Reunião do Gabinete de Crise avalia o agravamento da situação da pandemia em Quinze de Novembro

Na manhã desta terça-feira (23) a reunião semanal do Gabinete de Crise teve a participação, além dos membros do gabinete de crise, do grupo de coordenadores e assessores da administração, em função do grande agravamento da situação no município. 

A coordenadora municipal de saúde Marlene Spielmann relatou a preocupação do departamento com o expressivo aumento da procura por atendimento para pacientes suspeitos de Covid-19. O número de pacientes positivados somente na segunda-feira, dia 22, foi de 24 novos casos. O grande número de jovens contaminados, bem pacientes sem contato confirmado com caso positivo, ou seja, quando não é possível rastrear a origem do contágio, preocupam ainda mais os profissionais de saúde, em virtude do grande potencial de transmissão.

O município pede encarecidamente que a comunidade intensifique as medidas de prevenção que estão sendo ressaltadas pelos órgãos de saúde há quase 1 ano. Bem como, evitem as aglomerações, festas, e todas as situações que podem ampliar o contágio e agravar a situação da pandemia. Novas recomendações e atitudes necessárias serão divulgadas à comunidade durante a semana. Quanto às aulas, o município dará continuidade conforme as recomendações do governo estadual e a vigência das bandeiras, segundo o sistema de distanciamento controlado. Destacando que a orientação é de que os pais não enviem os filhos para a escola em caso de sintomas gripais nas crianças e adolescentes, bem como em familiares que residam na mesma residência. Os pais e/ou responsáveis que não quiserem enviar os estudantes para as aulas presenciais podem continuar com as atividades à distância, responsabilizando-se pela retirada e entrega dos materiais no prazo. “Vamos dar um voto de confiança à educação, que foi um dos setores mais penalizados durante a pandemia. Nossas escolas se prepararam muito bem para um retorno seguro. É na escola que as crianças ficarão mais conscientes para cobrar dos familiares mais prevenção e cuidados. Conforme as bandeiras em vigor, seguindo as recomendações dos planos de contingência, as aulas terão continuidade”, destacou o prefeito Gustavo Stolte.

Também não há previsão de publicação de nenhum decreto que restrinja as atividades industriais e comerciais a nível de município. “Vamos seguir as recomendações do governo do estado. Estamos percebendo que o contágio dificilmente acontece no trabalho, de modo geral, o grande foco de contaminação são as festas e aglomerações entre familiares, amigos e jovens. Não devemos ficar apontando culpados, e sim, fazermos a nossa parte”, reforçou o prefeito de Quinze de Novembro.

Autor: Rádio Cidade Ibirubá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *