01 de julho, 2023 17h07m ibirubá por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Municipal Ibirubense de Futebol será organizado pela Libifutes já em 2023

O desporto da região do Alto Jacuí está prestes a testemunhar um marco histórico com a realização do Municipal Ibirubense de Futebol de Campo, organizado pela recém-criada Liga Ibirubá Futebol Esportes, conhecida como Libifutes.

Liga criada pelos clubes vai para promover e gerenciar o futebol de campo de Ibirubá
Liga criada pelos clubes vai para promover e gerenciar o futebol de campo de Ibirubá

O desporto da região do Alto Jacuí está prestes a testemunhar um marco histórico com a realização do Municipal Ibirubense de Futebol de Campo, organizado pela recém-criada Liga Ibirubá Futebol Esportes, conhecida como Libifutes. Após anos de planejamento, iniciado em meados de 2015 pelo então presidente do DMD de Ibirubá Roberto Aurélio dos Santos, o projeto de fundar uma liga de clubes para promover e gerenciar o futebol de campo e futsal finalmente saiu do papel

O Municipal Ibirubense de Futebol de Campo já conquistou sua reputação pelo alto nível técnico dos elencos envolvidos e pelo investimento feito pelos clubes para chegar à final. A competição tornou-se um atrativo para jogadores em busca de uma oportunidade de se destacarem em um torneio de excelente qualidade. Além disso, os atletas faturam bons cachês.


No dia 04 de abril de 2022, os presidentes das equipes fundadoras da Libifutes se reuniram para eleger a primeira diretoria e aprovar o estatuto da liga. Estiveram presentes representantes das equipes Águia Branca, Revelação, Bangú, São José, Hermany, Palmeiras, Florestal e Vila Nova. A diretoria foi definida por acordo e aprovada por unanimidade, tendo como presidente Vanderlei de Souza, vice-presidente Everton Lagemann, primeiro secretário Carlos Eduardo Pavão Mendes (Duduzão), primeiro tesoureiro André Formentini e conselho fiscal composto por Valter Farias Guedes (Neco), André Oliveira Ferreira (Canja), Adilson Rodrigues e Rafael Godoy.

ESTATUTO

Publicidade

O estatuto da Libifutes estabelece que a liga tem o objetivo de dirigir, aperfeiçoar, fiscalizar e disciplinar o desporto amador, especialmente o futebol de campo. A organização dos campeonatos e torneios, representação do desporto junto às federações e promoção de intercâmbio desportivo entre as equipes filiadas estão entre as responsabilidades da liga. A entidade também assume a responsabilidade de supervisionar, dirigir, fiscalizar e controlar a realização de jogos nos estádios do município, garantindo a segurança e organização das partidas.


A afiliação de clubes à Libifutes é permitida a qualquer momento, desde que atendam às condições estabelecidas no estatuto. Os clubes têm a oportunidade de participar da Assembleia Geral Eletiva após um ano de filiação e a disputa da temporada oficial anterior. A liga destinará uma porcentagem da renda aos clubes filiados, e para tanto está sendo desenvolvido um plano de marketing para ser oferecido aos empresários que queiram vincular a sua marca ao evento.


Por fim, o estatuto da Libifutes define os critérios para a categorização dos atletas como amadores e estabelece as condições para que um clube obtenha ou mantenha sua filiação, incluindo a exigência de CNPJ ativo. A expectativa, segundo o presidente Vanderlei de Souza, é que o campeonato regido pela nova liga proporcione ainda mais competitividade e profissionalismo. ‘’Não    tem necessidade de resolver questões do campeonato dentro do gabinete do prefeito, isso é uma solicitação do próprio Abel Grave’’, destacou o presidente. A proposta é ter mais independência dos clubes e menos interferência de fatores externos no certame. O vice-presidente Everton Lagemann pontuou que Liga poderá faturar com cotas de patrocínios, diminuindo a necessidade de recursos públicos para custear o evento. ‘’É algo semelhante ao que aconteceu com o futsal do RS quando foi criada a Liga Gaúcha, na época eu colaborava na direção da ASIF e acompanhei um pouco do processo’’, relembra Lagemann. Os amantes do futebol aguardam ansiosamente pelo pontapé inicial dessa nova era do esporte ibirubense. A entrevista com a diretoria da Libifutes está disponível no canal do Youtube do Jornal O Alto Jacuí.
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Cooperativas do Alto Jacuí crescem 14% e faturam mais de R$ 13 bilhões em 2023

Setor na região também teve aumento no número de postos de trabalho gerados

08 de julho, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias