Leonardo Lamachia participou de um almoço de advogados no Ilê Restaurante, promovido pelo presidente da Subseção de Ibirubá Mario Sérgio De Bortoli
O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia visitou o Ibirubá no último final de semana, onde participou de um almoço entre os advogados, promovido pelo o presidente da subseção Mario de Bortoli.
Lamachia já participou de 77 novas posses de presidentes das subseções pelo estado, mas não compareceu em Ibirubá na ocasião por problemas de saúde.
O objetivo do encontro foi debater as demandas e desafios que a advocacia gaúcha enfrenta, como a falta de servidores, oficiais de justiça e acúmulo de processos.
“Os fóruns ficaram fechados por muito tempo, em uma realidade onde tínhamos 50% dos processos físicos ainda. Temos essa dificuldade e para isso nos reunimos mensalmente com o corregedor do Estado, para avançar nessas questões”, observou.
Em relação a construção de um novo fórum em Ibirubá, Lamachia se comprometeu em realizar uma reunião com o Tribunal de Justiça para debater a possibilidade de investimentos, assim como, a construção de uma nova sede da OAB no município.
Qualidade dos advogados
Na visão do presidente, a qualidade da advocacia gaúcha é muito boa, qualificada e forte. No entanto, a nível nacional esse cenário não é o mesmo.
Ao todo são 1.900 cursos de direito no Brasil, mas apenas 190 são recomendados pela OAB.
“Por isso a importância do exame da OAB, porque o profissional que sai de uma faculdade de direito lida com bens do cidadão, com a liberdade, o patrimônio, a honra. Tem que estar muito bem preparado. É um filtro necessário para aferir a qualidade”, afirma.
Lamachia observa de forma crítica a posição do STF quando alguns ministros concedem entrevistas falando sobre processos que estão em julgamento, ele acredita que esse posicionamento pode deixar ainda mais polarizado o cenário no país.
“Acompanhamos com preocupação esse cenário, é uma polarização política e que acaba se intensificando pelo Brasil”, observa.
Há quatro meses no cargo, Lamachia já visitou 77 subseções e participou de 72 novas posses de presidentes. As visitas ao interior do Estado vão ao encontro da proposta de campanha, que busca a proximidade com as subseções.
A mensagem que deixa para os advogados é a importância e o orgulho da profissão, conceituada por ele como “trincheira da cidadania”.
“A minha mensagem é de otimismo, esperança e força. Vamos superar essa crise que a advocacia gaúcha enfrenta, por isso ter orgulho da nossa instituição que há 90 anos presta um trabalho de relevantes serviços a sociedade”, afirma.