26 de Setembro, 2024 12h09mAgronegócio por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Ibirubá Promove Curso de Jardinagem com Plantas Medicinais

Capacitação desenvolvida pela Secretaria de Saúde, em parceria com Emater-RS/Ascar e Senar, visa integrar conhecimentos sobre o uso de plantas medicinais nas terapias.

 

Nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2024, a Secretaria de Saúde de Ibirubá promoveu um curso de jardinagem voltado para o uso de plantas medicinais. A abertura do evento foi conduzida pela Secretária de Saúde, Antoninha Venturini de Oliveira, que enfatizou a importância das capacitações para o desenvolvimento efetivo dos trabalhos na saúde. “Uma das práticas integrativas do SUS é o uso de plantas medicinais nas terapias. Estamos qualificando nossos funcionários para que possam levar conhecimento sobre o uso correto dessas plantas, prevenindo doenças”, afirmou Antoninha. A comunidade que visita a Secretaria poderá também visualizar o canteiro de plantas medicinais, onde encontrará informações sobre os nomes e as propriedades de cada espécie.

O curso contou com a participação de 15 funcionários, sendo ministrado pela instrutora do Senar, Jucelaine Vanin, e pela extensionista rural da Emater-RS/Ascar, Reni Wohlmuth dos Santos. Durante as aulas, foram abordadas diversas técnicas de paisagismo, cuidados e manejo das plantas, desde o plantio e manutenção até as épocas ideais para podas, adubação e ornamentação.

Publicidade

A parte prática do curso ocorreu em um canteiro em frente ao prédio da Secretaria de Saúde, onde os participantes puderam realizar o paisagismo, a adubação e o plantio de mudas de várias espécies de plantas medicinais. Cada planta será identificada com o nome popular e o nome científico, facilitando o aprendizado da comunidade. O encerramento do curso aconteceu na propriedade da Senhora Leni Sand Garmatz e sua família, na Linha Seis, interior de Ibirubá, um espaço encantador com um jardim bem cuidado e repleto de espécies variadas.

A Secretaria de Saúde agradece a todos os participantes e colaboradores que tornaram possível a realização do canteiro e do curso, promovendo assim o conhecimento e a valorização das plantas medicinais na comunidade.

Publicidade

Notícias relacionadas

Escola de Ibirubá recebe projeto do IFRS com atividades práticas sobre eletricidade

Iniciativa do campus Ibirubá leva ciência, energia e conscientização ambiental aos alunos do Ensino Fundamental

09 de Junho, 2025

Com tecnologia de ponta, Sistema FIERGS inaugura nova unidade do Senai-RS em Ibirubá

Atualmente, o Senai Ibirubá atende cerca de 120 alunos nos cursos de Aprendizagem Industrial Básica

03 de Junho, 2025

Professor de Ibirubá transforma escolas do interior gaúcho com educação digital inspirada na Itália

Como um congresso na Itália está auxiliando a promover o pensamento computacional em escolas do interior do Rio Grande do Sul.

26 de Maio, 2025