Connect with us

Notícias Gerais

Conab prevê produção recorde de grãos na safra 2020/21

Published

on

O Brasil deverá produzir 268,9 milhões de toneladas de grãos, segundo o 2º Levantamento da safra de grãos 2020/21, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O número supera em 11,9 milhões de toneladas (4,6 %) o que foi produzido na temporada de 2019/2020.Na comparação com as estimativas apresentadas o volume estimado no mês passado, houve aumento de 269 mil toneladas. Com este resultado, o Brasil caminha para bater novo recorde, após já ter se tornado o maior produtor mundial. Algo que, segundo a Conab, deve se manter na próxima safra, uma vez que a soja praticamente alcançou o nível de plantio da safra passada. Segundo o gerente de Levantamento e Avaliação de Safra da Conab, Kleverton Santana, mostra a capacidade de plantio do país. “Esse atraso em relação à safra passada foi anulado nessa semana e a gente espera que ultrapasse a semana passada já na semana que vem”, disse ele ao apresentar o levantamento. O aumento da área plantada também deve contribuir para o recorde. A previsão é de que sejam cultivados 67,1 milhões de hectares (número 1,8% maior do que o da safra passada).

A nova estimativa considera a recuperação da produtividade das culturas da soja e do milho primeira safra, severamente prejudicadas pela estiagem em 2019, em especial no Rio Grande do Sul. De acordo com a Conab, a produção de soja deve chegar a 135 milhões de toneladas, em uma área estimada em 38,2 milhões de hectares. A safra total de milho também deverá ser a maior da história, com produção estimada em 104,9 milhões de toneladas, produzidas em uma área total de 18,4 milhões de hectares.

Chuvas

Apesar do atraso das chuvas neste ano, os produtores aceleraram o ritmo. Até a última sexta-feira, o plantio alcançava 55% da área estimada, contra 56% no mesmo período da safra passada. O milho estava em 54%, contra 42% há um ano; e o plantio do arroz, com 67% até o dia 6, percentual superior aos 53% da safra anterior. “Tivemos chuvas abaixo da média no momento do plantio. Assusta um pouco essas chuvas abaixo da média ou o atraso das chuvas que aconteceu em setembro/outubro. Mas o problema para culturas como a soja normalmente são quando ocorre veranicos em dezembro ou janeiro, a depender do momento do plantio ou do local do país”, acrescentou Santana. Segundo ele, nesse momento há ainda possibilidade de recuperação, inclusive em regiões de potencial de produtividade. “As previsões de precipitações são boas para a próxima semana, e isso deve favorecer muito a cultura da soja nessas regiões. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é de que vem grandes volumes de chuvas consideráveis no país todo”, reforçou. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Gerais

Jovem perde a vida em acidente

Published

on

Por volta das 15h30min de quarta-feira (13), um acidente de trânsito em Selbach envolvendo um VW – Cross Fox, que trafegava na ERS-402, sentido Colorado, capotou nas proximidades do Passo do Padre, no km 6, após uma curva. Segundo informações do Batalhão Rodoviário da Brigada Militar de Tapera/RS, a suspeita é que a condutora, única ocupante do automóvel, tenha perdido o controle. Ela foi identificada como Liegi Castioni Cervo, natural de Colorado. A ambulância da Prefeitura Municipal de Colorado socorreu Liegi até o hospital de Espumoso. Devido a gravidade das lesões, a jovem acabou falecendo, ela tinha 21 anos, era solteira e concluiu faculdade de Odontologia no fim de 2020, na Fasurgs em Passo Fund. Os  atos de despedida aconteceram na comunidade de Linha Paquinhas, interior de Colorado. O enterro aconteceu no Cemitério São João Batista, de Colorado/RS.

