Em meio a um debate acalorado sobre os gastos dos vereadores de Ibirubá em um evento em Brasília, a vereadora Maria Ilani Henkes do MDB falou sobre o assunto com a reportagem da Redação Integrada da Rádio Cidade e Jornal O Alto Jacuí. Após a repercussão na comunidade sobre os custos que ultrapassaram os 50 mil reais para os cofres públicos, Lani se colocou à disposição para explicar sua participação no evento. Ela compartilhou sua perspectiva sobre os gastos, a importância do evento e suas atividades durante a viagem.
Desde o início Lani enfatizou que as diárias dos vereadores são um investimento necessário para buscar recursos e conhecimento fora do município. Ela desmistificou a ideia de que as diárias são valores integralmente gastos pelos vereadores, esclarecendo que parte do dinheiro é destinada às despesas do hotel, alimentação e outras necessidades.
A entrevista revelou detalhes sobre os gastos durante a estadia em Brasília. Lani compartilhou que sua diária foi cerca de R$ 470, e que ela e seus colegas buscaram opções econômicas tanto em hospedagem quanto em alimentação. Ela destacou a importância de aproveitar ao máximo o evento, participando de agendas políticas e buscando recursos para o município.
Questionada sobre a escolha dos participantes, a vereadora esclareceu que não há uma seleção específica, mas sim uma manifestação de interesse por parte dos vereadores. Ela enfatizou que a viagem não se trata apenas de realizar pedidos de emendas, mas também de aprender e interagir com outros legisladores municipais de todo o país.
A vereadora expressou seu compromisso em continuar trabalhando em prol do desenvolvimento de Ibirubá, ressaltando que a participação no evento em Brasília foi uma oportunidade para fortalecer laços políticos e buscar recursos para o município.