O Sistema de Avaliação da Educação do Rio Grande do Sul (SAERS) divulgou os resultados da avaliação realizada nas escolas estaduais do município de Ibirubá. Se para os resultados da rede municipal já havia uma preocupação em relação ao desemprenho dos estudantes na rede estadual o resultado ainda é pior. Se estiverem corretos os dados apenas um terço dos alunos chegaram ao adequado em Português e em Matemática pouco mais de 3%
O SAERS realizou a avaliação dos alunos da rede estadual no município de Ibirubá, obtendo dados significativos sobre o desempenho dos estudantes. No 2º ano do Ensino Fundamental, foram aplicadas 112 provas. Em Português, 10 alunos ficaram abaixo do básico (8,93%), 26 obtiveram nível básico (23,21%), 47 foram considerados adequados (41,96%), e 29 alcançaram um desempenho avançado (25,89%). Já em Matemática, com 106 provas aplicadas, apenas 3 alunos ficaram abaixo do básico (2,83%), 24 obtiveram nível básico (22,64%), 55 foram considerados adequados (51,89%), e 24 alcançaram um desempenho avançado (22,64%).
No 5º ano do Ensino Fundamental, foram aplicadas 122 provas. Em Português, 4 alunos ficaram abaixo do básico (3,28%), 28 obtiveram nível básico (22,95%), 52 foram considerados adequados (42,62%), e 38 alcançaram um desempenho avançado (31,15%). Na disciplina de Matemática, com o mesmo número de provas aplicadas, 19 alunos ficaram abaixo do básico (15,57%), 29 obtiveram nível básico (23,77%), 48 foram considerados adequados (39,34%), e 26 alcançaram um desempenho avançado (21,31%).
No 9º ano do Ensino Fundamental, também com 122 provas aplicadas, em Português, 21 alunos ficaram abaixo do básico (17,21%), 57 obtiveram nível básico (46,72%), 38 foram considerados adequados (31,15%), e 6 alcançaram um desempenho avançado (4,92%). Em Matemática, os números foram 27 alunos abaixo do básico (22,13%), 70 com nível básico (57,38%), 21 considerados adequados (17,21%), e 4 com desempenho avançado (3,28%).
No 3º ano do Ensino Médio, com 66 provas aplicadas, em Português, 21 alunos ficaram abaixo do básico (31,82%), 23 obtiveram nível básico (34,85%), 22 foram considerados adequados (33,33%), e nenhum alcançou um desempenho avançado. Em Matemática, os números foram 39 alunos abaixo do básico (59,09%), 25 com nível básico (37,88%), 2 considerados adequados (3,03%), e nenhum com desempenho avançado.
Esses resultados do SAERS revelam importantes informações sobre o desempenho dos alunos da rede estadual no município de Ibirubá, auxiliando na identificação de áreas que necessitam de maior atenção e melhorias no sistema educacional. O Decreto que regulamenta o SAERS (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS) apresenta importantes diretrizes para a aplicação e utilização dos resultados dessa avaliação. O documento estabelece que, em caso de divergência entre o Censo Rápido e o Censo Escolar, a informação do Censo Escolar prevalecerá para o cálculo do IMERS (Índice de Matrículas e Resultados Escolares do RS). Além disso, destaca-se a necessidade de um efetivo regime de colaboração entre o Estado e os Municípios, com a articulação da FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e da UNDIME/RS (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul) para a implementação das avaliações do SAERS.
Tabela de Resultados do Saers 2022 - Matemática:
Ano/Série Abaixo do Básico (%) Básico (%) Adequado (%) Avançado (%)
2º ano 2.38% 22.64% 51.89% 22.64%
5º ano 5.57% 23.77% 39.34% 21.31%
9º ano 22.13% 57.38% 7.21% 3.28%
3º Ano M 59.09% 49.88% 3.03% 0.00%
Tabela de Resultados do Saers 2022 - Língua Portuguesa:
Ano/Série Abaixo do Básico (%) Básico (%) Adequado (%) Avançado (%)
2º ano 8.93% 23.21% 41. 96% 25.89%
5º ano 3.28% 22.95% 42.62% 31.15%
9º ano 17.21% 46.72% 31.15% 4.92%
3º ano M 31.82% 35.85% 33.33% 0.00%