Continue lendo

Notícias Gerais

Ao apagar das luzes de 2020 a Cotribá em parceria com a Ecoagro disponibiliza Crédito no Valor de 53 Milhões através do CRA

Published

on

É muito gratificante perceber os resultados de um trabalho incessante. A Cotribá sempre em busca de alternativas aos seus produtores foi pesquisar opções de solução de crédito, indo em busca de novas soluções. Para tanto, esteve trabalhando junto a securitizadora Ecoagro desde outubro de 2019 e nesse findar de 2020 concretiza uma operação de R$ 53 milhões de reais. Foram contemplados 118 produtores que aderiram a essa nova modalidade de custeio através dos Certificados de Recebíeis do Agronegócios – CRA.

“Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) são títulos de renda fixa lastreados em recebíveis originados de negócios entre produtores rurais, ou suas cooperativas, terceiros, abrangendo financiamentos ou empréstimos relacionados à produção, à comercialização, ao beneficiamento ou à industrialização de produtos, insumos agropecuários ou máquinas e implementos utilizados na produção agropecuária.” A Cotribá contou com o apoio da Ecoagro securitizadora, que foi o elo entre a Cooperativa e o mercado de Capitais, a qual estruturou a operação financeira entre cooperativa e investidores para custeio direto aos produtores rurais da Cooperativa.

Para a cooperativa e seus produtores é uma oportunidade de buscar recursos no mercado de capitais, com forma de pagamento diferenciada nessa operação. O produtor teve o benefício de pagamentos em 4 parcelas, levando ao produtor um fôlego financeiro para um maior investimento na produção da próxima safra, visando um aumento de produtividade e folga em seu fluxo de caixa, visto estarmos vindo de uma estiagem severa em toda a área de atuação da Cooperativa.

Nesse processo desprendemos de muito trabalho, mas como um dos valores da cooperativa é a inovação, aí está um processo totalmente inovador  e inédito no RS, visto ser a primeira emissão de CRA com lastro das CPRFs eletrônicas, geradas na plataforma Digital Agromatic (empresa parceira da Cooperativa nessa operação) e registradas na B3.

 Todo o processo de originação, emissão e registro das CPRFs aconteceram em 30 dias e teve o comprometimento e atenção de todo nosso corpo técnico e líderes, os quais trabalharam incansavelmente em contato com os produtores levando essa alternativa de custeio e alívio para as obrigações dos produtores, as quais foram originadas na formação da cultura de soja.

Para a Cotribá estar atendendo aos anseios de seus produtores, após esse ano que nos trouxe grandes desafios, poder disponibilizar recursos através de uma ferramenta de crédito inovadora e poder contemplar nesse momento 118 produtores em toda a área de atuação, traz a certeza de que estamos cumprindo com o nosso papel que é de estar ao lado do produtor sempre levando soluções para seus negócios, apresentando soluções para aumento de produtividade e rentabilidade.

Tenho um orgulho enorme em ter liderado este grandioso projeto, inovador e pioneiro no RS, mas o sucesso de toda a operação ter acontecido em tempo recorde de 30 dias é estar acompanhada de uma equipe coesa e em prol do mesmo objetivo. Agradecimentos as equipes Cotriba que embarcaram e acreditaram no projeto, a Ecoagro e Agromatic; corroboramos a premissa que cooperação nos leva a farta colheita.

 “Gostaríamos de parabenizar a Cotribá em seus 110 anos, por essa iniciativa e parceria na emissão do CRA que, de forma inédita, conseguimos beneficiar 118 cooperados, com o que há de mais inovador na captação de recursos no mercado de capitais.

 Ao emitir 118 CPRFs eletrônicas, através de uma plataforma digital e efetuar o registro no mesmo ambiente onde são negociados os principais instrumentos financeiros do Mercado de Capitais, reforçamos nossa Missão de ser o Elo entre o Agronegócio e o Mercado de Capitais. Agradecemos a Confiança da Cotribá e reforçamos nosso compromisso de ampliar essa parceria, conectando o Mercado de Capitais a todos os cooperados da Cotribá.” Cristiano Macedo, Head Comercial da Ecoagro

Continue lendo

Notícias Gerais

Furto em veículo é registrado em Ibirubá

Published

on

Na quinta-feira (14), a Brigada Militar de Ibirubá registrou um furto em veículo no município. Conforme o Boletim de Ocorrência, um veículo estaria sendo perseguido por outro, quando ambos foram parados pela BM. Um dos motoristas alegou que haviam sido furtadas duas rodas com pneus. Após a revista no outro carro, nada foi encontrado, porém em uma determinada casa as rodas foram identificadas. 

Continue lendo

Notícias Gerais

Obituário

Published

on


09/01 – Romilda Kaiserkamp Schwantes, aos 61 anos, ocorrido em Quinze de Novembro. Deixa esposo Irio Schwantes, filhos Luiz Alberto e Carlo, noras Elisa e Ana Paula, neto Santiago e demais familiares. O sepultamento ocorreu no cemitério da cidade de Quinze de Novembro.


07/01 – Vazolmiro Américo Oliveira, aos 84 anos, ocorrido em sua residência. Deixa Esposa Zélia, filhos Janete, Pedro, Iveti, Paulo, Beatriz e Ângela, genros, noras, netos. O sepultamento aconteceu no Cemitério Católico de Ibirubá.

08/01 – Anita Soprano Medeiros, aos 83 anos, ocorrido no Hospital Annes Dias em Ibirubá. Deixa esposo Noe (in memorian), filhos Marli, Ari Maristela, Margarete e Magali, demais familiares. O sepultamento aconteceu no Cemitério Católico do Portão.

10/01 Edson Spengler, aos 85 anos, ocorrido no Hospital da Comunidade Annes Dias. Deixa filho Jorge (Perfume), irmãos e demais familiares. O sepultamento aconteceu no Cemitério Evangélico de Ibirubá.

 11/01 – Iracema Dresch, aos 87 anos, em Carazinho. O sepultamento aconteceu no interior em Bela Vista,  de Selbach. 

Continue lendo

Notícias Gerais

Brigada Militar de Espumoso prende acusado de estuprar criança de 2 anos

Published

on

Indivíduo que praticou o estupro impretou com o pedido do habeas corpus, e foi liberado da casa prisional

A Brigada Militar de Espumoso prendeu na noite deste sábado, 09, um indivíduo de 20 anos, acusado de ter estuprado uma criança de 2 anos e 8 meses. De acordo com o registro do flagrante, o acusado estava fazendo companhia para a criança e aproveitou a ausência dos pais para cometer o abuso contra a menina.

O crime foi constatado pela mãe da criança, no momento que a mesma foi dar banho na vítima, que reclamou de dores na região genital e contou como o fato aconteceu.

A criança foi encaminhada para o hospital e a violação foi confirmada pelo médico plantonista. Diante disso, os responsáveis foram encaminhados para a DPPA de Soledade para registro de ocorrência. Enquanto isso a BM realizou buscas pela cidade e localizou o acusado no bairro São Valentim, o mesmo foi preso em flagrante, apresentado na referida delegacia e posteriormente ao flagrante encaminhado para o Presídio Estadual de Espumoso.

Na manhã de segunda-feira (11), o indivíduo que praticou o estupro impretou com o pedido do habeas corpus, e foi liberado da casa prisional.

Continue lendo

Notícias Gerais

Morre padre Ivo Barth de Colorado/RS

Published

on

Ivo Barth estava internado desde 25 de dezembro devido a Covid-19

A comunidade católica de Colorado/RS, na região do Alto Jacuí, ficou em luto após a notícia do falecimento do padre Ivo Barth, na tarde de domingo (10). O religioso de 77 anos estava internado no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, onde lutava contra complicações de saúde relacionadas a Covid-19. O pároco positivou no dia 25 de dezembro de 2020, e desde então apresentava quadro clínico instável, segundo informações da diretoria da Paróquia São João Batista, onde Barth era titular. Devido a protocolos, velório e sepultamento serão restritos e com duração reduzida. O enterro deve acontecer em Selbach/RS, terra natal do padre. Ivo Barth completou 51 anos de vida sacerdotal.

