Vice-prefeito Marcos Petri participa de reunião com Secretária Estadual de Saúde

O vice-prefeito de Quinze de Novembro, Marcos Petri, participou na manhã de segunda-feira (14), de uma reunião com a Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann. O encontro online contou com a participação de prefeitos e integrantes do comitê técnico da região covid R12, de Cruz Alta, visou buscar alternativas concretas para diminuir a transmissão do vírus. Segundo a Secretária, “a reunião engloba o sistema 3As, com as regiões que estão em Alerta no estado”. Ela ainda salientou que a região deve diminuir o contágio do covid, através de protocolos obrigatórios mais restritivos, objetivando justamente diminuir o número de casos, a taxa de ocupação de leitos e o número de óbitos.

Para Arita Bergmann, os decretos devem contemplar medidas para auxiliar a economia, a educação e que salvem vidas. Na região de Cruz Alta, houve incidência de 405 casos a cada 100 mil habitantes na última semana. É uma taxa maior que a do Estado, de 341,1 casos a cada 100 mil habitantes. A taxa de mortalidade acumulada da região, de 13,8 a cada 100 mil habitantes na última semana, é maior que a do RS, de 7,7. A taxa de ocupação de leitos de UTI está em 88,1%. Restam ainda cinco leitos livres de UTI na região. Segundo o vice-prefeito, Marcos Petri, as lideranças regionais cobraram do governo, a destinação de mais testes para os municípios.“Devemos continuar conscientizando e informando às pessoas. O isolamento, quando alguém positivo é essencial e deve contemplar toda a família. Pedimos ao Estado que envie um número expressivo de testes da Covid-19 para a região, para que possamos aumentar a testagem”, destacou o vice-prefeito.

Para o Governo, os municípios devem continuar respeitando a vacinação dos Covid-19 de grupos prioritários, entretanto não é vedado que cada município avalie suas prioridades, desde que peça autorização para o Estado. No fim da tarde de terça-feira (15), o vice-prefeito Marcos Petri, juntamente de lideranças da região covid – 12, estiveram reunidos com o Governador do Estado Eduardo Leite e a Secretária Estadual da Saúde Arita Bergmann, o Presidente da Assembleia Deputado Gabriel Souza e o Deputado Estadual Clair Kuhn. O encontro teve como objetivo apresentar a atual situação do Hospital São Vicente de Paula de Cruz Alta, referência para os atendimentos desta regional. A pauta tratou da necessidade urgente de uma usina de oxigênio que supra a demanda existente. O Governador alinhou juntamente com sua assessoria alguns encaminhamentos para o estudo desta viabilidade, como critérios e estudos técnicos, e solicitou aos Prefeitos um breve prazo para verificar a possibilidade de atender esse pedido.

Autor: Rádio Cidade Ibirubá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *