OS ÍNDIOS NEGROS DOS ESTADOS UNIDOS…

Sempre que ouvimos falar dos povos nativos da América do Norte, nos vem à mente a expressão “peles vermelhas”, muito usada na literatura e nas produções de Hollywood. Desde então esse tom de pele tornou-se um estereótipo para designar os indígenas norte-americanos.

No entanto, existem índios pretos também. Você sabia?

Os índios negros são índios culturalmente nativos norte-americanos, que também possuem uma herança afro-americana significativa. Muitos povos indígenas das florestas orientais, como o Narragansett, Pequot, Wampanoag, Seminole e Shinnecock, bem como de nações historicamente do sudeste, como Choctaw, Creek e Cherokee, possuem um grau significativo de sangue africano e muitas vezes ascendência européia também.

NA HISTÓRIA…

Historicamente, certas tribos nativas americanas tiveram relações estreitas com afro-americanos, especialmente em regiões onde a escravidão era predominante ou onde negros livres residiram. Membros das Cinco “Tribos Civilizadas” (Creek, Chickasaw, Choctaw, Seminole e os Cherokee), participaram da prisão de afro-americanos escravizados no Sudeste e alguns escravos ou ex-escravizados migraram com eles para o Oeste na Trilha das Lágrimas em 1830 e mais tarde durante o período da “Remoção dos Índios”.

Em tratados de paz com os EUA após a Guerra Civil Americana, as tribos escravistas, que se aliaram aos Confederados, eram obrigadas a emancipar os escravos e dar-lhes plenos direitos de cidadania em suas nações. Desde então, ficou o legado dessa miscigenação. Alguns exemplos estão nas fotos a seguir, inclusive de obras literárias sobre o tema.

Autor: Rádio Cidade Ibirubá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *