Connect with us

Notícias Gerais

Qual a atual situação da Pandemia em Ibirubá?

Published

on

Depois de ter passado por meses críticos e de sobrecarga, devido a Pandemia do Coronavírus, o município de Ibirubá se encontra hoje mais aliviado. Com números estáveis, internações e procura por atendimento decrescendo, a situação vem se adaptando ao novo normal. Porém, mesmo assim, a região se encontra em bandeira vermelha, sem aulas nas escolas municipais e decretos que visam inibir as aglomerações. Em entrevista a Rádio Cidade e ao Jornal O Alto Jacuí, o Dr. Etiane, que está a frente do Comitê de Enfrentamento do Coronavírus no município, falou sobre as principais questões que vêm sendo debatidas, entre elas a vacinação e a possível ‘segunda onda’ da Pandemia. Leia a entrevista completa: 

OAJ ENTREVISTA: A pandemia perdeu forças em Ibirubá?

Dr. Etiane: Nós tivemos uma situação muito intensa durante o mês de agosto, segunda e primeira quinzena de setembro, foi o mês do chamado pico da pandemia que nós tivemos o maior número de casos ativos naquela época, chegamos a ter quase 300 casos ativos. Nós mantivemos esse patamar alto até metade de setembro e a partir dali começou uma queda. Teve a questão da restrição maior no feriado de 7 de setembro, que foi necessária uma medida assim, além disso teve outras questões como o toque de recolher A própria população também aderiu às solicitações nossas, que nós tivemos uma situação de sobrecarga, nosso sistema ficou bem sobrecarregado, tanto para atendimento nas unidades, quanto para internação no hospital. Foi um período bem complicado,esperamos não passar novamente. A partir do dia 15 de setembro em diante começou a decair e veio decaindo. Até semana passada foi o menor número registrado, uns 20 e poucos casos, foi o menor número em uma semana, não desde o início da pandemia, até quando atingimos aquele patamar de agosto. E agora faz algumas semanas que está estabilizando, quer dizer que não some, ela mantém mas ali controlados a níveis que nós conseguimos atender esses pacientes e ao mesmo tempo atender outras demandas das unidades de saúde. A questão de internação e óbitos, faz um bom tempo já que não registramos óbitos, que é a melhor notícia que nós podemos dar e internação.

OAJ ENTREVISTA: O que sabemos sobre a vacina?   

Dr. Etiane: É uma notícia boa a gente saber que tem a vacina promissoras, agora a própria vacina russa foi falada com 92% de eficácia, a vacina do laboratório privado da pfizer também com 90% de eficácia, já se fala na Coronavac, que é do Butantã, com mais de 90%de eficácia. A maioria está na chamada fase 3, das fases de teste ainda, assim que atingirem todas as fases de teste, aí sim poderão ser disponibilizadas. Sabemos da urgência disso, mas ao mesmo tempo tem que ser segura. Para imunizar uma população vacina da uma sensação de segurança, então ao mesmo tempo tem que ser uma vacina que desencadeia a imunidade na pessoa mas ao mesmo tempo seja uma vacina segura, com poucos efeitos adversos, efeitos colaterais. Sofremos muito nessa questão de vacina, com o movimento anti vacina e a preocupação hoje com essa politização de vacinas, que é na realidade a vacina nunca ninguém se preocupou, o Ministério da Saúde fazia as vacinas, distribuía e ninguém quis saber mas tinha sempre aquele movimento antivacina, que é um movimento às vezes até por médicos que fazem o movimento antivacina e com a evolução da comunicação, hoje principalmente com a questão das redes sociais, multiplica muito a questão da desinformação em relação a outras vacinas. 

OAJ ENTREVISTA: Sobre a volta às aulas, você acha seguro voltar? 

Dr. Etiane: O estado tinha aquela autorização pra voltar às escolas estaduais e aqui nós temos a escola sinodal que também iniciou a retomada e teve que parar em virtude da bandeira vermelha na região. O que precisa hoje? Nós precisamos voltar pra bandeira laranja e daí pelo protocolo não precisa esperar duas semanas. Se nessa semana der a bandeira laranja e na outra sexta também, tendo duas bandeiras laranjas seguidas, não necessariamente duas semanas de tempo, já poderia na outra segunda fazer a retomada. Eu, a convite da diretora Mônica, estive conhecendo, está muito bem adaptado. Com o regramento sanitário que os alunos vão ter, com o número de alunos reduzido, vai ser gradual, lá é um ambiente seguro. Porque a gente não pode fechar os olhos. A gente vê que a sociedade está praticamente em uma normalidade, fora da escola e aí muita resistência pra voltar ao ambiente escolar. O ambiente escolar é adequado, com medidas sanitárias, com cuidado de uso de máscara, distanciamento, questão de compartilhamento de objeto, toda aquelas regras que as escolas terão que seguir, com número reduzido de alunos, seguir um ensino híbrido, vai ter ensino tanto online como presencial ao mesmo tempo, isso é uma maneira segura, porque não tem como ficar dois anos as crianças fora da escola por mais que a gente saiba que o estudo online dá, mas isso também tem um prejuízo, a gente sabe que é um prejuízo pras crianças, mas todo mundo quer um local seguro né, os pais, os professores e os alunos. O sinodal está seguro, a questão da rede municipal ainda não há uma definição de data, mas acredito que saindo a bandeira laranja poderão retornar. Aqui temos o COE, órgão que decide a nível municipal. Pode acontecer casos e não necessariamente esses casos vão ocorrer por contágio dentro da escola, às vezes pode ocorrer fora, porque lá as pessoas vão estar com os cuidados devidos. Mas as pessoas vão associar a volta às aulas então tem que ter muito cuidado. No momento que tiver um caso dentro de uma sala de aula, tem toda uma regra. toda uma situação que aquela turma às vezes acaba voltando pra aula online, são testados após alguns dias aquela turma, professores, tem todo um protocolo a ser seguido em cada caso de ocorrer algumas pessoas com sintomas ou confirmados dentro da escola, tanto alunos quanto professores.

OAJ ENTREVISTA: É possível um novo surto? 

Dr. Etiane: Acredito que agora, a curto prazo, daquela magnitude que nós tivemos em agosto, não. Mas sempre há o risco de pequenos surtos que a gente diz, que são os repiques de uma epidemia. Isso pode acontecer…porque? Tem esse fator, as pessoas cansam, a gente vê que cada vez menos o uso de máscara é visto e cada vez menos o distanciamento é respeitado, as pessoas cansaram, temos fim de ano, em festas de fim de ano tradicionalmente famílias se reúnem e vem o verão, que as pessoas têm a cultura de se deslocar e em virtude de toda a situação as áreas internacionais estão restritas, as pessoas estão com um pouco de receio de ir a aeroportos e vão acabar fazendo viagens mais curtas, vão pro litoral gaúcho, litoral catarinense e essas situações nesses locais que vão nos ditar o que pode acontecer. Há uma expectativa de que em março ou abril voltamos a ter, porque o vírus está se estabelecendo para uma época do ano mas ele não some, diferente de outros vírus que sumiram nessa época, até porque foi o primeiro ano de circulação dele. Acompanhando o que está havendo na europa, hoje eles estão tendo realmente a segunda onda, a maioria dos países europeus começou a relaxar as medidas e lá eles tiveram medidas restritivas diferentes do país aqui, apesar de que alguns estados e cidades tiveram, mas a nossa realidade aqui a nível de Ibirubá nós não tivemos muitas medidas restritivas de, digamos assim, impedir o ir e vir. Aqui tentaram se manter a economia circulando. Mas teve lugares que teve uma restrição maior e a europa tá tendo restrições bem sérias de novo, que eles tiveram no mês de março, abril, chegando até maio em alguns. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Gerais

Junta de Serviço Militar de Quinze de Novembro faz chamada a listados

Published

on

O secretário da junta de serviço militar de Quinze de Novembro, Sr. Irio Schwantes, solicita o comparecimento dos abaixo listados junto à Prefeitura Municipal para a assinatura do relatório de designação e também para tomarem conhecimento da data de seleção complementar. Todos devem trazer consigo o Certificado de Alistamento Militar. Atendimento das 7h às 13h. O prazo de comparecimento vai até o dia 29 de janeiro.

  1. Alexsandro Leandro Guimarães
  2. Anderson Klesener
  3. André Felipe Silveira Niediedt
  4. Cassio Lamb Dietze
  5. Deividi Marques Trenhago
  6. Diogo Lopes de Melo
  7. Djonatan Amaral
  8. Eduardo Isaias de Matos
  9. Eduardo Willian Horst
  10. Eliton Birgheuer
  11. Iagor Eickstaedt
  12. Ismael Felipe Blasi
  13. João Vitor Jost Prediger
  14. Jonas Ezaqueu Hahn
  15. Jordano Edmundo Fruhling
  16. Luciano Schultz
  17. Marco Alan Korb Campos
  18. Mateus de Oliveira Correa
  19. Sávio Alan Eggers Rannow
  20. Vitor Seibert Branco

Continue lendo

Notícias Gerais

Quinze de Novembro registra primeiro óbito por covid-19

Published

on

Nesta quarta-feira (13), o município de Quinze de Novembro registrou o primeiro óbito em decorrência da Covid-19. A paciente, Roseane Vargas de Campos tinha 70 anos e estava internada na UTI em Cruz Alta desde o dia 6 de janeiro. O sepultamento aconteceu no Cemitério Católico de Quinze de Novembro.

Continue lendo

Notícias Gerais

Márcia Rossatto Fredi é eleita presidente do Comaja

Published

on

Márcia Rossato é a primeira mulher a comandar o consórcio

Na manhã desta segunda-feira (11), ocorreu na cidade de Tapera a primeira reunião do Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto Serra do Botucaraí (COMAJA) do ano de 2021. Dentre os assuntos, ocorreu a eleição da presidência para o biênio 2021/2022, onde foram eleitos:

– Presidente – Marcia Rossatto Fredi – Fortaleza dos Valos (AMAJA)

– 1° Vice-Presidente – Gilso Paz – Tio Hugo (AMASBI)

– 2° Vice-Presidente – Volmar Kuhn – Tapera (AMAJA)

– Secretário – Rodrigo Trindade – Mormaço ( AMASBI)

Salienta-se que Marcia Rossatto Fredi é a primeira mulher presidente do Consórcio.

Continue lendo

Notícias Gerais

Posse irregular de arma de fogo é registrado em Quinze de Novembro

Published

on

A Brigada Militar foi acionada no dia 7 de janeiro, para atender uma ocorrência em Quinze de Novembro. Segundo relato policial, a guarnição  recebeu ligação informando que um adolescente estaria quebrando os móveis da residência de sua mãe. Os policiais foram até o local e encontraram a referida senhora, bastante alterada na residência de uma vizinha. Foram então até a residência onde ocorreu o fato, e encontraram o filho da vítima, de 17 anos de idade, no local. A vítima relatou que na residência existia uma arma. O menor então mostrou onde estava guardada a arma e também a munição. A Polícia Civil foi acionada e investiga o caso.

Continue lendo

Notícias Gerais

Quinze de Novembro receberá mais um ônibus escolar

Published

on

O prefeito reeleito de Quinze de Novembro, Gustavo Stolte, recebeu no dia 7 de janeiro, os integrantes da bancada do Partido Progressista de Quinze de Novembro, vereadores Deinner Maurer e Gilmar Galera, que comunicaram a destinação de recurso no valor de R$ 228.912,00 junto ao Ministério da Educação, via FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O recurso foi indicado pelo deputado federal Jerônimo Goergen, e será aplicado na compra de um ônibus escolar no modelo padronizado do Ministério da Educação.

Continue lendo

Notícias Gerais

Candidatos já podem consultar os locais de prova do Concurso Público de Quinze de Novembro

Published

on

Os candidatos ao Concurso Público de Quinze de Novembro podem consultar o

local de prova no site da empresa responsável pelo concurso (www.legalleconcursos.com.br). A consulta foi liberada no dia 06 de janeiro, conforme previa o Edital nº 06/2020. As provas serão realizadas nos dias 23 e 24 de janeiro – sábado e domingo, nos turnos da manhã e tarde, conforme informado no Edital nº 06/2020, junto às Escolas Progresso e Menino Deus. Serão seguidas todas as recomendações dos órgãos de saúde para a prevenção da Covid-19. 

Confira algumas orientações:

1. Só será permitido o ingresso e a permanência de candidatos no local de prova

com uso CORRETO E ADEQUADO de máscara facial individual própria.

2. Ao ingressar no local de prova, o candidato será orientado a higienizar as mãos

com álcool em gel 70% e terá sua temperatura corporal aferida por termômetro infravermelho.

3. Os candidatos poderão levar 1 (uma) máscara facial individual reserva (dentro de saco plástico transparente) e seu próprio álcool em gel 70% (em frasco transparente sem rótulo).

4. A máscara facial individual reserva e o frasco poderão ser inspecionados seguindo metodologia adequada de acordo com critérios sanitários e epidemiológicos.