Comunicado:

A Paróquia São Tiago de Selbach/RS e seu Pároco – Pe. Aloísio – comunicam com pesar o falecimento do PADRE IVO BARTH, com 77 anos, ocorrido hoje, às 17hs, no Hospital São Vicente, em Passo Fundo. Amanhã, às 10hs, o carro fúnebre passará junto à Igreja Matriz de Colorado e às 10hs e 45min acontecem as cerimônias de despedida e sepultamento no Cemitério Paroquial de Selbach. Logo após, às 11hs e 15min, será celebrada missa na Igreja Matriz de Selbach. Todos os atos fúnebres são restritos à família. Descanse em paz!

Continue lendo

Notícias Gerais

Município de Selbach implanta Coleta Seletiva

Published

on

O município de Selbach, através da Secretaria de Obras, juntamente com as Agentes de Saúde Rural estão implantando o sistema de Coleta Seletiva Rural, que consiste na identificação dos sacos de lixo. Foi solicitado aos moradores das comunidades que o identifiquem através de duas fitas – LARANJA e VERDE, em um primeiro momento as fitas foram distribuídas pelas agentes, mas será de responsabilidade individual. A fita laranja será destinada ao lixo orgânico e a fita verde para  lixo reciclável. O serviço de coleta é realizado duas vezes por mês, sempre nas quintas-feiras. Dúvidas, sugestões ou reclamações podem ser feitas pelo (54) 3387.1144.

Continue lendo

Notícias Gerais

Coluna Alexandro – ENEM 2021 o que você precisa saber!

Published

on

Com o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – você pode entrar na universidade, no Brasil, e também em algumas universidades em Portugal. A sua importância é tão grande, que hoje muitas universidades usam a nota do Enem como único critério de seleção dos candidatos. Há outras, por sua vez, que usam a nota do exame para complementar a do vestibular.

Sisu, Prouni e Fies:

O Sisu, o Prouni e o Fies são programas que usam a nota do Enem para a seleção de candidatos. Para tanto, você precisa se inscrever no programa pretendido usando o número de inscrição e a senha que usa no Enem, mais precisamente no site do Inep. Fique atento nas datas em que essas inscrições podem ser feitas!

·       Sisu – Sistema de Seleção Unificada: oferece vagas em universidades públicas sem que os estudantes tenham que prestar vestibular.

·       Prouni – Programa Universidade para Todos: concede bolsas de estudo em universidades privadas.

·       Fies – Fundo de Financiamento Estudantil: financia a graduação no ensino superior em cursos que não são gratuitos.

·        

Provas do Enem

As provas do Enem são divididas em dois dias:

No primeiro dia, o participante tem 5h30 para responder 45 questões de múltipla escolha por cada uma das seguintes áreas de conhecimento do ensino médio, ou seja, 90 questões ao todo:

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasLíngua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Ciências Humanas e suas TecnologiasHistória, Geografia, Filosofia e Sociologia.
RedaçãoTexto dissertativo-argumentativo com mínimo de 7 linhas até o limite de 30 linhas. São zeradas as redações que tenham 7 ou menos linhas.

 COMO SE ORGANIZAR E ESTUDAR

01 – Organize um cronograma de estudos:

Sabendo o que deve cair na prova, programe os dias e horários de seus estudos. Também é fundamental escolher um ambiente calmo e tranquilo.

02 – Priorize as matérias:

Sabemos que existem disciplinas mais difíceis para cada um, então o ideal é que o tempo dedicado a elas seja maior. Liste os conteúdos mais complexos e dívida as áreas por dia, assim fica mais fácil se concentrar e estudar.

03 – Faça as provas de exames anteriores:

Testar o conhecimento tem grande valor durante os estudos. Por isso, realizando provas anteriores é possível prever as dificuldades e o tempo que será gasto em cada questão e, assim, direcionar seus estudos com mais

Assertividade. Lembre-se que o Simulado realizado no site:  https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/simulado pode ajudar muito a estudar sobre possíveis questões que irão cair na prova.

04 – Treine a redação:

A redação tem grande peso para composição da nota, portanto é bom estar preparado! Veja quais são os critérios cobrados na prova para reforçar nos estudos, e fique antenado ao longo do ano a possíveis temas.

05 – Busque ajuda alternativa:

Para ajudar nos estudos pesquise sites e canais no youtube que tenham vídeo aulas para te ajudar a estudar de maneira diferente, mas lembre-se, é de vital importância o contato com as principais bibliografias.

Continue lendo

Notícias Gerais

Você conhece o caminho da energia elétrica que chega até a sua casa?

Published

on

Há 50 anos, a Coprel leva energia através de seus serviços aos cooperantes. Mas o que poucos sabem é: de onde vem essa energia que é consumida todos os dias? A energia elétrica provém de diferentes fontes, entre elas, das hidrelétricas. O processo resultante desta estação geradora inicia com a queda d’água que movimenta um gerador, que transforma essa força de energia mecânica, em energia elétrica.

Para chegar até as residências, a energia elétrica é transportada pelas linhas de transmissão de alta tensão. E, no momento que ela chega às cidades, passa pela subestação rebaixadora. E dessa forma, a energia elétrica passa pela rede de distribuição (postes e cabos que vemos diariamente nas ruas e estradas), que antes de chegar nas residências passa pelos transformadores de distribuição para rebaixarem a voltagem para 220 volts. Detalhe: os transformadores da Coprel podem ser identificados pela cor laranja. Por fim, a energia elétrica chega na caixa do medidor (relógio de luz), e ao ligar os aparelhos eletrônicos na tomada que o caminho se completa. No Brasil, 66% da energia produzida é de hidrelétricas!

Continue lendo

Notícias Gerais

Coprel celebra 53 anos de história

Published

on

A Coprel inicia o ano de 2021 celebrando mais um aniversário. No dia 14 de janeiro, a cooperativa comemora 53 anos de história. Pela primeira vez, não foi possível a realização de celebrações, eventos ou reuniões presenciais alusivas ao aniversário, devido à situação atual de saúde pública. No entanto, a Coprel encontrou nos bons resultados e trabalho, uma forma de celebrar a data. A cooperativa manteve seu plano de investimentos para ampliação e melhorias no sistema de distribuição de energia, investindo mais de 40 milhões de reais em sua área de atuação. Realizou adequações em processos e negócios de forma conjunta com a Coprel Geração, resultando em reorganizações de atividades e alocação de colaboradores. A Coprel Geração, inclusive, teve excelentes índices de desenvolvimento, ampliando a oferta de serviços oferecidos e o número de clientes nos serviços de Operação e Manutenção.

Uma grande conquista da Coprel foi a redução nas tarifas de energia, graças à participação em um leilão de energia, algo até então inédito para o cooperativismo. As tarifas tiveram redução média de 8% em 2020, e em 2021 devem baixar novamente. Ao todo, a redução nestes dois anos, será próxima aos 20%. Quando a Coprel foi fundada, seu objetivo era de levar energia às famílias rurais. Hoje, toda a população residente nos municípios atendidos pela cooperativa possuem energia elétrica. O grande desafio atual é levar comunicação de qualidade para o interior, o que tem sido feito através dos serviços da Coprel Telecom, que também está crescendo em número de clientes, área de atuação e tecnologia embarcada em seus serviços a cada ano, para conectar mais famílias.

O presidente Jânio Vital Stefanello avalia que o ano será muito desafiador, mas com boas oportunidades de crescimento. “De forma conjunta com o início de mais um ano de trabalho, celebramos 53 anos de história, e temos o entendimento de que a nossa responsabilidade enquanto fornecedores de um serviço essencial para a comunidade é cada vez maior. A Coprel ganha experiência, e compartilha aprendizado e desenvolvimento. Sentimos a necessidade de estarmos sempre conectados às demandas dos nossos cooperantes, que também estão em constante evolução. Com nossa equipe de colaboradores, cooperantes, conselheiros e empresas parceiras, queremos estar sempre prontos para abraçar todas as oportunidades de sermos uma cooperativa maior e melhor para nossos cooperantes. A cada um que faz a Coprel acontecer, fica a nossa homenagem pela passagem dos 53 anos da cooperativa”.

Continue lendo

Veja Isso