Rede Polimetal e Agricultura Sustentável são destaque no Jornal da Cidade

A Rede Polimetal atende diversos municípios do Rio Grande do Sul e Ibirubá está entre eles. Essa rede possibilita que pequenas empresas consigam melhores preços para compras de matéria prima e vendas dos produtos finais. No Jornal da Cidade, Maria Luiza Zimmer Prestes, uma das representantes da Rede Polimetal em Ibirubá, explicou que essa rede beneficia todos os associados, visando que eles cresçam e desenvolvam seu trabalho, e consequentemente, toda a região cresça junto.
As empresas ingressam na polimetal e trabalham em conjunto, quando adquirem um porte maior podem sair e dar espaço para novos negócios. Maria destacou que a rede começou maior, mas que hoje conta com seis empreendimentos em Ibirubá, a diminuição se deu por motivos contrários, por um lado a crise econômica fez muitas fecharem as portas e por outro lado, atividades cresceram e não necessitaram mais do auxílio da rede.
Durante o programa ainda foi abordado o tema “Agricultura Sustentável”, pois Maria Luiza integra a Coopeagri, cooperativa ibirubense destinada aos pequenos produtores. Nessa parte da entrevista, Maria falou sobre a importância das agroindústrias para a melhoria do trabalho e renda de pequenos agricultores, sendo que ela mesma possui um pequeno sítio onde trabalha com geléias de frutas.
A produção de soja e trigo muitas vezes não é viável para os pequenos produtores, que podem procurar alternativas para aumentar os lucros produzindo hortaliças, frutas e outros alimentos. Também é possível a criação de uma agroindústria para beneficiamento desses produtos, agregando ainda mais valor dentro da propriedade. A produção de alimentos orgânicos ou com uso mínimo de defensivos ganha espaço na mesa do consumidor devido às feiras, no caso de Ibirubá, a Coopeagri promove a feira do produtor rural todos os sábados, onde disponibiliza diversos alimentos produzidos pela agricultura familiar.

(Júlia Goulart Blank- Direto da Redação de Jornalismo da Rádio Cidade FM)

Autor: Cidade FM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *