteiro de plantas medicinais, onde encontrará informações sobre os nomes e as propriedades de cada espécie.

O curso contou com a participação de 15 funcionários, sendo ministrado pela instrutora do Senar, Jucelaine Vanin, e pela extensionista rural da Emater-RS/Ascar, Reni Wohlmuth dos Santos. Durante as aulas, foram abordadas diversas técnicas de paisagismo, cuidados e manejo das plantas, desde o plantio e manutenção até as épocas ideais para podas, adubação e ornamentação.

Publicidade

A parte prática do curso ocorreu em um canteiro em frente ao prédio da Secretaria de Saúde, onde os participantes puderam realizar o paisagismo, a adubação e o plantio de mudas de várias espécies de plantas medicinais. Cada planta será identificada com o nome popular e o nome científico, facilitando o aprendizado da comunidade. O encerramento do curso aconteceu na propriedade da Senhora Leni Sand Garmatz e sua família, na Linha Seis, interior de Ibirubá, um espaço encantador com um jardim bem cuidado e repleto de espécies variadas.

A Secretaria de Saúde agradece a todos os participantes e colaboradores que tornaram possível a realização do canteiro e do curso, promovendo assim o conhecimento e a valorização das plantas medicinais na comunidade.

Publicidade

Notícias relacionadas

Com área regularizada, Distrito Industrial de Ibirubá ganha prazo estendido para empresas

Decreto municipal prorrogou prazos para início e conclusão das obras; empresa Resiplastic confirma interesse em se instalar no local.

05 de Setembro, 2025

Gastos com diárias e restituições da Câmara de Ibirubá já ultrapassam R$ 110 mil em 2025

Dois vereadores estão no limite anual de R$ 18 mil estabelecido por lei; faltam ainda quatro meses para encerrar o ano legislativo

05 de Setembro, 2025

Lions Clube de Ibirubá encerra gestão 2024/2025 com arrecadação recorde e legado de ações sociais

A gestão também criou o Leo Clube e o Clubinho do Leozito, expandindo o voluntariado para jovens e crianças.

01 de Agosto, 2025