Prefeito de Chiapeta visita Quinze de Novembro

Na última terça-feira (23), a Prefeitura Municipal de Quinze de Novembro recebeu uma visita especial, o prefeito de Chiapeta, município há cerca de 270km de distância de Quinze de Novembro, Eder Both (PP), aproveitou a passagem pela região e visitou o Prefeito Municipal Gustavo Stolte e o vice Marcos Petri. O motivo, segundo Eder, é buscar ideias para novos projetos em Chiapeta, que possui 4 mil habitantes e características semelhantes a Quinze de Novembro “Me chamou a atenção a iluminação pública de leds, e a pavimentação asfáltica no interior” destacou Both. Outro ponto observado foi o potencial no turismo. Acompanhe a entrevista completa?

OAJ ENTREVISTA: Quais são os municípios maiores em torno de Chiapeta?

Prefeito Eder Both: Chiapeta possui quatro mil habitantes, fica ao lado de Santo Augusto, há uma hora de Ijuí, Três Passos e Santa Rosa, estamos no meio desse raio. Mas Santo Augusto acaba sendo um centro de saúde e educação. 

OAJ ENTREVISTA: Vocês querem diversificar para conseguir mais recursos, o que chamou a atenção em Quinze de Novembro?

Prefeito Eder Both: Há muito tempo ouvimos falar do município, antes mesmo do Gustavo ser prefeito nós já nos conhecíamos, e depois da eleição sempre nos encontramos e conversamos. Hoje acompanhamentos pela imprensa, pela mídia, acompanhamos que é um município próspero, bem cuidado, bem administrado. Precisamos focar muito em turismo, agricultura,  que destaca para nós a iluminação pública e a pavimentação das rodovias do interior. Temos o trabalho de fazer a manutenção dessas estradas, para escoar a produção de leite, ração, suínos, que não tem hora para transitar e ao mesmo tempo que vem a safra eles precisam transitar. Acaba sendo um trabalho de enxugar gelo. O asfalto é uma solução definitiva, por isso é importante, mas os valores são altos. Em Chiapeta estamos fazendo uma parceria público privada, de um trecho de 15 kms de calçamento, que estão em fase final, por isso sempre é bom conhecer novas experiências. O turismo sabemos que é um grande impulsionador de desenvolvimento, mas que depende do empreendedor e do apoio das administrações. Parabenizo esses empreendedores de Quinze de Novembro. 

OAJ ENTREVISTA: Vocês possuem um  canal de comunicação e decisões como o COMAJA?

Prefeito Eder Both: Nós temos a Associação dos Municípios Amuceleiro, a qual o município pertence, a sede é em Três Passos. O consórcio que temos é o SISA em Ijuí, onde juntamos os 21 municípios da Amuceleiro, da Amuplam e as duas juntas criaram um consórcio, focado na área da saúde e em outras áreas. Prefeitos municipais têm responsabilidade de resolver problemas de pessoas muito próximas, são compromissos que exigem que estejamos sempre dispostos. 

OAJ ENTREVISTA: Como está a agricultura e saúde na região? 

Prefeito Eder Both: Na área de grãos tivemos no último ano a questão do milho, uma estiagem que afetou bastante, nossa economia depende da soja, que estamos com bons anos de safra. Ano passado não sofremos com essa seca, a produção de grãos em especial a soja está indo bem e indo bem, ela desenvolve a cidade, o comércio. Temos muitos produtores de leite, que tem um custo muito alto, temos que desenvolver muitas intervenções de políticas públicas principalmente para os pequenos produtores. A Covid-19 também assolou nossa comunidade assim como no mundo todo, até está terça-feira estávamos com 36 casos ativos no município, estamos vivendo esse pico, tivemos quatro óbitos. Temos a  vacina que é uma grande esperança, que começou a ser aplicada de forma tímida, mas que contamos com isso para se reerguer e sair desse momento. 

Autor: Rádio Cidade Ibirubá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *