09 de junho, 2023 10h06m educação por Cristiano Lopes

Um sítio repleto de saber e cercado de uma natureza é opção para crianças nas férias

No brilhante cenário às margens do Rio Pulador, encontra-se um espaço encantador que cativa a atenção da criançada durante o verão e as férias de inverno.

No brilhante cenário às margens do Rio Pulador, encontra-se um espaço encantador que cativa a atenção da criançada durante o verão e as férias de inverno. É nesse ambiente mágico que Shirley Jost, médica pediatra, e Naiara Silva, professora de educação física e alfabetizadora, compartilham sua história com entusiasmo.

O local é uma propriedade de dois hectares, pertencente à família de Shirley há aproximadamente 75 anos. Após o falecimento de sua avó, surgiu a ideia de criar um espaço onde Naiara pudesse continuar com a alfabetização e realizar outras atividades, como uma colônia de férias. Em 2020, adquiriram a propriedade e deram vida ao sonho, montando um espaço com uma estrutura incrível para receber as crianças para experiências de alegria, aprendizado, contato com a natureza e claro, muita diversão. Shirley, com orgulho e nostalgia, relata: “É uma área verde linda na beirada do Rio Pulador. “Esse espaço, é na verdade a propriedade desde que eu me conheço por gente. São 75 anos, praticamente, que pertence à família da minha mãe.” recorda. Ela conta com carinho os momentos vividos com sua avó, que morou na propriedade até seu falecimento, há sete anos. Após colocarem o local à venda sem sucesso, a proposta de Naiara de criar um espaço educativo e de lazer foi aceita pelos herdeiros, e assim, a jornada começou.
Naiara Silva, a protagonista do projeto é uma entusiasmada e cheia de paixão por seu trabalho, e compartilha: “É um lugar muito especial, com uma estrutura incrível para receber as crianças. Aqui elas podem aprender, brincar e se divertir ao mesmo tempo.” Ela destaca a importância de proporcionar atividades diferentes das que as crianças estão acostumadas no dia a dia, já que muitas delas vivem em apartamentos e possuem acesso limitado a espaços abertos. A colônia de férias oferece um ambiente rico em atividades recreativas e educativas, onde as crianças podem se movimentar e interagir com a natureza, estimulando seu desenvolvimento saudável e felicidade. Ao abordar a necessidade de limitar o uso excessivo de tecnologia pelas crianças, Naiara ressalta: “A ideia, na verdade, é proporcionar essas crianças atividades que elas não fazem no dia a dia, que não têm hábito assim. Muitas pessoas moram em apartamento, né? Então, as crianças ficam limitadas, e elas precisam de atividade Até mesmo pela saúde também, né? Sedentarismo é prejudicial desde a infância, não só na fase adulta.” ensina.


Ela enfatiza a importância de promover uma rotina saudável, com atividades físicas e estímulos criativos, afastando a dependência excessiva da tecnologia. Agraciadas por proporcionar momentos de alegria e aprendizado às crianças, ambas expressam sua gratidão. Naiara emocionada, revela: “Eu sou muito grata. Eu acho que a palavra, a nossa palavra... eu vou chorar, mas não tem jeito. É gratidão. É um lugar de transformação. A gente transforma a vida das crianças. A gente transforma a vida das famílias. É uma coisa inexplicável.” Shirley, com um brilho nos olhos, acrescenta: “O Espaço Saber é um lugar onde a preocupação com a saúde, a tecnologia excessiva, as preocupações do dia a dia, tudo isso a gente deixa de lado. Para que a criança possa ser criança.” finaliza.
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Marisa Dickel: "Quero ser uma vereadora presente e trabalhar por todos os cidadãos de Ibirubá"

Vereadora eleita pelo MDB compartilha trajetória, metas e desafios para o mandato

25 de novembro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias