Oportunidade para ingresso no IF Campus Ibirubá

Processo de ingresso de estudantes está com inscrições abertas até domingo 

As inscrições para o próximo processo de ingresso de estudantes em cursos técnicos e superiores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estão abertas até o dia 4 de abril e o site do Processo Seletivo (PS) já está no ar. Acessando o endereço ingresso.ifrs.edu.br, os candidatos poderão conferir a lista de cursos e vagas ofertadas neste PS em cada um dos 17 campi do IFRS. Há também uma lista com Perguntas Frequentes na capa do site, além de mais informações sobre tipos de cursos, cotas e verificação étnico-racial.

No site ingresso.ifrs.edu.br, serão publicados os documentos com o detalhamento da seleção (editais). No site de ingresso será informado também o link para o formulário de inscrições, que este ano ocorrerão de forma totalmente on-line. O candidato precisa ter um CPF e um RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo). Não haverá cobrança de taxa de inscrição. E mesmo depois de inscritos, os candidatos devem seguir acompanhando o site ingresso.ifrs.edu.br, pois serão divulgadas novidades, resultados e orientações.

Nos 17 campi do IFRS*, serão ofertadas aproximadamente 1.900 vagas para cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio e para cursos superiores de graduação. Para entender melhor, confira a página “Cursos/Tipos de curso” no site ingresso.ifrs.edu.br. Vale lembrar que os cursos são gratuitos (não há cobrança de mensalidades).

Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19, a instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente. Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público. Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2010, até o ano de 2020. Então, o candidato poderá optar se quer concorrer via sorteio, via nota do Enem ou pelas duas formas. Para os cursos superiores de graduação, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2010, até o ano de 2020. A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 80%, tanto nos cursos técnicos quanto nos de graduação. Este processo não terá cobrança de taxa de inscrição para os candidatos. Alguns cursos terão seleção e matrículas neste PS, porém o início das aulas será no segundo semestre de 2021. Essa informação consta da lista de cursos divulgada no site ingresso.ifrs.edu.br. Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, enquanto durar a situação de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.

Autor: Rádio Cidade Ibirubá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *