Gustavo Ribas – Finanças para Casais

Ensinamentos retirados do livro Casais Inteligentes Enriquecem juntos

Vida conjunta

Quase todas as famílias enfrentam dificuldades em fazer planejamentos e por conta disso realizam escolhas desfavoráveis para o sucesso financeiro. Muitas vezes isso ocorre devido à falta de diálogo sobre as finanças entre o casal.

Um casal em um relacionamento sem confiança e displicente com gastos dificilmente terá como controlar a vida financeira.

Noivado

Mais importante do que manter um bom padrão de vida e a conta fora do vermelho, é ter qualidade de vida. Por conta disso é melhor guardar dinheiro com um propósito definido do que não poupar ou poupar apenas para sobrar dinheiro na conta.

A fase do início do relacionamento é uma “grande oportunidade de aprender a construir a independência financeira”. O problema é que a maioria das pessoas não tem maturidade para realizar boas escolhas nesse período da vida.

Casamento

Construir sonhos e planos em comum: esse é a própria essência do casamento, afinal, se fosse para casar e manter metas e sonhos individuais, melhor seria não ter casado.

Elaborar e respeitar um orçamento em comum: um orçamento que não é respeitado por ambos, além de gerar discussões entre o casal, gera grande dispêndio financeiro.

Manter as contas em dia: contas em atraso geram juros, por isso faça o que for possível para pagar as suas contas em dia, mantendo assim o seu orçamento organizado.

Celebrar a conquista de metas financeiras: a cada meta financeira alcançada, celebrem juntos. É importante viver esse momento de realização.

Enriquecer como objetivo

Procurar manter-se bem informado sobre como lidar com as finanças e como investir seu dinheiro. Estabelecer um planejamento financeiro ajuda o casal a ser mais próspero e ter menos problemas ao decorrer da vida. Vale lembrar que o enriquecimento não acontece sem dificuldades e possíveis discussões.

O fato de haver tempo e recursos restritos não pode ser motivo de abatimento. Mesmo que não seja possível a curto prazo, é muito importante permanecer no objetivo, porque enriquecer é uma questão de escolha.

Os imprevistos no meio do caminho são inevitáveis, mas precisam ser tratados adequadamente.

Sendo assim, não desistam. E contem comigo para ajudar vocês nessa caminhada. Compartilhe com a pessoa amada esse conhecimento.

Gustavo Ribas – Educador Financeiro

Autor: Rádio Cidade Ibirubá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *