É POSSÍVEL PERDER GORDURA SEM PERDER MASSA MUSCULAR?

PERDER GORDURA SEM PERDER MASSA MUSCULAR é possível sim, mas não é tão simples, uma vez que as vias de sinalização intracelular que favorecem processos catabólicos são antagônicas às vias de sinalização que favorecem processos anabólicos.

Em restrição calórica o corpo tende a favorecer mais a oxidação de gordura, mas também vai aumentar o catabolismo de carboidratos e proteínas. É possível reduzir a degradação de proteínas e até mesmo ter balanço nitrogenado positivo (síntese proteica > degradação proteica) com ajustes na dieta, no treinamento e no ambiente hormonal.

O EXERCÍCIO ajuda a prevenir a perda de massa muscular (mesmo aeróbico), principalmente a musculação. A musculação promove uma sinalização que estimula a síntese proteica, mas o ganho de massa muscular depende de outros fatores, principalmente do balanço energético, composição da dieta e também do ambiente hormonal. Indivíduos com mais gordura corporal (obesos) têm menor risco de perder massa muscular em déficit calórico e indivíduos magros têm risco maior.

Um indivíduo iniciante também tem maior chance de ganhar massa muscular se a restrição calórica não for tão grande e a composição da dieta for adequada, contendo mais proteínas (~2,0 – 3,5 g/kg) e sem uma grande restrição de carboidratos. Isso acontece porque parte da energia gerada pelo catabolismo de gorduras pode ser utilizada para aumentar a síntese proteica, desde que haja sinalização para isso (musculação).

Autor: Rádio Cidade Ibirubá

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