Secretaria de Saúde de Ibirubá agora conta com uma Consultora em Amamentação

Há muito se sabe que a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida. 

O Aleitamento materno traz benefícios incalculáveis para a criança e para mãe. Mas podemos citar alguns benefícios para a criança, amplia as chances de sobrevivência, melhora as condições de saúde, o crescimento e o desenvolvimento, protegendo das infecções e da diarreia, além de reduzir o risco de obesidade infantil e diabetes. Para a mãe, o AM protege contra o câncer de mama, previne gestações próximas e pode proteger contra o câncer de ovário e diabetes tipo 2 (VICTORA et al, 2016). 

Dessa forma, está comprovado que as ações de estímulo ao Aleitamento Materno (AM) precisam fazer parte do processo de trabalho da equipe de saúde de maneira contínua. Por isso, o Ministério da Saúde propõe o preparo dos profissionais para a atuação em uma estratégia denominada Amamenta e Alimenta Brasil. Essa estratégia, regulamentada pela Portaria 1.920, de 05 de setembro de 2013, tem por objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica, com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do AM e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Neste sentido, o município de Ibirubá realizou no ano de 2019 as capacitações da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil para todos os profissionais de Saúde do município, coordenado pela Nutricionista Clarice Borges. Por realizar essas capacitações Ibirubá foi contemplado com incentivo da portaria GM/MS nº 3.297, de 4 de Dezembro de 2020 para desenvolver ações para ampliação do Aleitamento Materno e alimentação complementar saudável.

Pensando nisso, surgiu a ideia de contratar uma Consultora em Amamentação para realizar a promoção do Aleitamento Materno e de intervenção qualificada nas intercorrências no processo de amamentação.

 Natana da Rosa é enfermeira, mestre em Enfermagem. Atualmente, trabalha como Consultora de Amamentação, orientando famílias que estão passando por essa fase. 

A Consultora em Amamentação é uma profissional que estuda a fundo sobre o Aleitamento Materno e é a profissional indicada para auxiliar as famílias neste processo. Amamentar nem sempre é uma tarefa fácil, é um ato que deve ser aprendido, requer treino, aprendizado, paciência e auxílio profissional. 

OBJETIVO GERAL

– Dar suporte à dupla mãe-bebê no preparo para a amamentação, com base no apoio e em informações qualificadas, diagnosticar e auxiliar nos possíveis problemas que podem surgir durante a amamentação, promover o aleitamento materno seguro, prazeroso, respeitar as vontades e decisões da mãe. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Realizar Curso de Pré-Natal com ênfase na amamentação;

– Realizar visitas domiciliares na primeira semana pós parto;

– Fornecer alternativas para resolução de problemas que surgirem na amamentação;

– Utilizar técnicas e cuidados para facilitar a amamentação e ensinar para a mãe; 

– Colaborar com a equipe de saúde envolvida na assistência; 

Como que irá funcionar:

Uma vez por mês irá ocorrer um Curso on line de Pré-Natal com Ênfase na Amamentação e Primeiros Cuidados com RN. Cada Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família (ESF) irá convidar suas gestantes acima de 30 semanas para se direcionarem até o ESF e assim participarem do curso. O curso terá duração de 2 horas (mais ou menos).

Após o nascimento do BB iremos realizar uma Visita domiciliar (VD), a consultora em Amamentação e mais uma profissional da equipe. As VD serão nas quartas feiras mediante agendamento com a sua Agente Comunitária de Saúde (ACS).

Autor: Rádio Cidade Ibirubá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *