Connect with us

Notícias Gerais

Documento de propriedade de veículos passou a ser digital

Published

on

Com o objetivo de unificar todas as informações sobre veículos em um único documento, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determinou o fim do Certificado de Registro de Veículo (CRV) impresso em papel-moeda a partir desta segunda-feira (4/1/2021). Antigamente conhecido como DUT (Documento Único de Transferência), o documento que certifica a propriedade do veículo também passará a ser digital, integrado ao documento de licenciamento anual. Assim, dados sobre a propriedade e sobre o licenciamento do veículo ficarão reunidos no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e). A mudança foi definida na Resolução 809/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no Diário Oficial da União em 24 de dezembro e vale para todo o Brasil.

 A nova norma traz como principais vantagens mais praticidade, agilidade e velocidade no acesso ao documento do veículo, que será disponibilizado digitalmente em até um dia útil, não sendo mais necessário que o proprietário aguarde a impressão e a entrega do documento pelos Correios. Também não há mais risco de perda, extravio ou de documento danificado, visto que ele sempre estará disponível eletronicamente no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, na Central de Serviços do DetranRS e ainda no portal de serviços do Denatran.

 Todos os CRVs expedidos em papel-moeda e em boas condições seguirão válidos e deverão ser mantidos para utilização em futura transferência de propriedade. Para os veículos registrados (primeiro emplacamento, transferência de propriedade, alteração de características etc.) a partir desta segunda (4/1), que receberão o documento que certifica a propriedade do veículo integrado ao documento de licenciamento anual no formato digital, deverão solicitar a expedição da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e) quando for confirmada uma transação comercial de compra/venda.

 Para a frota de veículos do RS, a ATPV-e será disponibilizada mediante requerimento do atual proprietário do veículo presencialmente no Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA). Os dados do comprador deverão ser informados para que a autorização seja impressa. De posse do documento, vendedor e comprador deverão comparecer ao cartório/tabelionato para assiná-lo e reconhecer firma por autenticidade, declarando estar de acordo com a transferência da propriedade do veículo, nos termos das informações constantes no documento, responsabilizando-se pela veracidade das informações ali declaradas. A partir daí, o processo de transferência poderá ser encaminhado pelo novo comprador normalmente no CRVA, bem como a Comunicação de Venda do antigo proprietário ao DetranRS, respeitando-se os prazos previstos na legislação vigente.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Gerais

Coluna Alexandro – ENEM 2021 o que você precisa saber!

Published

on

Com o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – você pode entrar na universidade, no Brasil, e também em algumas universidades em Portugal. A sua importância é tão grande, que hoje muitas universidades usam a nota do Enem como único critério de seleção dos candidatos. Há outras, por sua vez, que usam a nota do exame para complementar a do vestibular.

Sisu, Prouni e Fies:

O Sisu, o Prouni e o Fies são programas que usam a nota do Enem para a seleção de candidatos. Para tanto, você precisa se inscrever no programa pretendido usando o número de inscrição e a senha que usa no Enem, mais precisamente no site do Inep. Fique atento nas datas em que essas inscrições podem ser feitas!

·       Sisu – Sistema de Seleção Unificada: oferece vagas em universidades públicas sem que os estudantes tenham que prestar vestibular.

·       Prouni – Programa Universidade para Todos: concede bolsas de estudo em universidades privadas.

·       Fies – Fundo de Financiamento Estudantil: financia a graduação no ensino superior em cursos que não são gratuitos.

·        

Provas do Enem

As provas do Enem são divididas em dois dias:

No primeiro dia, o participante tem 5h30 para responder 45 questões de múltipla escolha por cada uma das seguintes áreas de conhecimento do ensino médio, ou seja, 90 questões ao todo:

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasLíngua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Ciências Humanas e suas TecnologiasHistória, Geografia, Filosofia e Sociologia.
RedaçãoTexto dissertativo-argumentativo com mínimo de 7 linhas até o limite de 30 linhas. São zeradas as redações que tenham 7 ou menos linhas.

 COMO SE ORGANIZAR E ESTUDAR

01 – Organize um cronograma de estudos:

Sabendo o que deve cair na prova, programe os dias e horários de seus estudos. Também é fundamental escolher um ambiente calmo e tranquilo.

02 – Priorize as matérias:

Sabemos que existem disciplinas mais difíceis para cada um, então o ideal é que o tempo dedicado a elas seja maior. Liste os conteúdos mais complexos e dívida as áreas por dia, assim fica mais fácil se concentrar e estudar.

03 – Faça as provas de exames anteriores:

Testar o conhecimento tem grande valor durante os estudos. Por isso, realizando provas anteriores é possível prever as dificuldades e o tempo que será gasto em cada questão e, assim, direcionar seus estudos com mais

Assertividade. Lembre-se que o Simulado realizado no site:  https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/simulado pode ajudar muito a estudar sobre possíveis questões que irão cair na prova.

04 – Treine a redação:

A redação tem grande peso para composição da nota, portanto é bom estar preparado! Veja quais são os critérios cobrados na prova para reforçar nos estudos, e fique antenado ao longo do ano a possíveis temas.

05 – Busque ajuda alternativa:

Para ajudar nos estudos pesquise sites e canais no youtube que tenham vídeo aulas para te ajudar a estudar de maneira diferente, mas lembre-se, é de vital importância o contato com as principais bibliografias.

Continue lendo

Notícias Gerais

Você conhece o caminho da energia elétrica que chega até a sua casa?

Published

on

Há 50 anos, a Coprel leva energia através de seus serviços aos cooperantes. Mas o que poucos sabem é: de onde vem essa energia que é consumida todos os dias? A energia elétrica provém de diferentes fontes, entre elas, das hidrelétricas. O processo resultante desta estação geradora inicia com a queda d’água que movimenta um gerador, que transforma essa força de energia mecânica, em energia elétrica.

Para chegar até as residências, a energia elétrica é transportada pelas linhas de transmissão de alta tensão. E, no momento que ela chega às cidades, passa pela subestação rebaixadora. E dessa forma, a energia elétrica passa pela rede de distribuição (postes e cabos que vemos diariamente nas ruas e estradas), que antes de chegar nas residências passa pelos transformadores de distribuição para rebaixarem a voltagem para 220 volts. Detalhe: os transformadores da Coprel podem ser identificados pela cor laranja. Por fim, a energia elétrica chega na caixa do medidor (relógio de luz), e ao ligar os aparelhos eletrônicos na tomada que o caminho se completa. No Brasil, 66% da energia produzida é de hidrelétricas!

Continue lendo

Notícias Gerais

Coprel celebra 53 anos de história

Published

on

A Coprel inicia o ano de 2021 celebrando mais um aniversário. No dia 14 de janeiro, a cooperativa comemora 53 anos de história. Pela primeira vez, não foi possível a realização de celebrações, eventos ou reuniões presenciais alusivas ao aniversário, devido à situação atual de saúde pública. No entanto, a Coprel encontrou nos bons resultados e trabalho, uma forma de celebrar a data. A cooperativa manteve seu plano de investimentos para ampliação e melhorias no sistema de distribuição de energia, investindo mais de 40 milhões de reais em sua área de atuação. Realizou adequações em processos e negócios de forma conjunta com a Coprel Geração, resultando em reorganizações de atividades e alocação de colaboradores. A Coprel Geração, inclusive, teve excelentes índices de desenvolvimento, ampliando a oferta de serviços oferecidos e o número de clientes nos serviços de Operação e Manutenção.

Uma grande conquista da Coprel foi a redução nas tarifas de energia, graças à participação em um leilão de energia, algo até então inédito para o cooperativismo. As tarifas tiveram redução média de 8% em 2020, e em 2021 devem baixar novamente. Ao todo, a redução nestes dois anos, será próxima aos 20%. Quando a Coprel foi fundada, seu objetivo era de levar energia às famílias rurais. Hoje, toda a população residente nos municípios atendidos pela cooperativa possuem energia elétrica. O grande desafio atual é levar comunicação de qualidade para o interior, o que tem sido feito através dos serviços da Coprel Telecom, que também está crescendo em número de clientes, área de atuação e tecnologia embarcada em seus serviços a cada ano, para conectar mais famílias.

O presidente Jânio Vital Stefanello avalia que o ano será muito desafiador, mas com boas oportunidades de crescimento. “De forma conjunta com o início de mais um ano de trabalho, celebramos 53 anos de história, e temos o entendimento de que a nossa responsabilidade enquanto fornecedores de um serviço essencial para a comunidade é cada vez maior. A Coprel ganha experiência, e compartilha aprendizado e desenvolvimento. Sentimos a necessidade de estarmos sempre conectados às demandas dos nossos cooperantes, que também estão em constante evolução. Com nossa equipe de colaboradores, cooperantes, conselheiros e empresas parceiras, queremos estar sempre prontos para abraçar todas as oportunidades de sermos uma cooperativa maior e melhor para nossos cooperantes. A cada um que faz a Coprel acontecer, fica a nossa homenagem pela passagem dos 53 anos da cooperativa”.

Continue lendo

Notícias Gerais

Conheça os secretários municipais de Fortaleza dos Valos

Published

on

Em Fortaleza dos Valos, os secretários de cada pasta foram definidos no início do mês de janeiro. Conforme divulgação da Administração Municipal, os responsáveis pelas secretarias municipais, com alteração somente na Secretaria de Educação Cultura e Desporto, que já tem a frente a professora Ana Marlise F. Rauber. Três dos secretários já comandavam as pastas desde abril do ano de 2020.

São eles: 

Ana Marlise Rouber – Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto 

Giancarlo Fernandes Rubin, Secretario Municipal de Agropecuária, Meio Ambiente e Turismo 

Luis Carlos de Bortoli – Secretario Municipal de Obras e Trânsito 

Ismael Terhost – Secretario Municipal de Fazenda 

Giovane Corrêa Nogueira – Secretario Municipal de Administração e Planejamento 

Elaine Pegoraro Doll – Secretaria Municipal Assistência Social e Habitação 

Janice Bock Oliveira – Secretaria Municipal da Saúde 

Continue lendo

Notícias Gerais

Ordem de início da construção do Ginásio Municipal de Esportes em Fortaleza dos Valos é assinada

Published

on

Na manhã desta quinta-feira (14), foi assinada pela Prefeita de Fortaleza dos Valos, Marcia Rossatto Fredi e o Arquiteto e Urbanista da prefeitura Diógines Rubert Librelotto, a ordem de início da construção do Ginásio Municipal. A empresa vencedora do processo licitatório para a construção já foi notificada para que inicie o trabalho de construção da obra que terá 1.712,03m² ao todo. A primeira etapa deve iniciar nos próximos dias.

Continue lendo

Notícias Gerais

Quinze de Novembro começa a construção de caminhódromo

Published

on

A cada dia o município de Quinze de Novembro caminha rumo ao desenvolvimento. Logo nas primeiras semanas do novo mandato à frente da Administração Municipal, o prefeito Gustavo Peukert Stolte, afirmou a construção de um caminhódromo na entrada da cidade, às margens da VRS-824. A obra será feita com recursos próprios do município.

Continue lendo

Notícias Gerais

Recepção da Prefeitura Municipal de Quinze de Novembro recebe melhorias

Published

on

A Administração Municipal de Quinze de Novembro implantou um novo protocolo de atendimento para a comunidade e público em geral. O objetivo é proporcionar mais agilidade, organização e transparência nos serviços públicos. Ao adentrar no prédio da Prefeitura, o munícipe será recepcionado por uma colaboradora no balcão de atendimento, informando a sua solicitação. A recepcionista entrará em contato com o departamento responsável que irá realizar o atendimento. Foi instalado um espaço de atendimento e reuniões no saguão da prefeitura municipal para facilitar o processo.

Segundo o prefeito municipal Gustavo Stolte, esta mudança no formato de atendimento teve início no ano passado, como uma organização necessária para reduzir a circulação de pessoas e evitar aglomerações. “Percebemos que o atendimento centralizado na recepção da prefeitura trouxe mais agilidade, organização e transparência, e por isso definimos essa profissionalização que visa melhorar a prestação dos serviços públicos nas mais diversas áreas”, destacou o prefeito de Quinze de Novembro. Também foi realizada a reorganização de salas internas visando melhor distribuição dos espaços de trabalho.

Continue lendo

Notícias Gerais

Junta de Serviço Militar de Quinze de Novembro faz chamada a listados

Published

on

O secretário da junta de serviço militar de Quinze de Novembro, Sr. Irio Schwantes, solicita o comparecimento dos abaixo listados junto à Prefeitura Municipal para a assinatura do relatório de designação e também para tomarem conhecimento da data de seleção complementar. Todos devem trazer consigo o Certificado de Alistamento Militar. Atendimento das 7h às 13h. O prazo de comparecimento vai até o dia 29 de janeiro.

  1. Alexsandro Leandro Guimarães
  2. Anderson Klesener
  3. André Felipe Silveira Niediedt
  4. Cassio Lamb Dietze
  5. Deividi Marques Trenhago
  6. Diogo Lopes de Melo
  7. Djonatan Amaral
  8. Eduardo Isaias de Matos
  9. Eduardo Willian Horst
  10. Eliton Birgheuer
  11. Iagor Eickstaedt
  12. Ismael Felipe Blasi
  13. João Vitor Jost Prediger
  14. Jonas Ezaqueu Hahn
  15. Jordano Edmundo Fruhling
  16. Luciano Schultz
  17. Marco Alan Korb Campos
  18. Mateus de Oliveira Correa
  19. Sávio Alan Eggers Rannow
  20. Vitor Seibert Branco

Continue lendo

Notícias Gerais

Quinze de Novembro registra primeiro óbito por covid-19

Published

on

Nesta quarta-feira (13), o município de Quinze de Novembro registrou o primeiro óbito em decorrência da Covid-19. A paciente, Roseane Vargas de Campos tinha 70 anos e estava internada na UTI em Cruz Alta desde o dia 6 de janeiro. O sepultamento aconteceu no Cemitério Católico de Quinze de Novembro.

Continue lendo

Notícias Gerais

Márcia Rossatto Fredi é eleita presidente do Comaja

Published

on

Márcia Rossato é a primeira mulher a comandar o consórcio

Na manhã desta segunda-feira (11), ocorreu na cidade de Tapera a primeira reunião do Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto Serra do Botucaraí (COMAJA) do ano de 2021. Dentre os assuntos, ocorreu a eleição da presidência para o biênio 2021/2022, onde foram eleitos:

– Presidente – Marcia Rossatto Fredi – Fortaleza dos Valos (AMAJA)

– 1° Vice-Presidente – Gilso Paz – Tio Hugo (AMASBI)

– 2° Vice-Presidente – Volmar Kuhn – Tapera (AMAJA)

– Secretário – Rodrigo Trindade – Mormaço ( AMASBI)

Salienta-se que Marcia Rossatto Fredi é a primeira mulher presidente do Consórcio.

Continue lendo

Veja Isso