08 de Março, 2024 09h03mcoprel por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Coprel assina financiamento da PCH Santo Antônio do Jacuí

O primeiro dia da Expodireto 2024, realizada em Não-Me-Toque, foi marcado por uma significativa celebração protagonizada pela Cooperativa de Geração de Energia Coprel.

O primeiro dia da Expodireto 2024, realizada em Não-Me-Toque, foi marcado por uma significativa celebração protagonizada pela Cooperativa de Geração de Energia Coprel. O destaque do evento foi a assinatura do financiamento de R$66 milhões com o Banco Regional para o Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), garantindo assim a continuidade da construção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Santo Antônio do Jacuí, localizada entre os municípios de Mormaço e Victor Graeff. A obra, que já teve início, tem previsão de conclusão até dezembro de 2025.
O importante marco ocorreu nas instalações do BRDE, situado no parque da Expodireto, e contou com a presença ilustre de diversas autoridades. Entre os participantes estavam o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o Governador do Estado, Eduardo Leite, o Vice-Presidente do BRDE, Ranolfo Vieira e o Presidente da Cotrijal e da própria feira, Nei César Manica. Também marcaram presença os dirigentes da Coprel, incluindo Mateus Stefanello, Facilitador de Novos Negócios e Inovação, Edson Pedrotti, Facilitador de Atendimento e Suporte, Elso Scariot, vice-presidente da Coprel Energia, e Silvio Borguetti, secretário da Coprel Geração.
A nova Pequena Central Hidrelétrica Santo Antônio do Jacuí terá uma capacidade de produção impressionante, atingindo 5,2 MW, e se tornará a 12ª usina da Coprel. Com a assinatura do financiamento, a cooperativa reforça seu compromisso com a geração de energia limpa e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento regional e consolidando sua posição de destaque no setor de energia renovável. A conclusão desta obra está alinhada com a visão estratégica da Coprel de ampliar sua capacidade de produção energética, contribuindo para a matriz elétrica brasileira de forma responsável e inovadora.

Publicidade

Notícias relacionadas

O olhar que partiu da Vila Bode para eternizar as grandes histórias do Brasil

Fotógrafo transforma dor em arte e constrói, ao lado da esposa, um dos estúdios mais respeitados do sul do país.

06 de Fevereiro, 2026

Da Coreia do Sul ao interior gaúcho, a história de Rafael Kim e a chegada da Atomy

Nascido na Coreia do Sul, criado no Rio Grande do Sul e hoje vivendo em São Paulo, Rafael Kim carrega uma trajetória marcada pelo encontro de culturas.

30 de Janeiro, 2026

Homenagem celebra 25 anos de regência do Mestre Mauro na Imperatriz da Zona Norte

Comunidade, ritmistas se reuniram para celebrar a história e a largada simbólica do Carnaval de Cruz Alta 2026

23 de Janeiro, 2026