5. A Legalle Concursos não disponibilizará máscaras faciais individuais aos candidatos como medida de segurança sanitária e epidemiológica, sendo responsabilidade de cada candidato providenciar sua própria, assim como levar consigo 1 (uma) máscara reserva, se desejar.

Continue lendo

Notícias Gerais

Reunião com a 9°CRE em Fortaleza dos Valos debate assuntos da educação

Published

on

A Administração Municipal de Fortaleza dos Valos iniciou a semana com uma reunião com a 9° Coordenadoria de Educação. Na terça-feira (12), o Vice-Prefeito Paulo Marangon juntamente com a Secretária de Educação Ana Rauber e a coordenadora pedagógica da Secretaria Ivania Rossato, receberam a Coordenadora de Educação da 9° região Mariodete Boeno Pinto e o coordenador adjunto Pedro Salles. A reunião tratou de diversos assuntos ligados ao setor da educação de interesse comum entre o município e o Estado do Rio Grande do Sul.

Continue lendo

Notícias Gerais

Selbach decreta luto oficial

Published

on

O prefeito municipal de Selbach, Michael Kuhn decretou luto oficial de um dia no município, conforme Decreto nº 001/2021, em virtude do falecimento do cidadão padre Ivo Barth. O pároco faleceu no domingo (10), aos 77 anos, em Passo Fundo, onde estava internado, vítima da Covid 19. Ivo Barth é natural de Selbach, e foi ordenado padre no dia 12 de julho de 1969. Atualmente era pároco da Igreja São João Batista de Colorado (RS).

Continue lendo

Notícias Gerais

Reuniões marcam início da nova Administração Municipal em Selbach

Published

on

O mês de janeiro iniciou com a posse do novo Prefeito de Selbach, Michael Kuhn, além disso, uma série de reuniões marcaram o início do trabalho. Com o objetivo de apresentar a lideranças e a comunidade, o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Agropecuário, Gilson Maldaner buscou o diagnóstico dos principais impactos da pandemia no agro e conheceu algumas ações estabelecidas regionalmente, entre elas ações conjuntas para produtores rurais e da economia local. 

Continue lendo

Notícias Gerais

Secretaria Municipal da Educação de Selbach inicia atividades com muito entusiasmo e organização

Published

on

Na primeira semana da gestão 2021-2024, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, em Selbach, tendo como Secretária a professora Marta Godoy, realizou intensas atividades com o grupo de trabalho que compõe esta pasta. O cargo de Coordenadora da Educação será ocupado pela professora Fabiele M. Flach, já a professora Ângela D. C. de Souza exercerá a função de Assessora Pedagógica, Andressa Veiga será a Assessora de Turismo e Wendy Baumgratz ocupará o cargo de Assessora da Cultura. Também estiveram presentes, as equipes que estarão à frente das escolas municipais: E.M.E.I. Nossa Senhora Maria Auxiliadora: a diretora será a Professora Marisa I. Morschheiser e a coordenadora pedagógica a professora Ilaini T. Sander; na E.M.E.I  A Sementinha assumiu como diretora a professora Daniela Durigon e como coordenadora pedagógica a professora Paula Staudt; na E.M.E.F. São Luiz a diretora será a professora Débora Geisel e na E.M.E.F. Aníbal Magni a diretora será a professora Fabiana Schneider, a coordenadora pedagógica dos anos iniciais será a professora Mª Denise Prediger e o coordenador pedagógico dos anos finais o professor Felipe Girardi.

Uma reunião entre os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas que, juntamente com a equipe da Secretaria de Educação, traçaram metas a serem atingidas em 2021, para assegurar uma educação de qualidade que atenda às necessidades de cada comunidade escolar. Na oportunidade a nutricionista, Jocielize Klassmann, também explanou sobre o cardápio das escolas e a Secretária de Assistência Social e Habitação, Cibele V. de Souza, esclareceu algumas situações referentes ao censo escolar, que a partir desta nova gestão ficará a cargo das direções das escolas.

A Equipe da Secretaria realizou visitas nas escolas municipais, para conhecer as demandas mais urgentes, tanto no espaço físico, no material pedagógico e recursos humanos, já iniciando algumas mudanças nas dependências da secretaria e nas escolas, com apoio da Secretaria de Obras, para um melhor aproveitamento e praticidade no ambiente de trabalho.

Continue lendo

Veja Isso