Connect with us

Notícias Gerais

Chimarrão: A história e as curiosidades por trás da bebida mais consumida nos lares gaúchos

Published

on

No frio, no calor, não importa, o chimarrão ainda sim, independentemente das intempéries do tempo continua e sempre continuará sendo a bebida mais consumida nos lares gaúchos. O chimarrão não é somente uma bebida para esquentar, não é uma bebida só para matar a sede nos momentos de hidratação, mas também é um símbolo da cultura gaúcha, uma referência do nativismo campeiro que vem muito antes das grandes revoluções gaúchas, chimarrão também é uma cultura mais do que popular. Porém, você caro leitor, mesmo conhecendo o chimarrão desde que se entende por gente, você conhece a verdadeira história do bom e velho chimarrão? Conhece suas origens e benefícios? Bebida símbolo do Rio Grande do Sul, o chimarrão é um legado dos índios Guaranis. Sempre presente no dia a dia, constitui-se de uma das tradições mais representativas deste povo. É também conhecido como mate amargo, mas não tem nada de amargo em seu significado: é sinônimo da hospitalidade e da amizade do gaúcho.

Tradicionalmente é cevado sem açúcar (antigamente o mate doce era essencialmente feminino), preparado em uma cuia (obtida a partir do porongo ou cabaça) e sorvido através de uma bomba. É a bebida proveniente da infusão da erva-mate, planta nativa das matas sul-americanas, inclusive do Rio Grande do Sul.

Um pouco de história

Em alguns estados como no Mato Grosso é comum tomar o tererê, na Bahia é comum comer o acarajé, porém é impossível visitar o Rio Grande do Sul sem experimentar o bom e velho chimarrão. Contam os historiadores que sua descoberta está atrelada aos Guaranis das terras do município paranaense de Guaíra – cerca de 3.000 indígenas famosos por sua vitalidade, força, alegria e hospitalidade, graças ao consumo da infusão dessa espécie de chá, com folhas fragmentadas da erva-mate. É o que hoje chamamos de chimarrão, bebida que se espalhou não só pelo Sul do Brasil mas também por outros estados e países vizinhos.

A constituição do chimarrão é fácil. É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate e água quente. Para iniciar o mate tradicional, a cuia deve ser necessariamente de porongo, nada de cuia de vidro ou madeira. A bomba, por sua vez, nos primórdios era de feita de taquara (bambu), mas nos dias atuais, preferem-se outros materiais, como o metal.

A erva-mate é o segredo do chimarrão, ela define o sabor da bebida, que em geral tem um amargor típico, também podendo ser defumada ou ainda contar com misturas de chás (essa mistura é conhecida como “mate jujado”). Essa erva é originária das folhas e caules finos da árvore Ilex paraguariensis e para estar pronta para o uso, passa por vários estágios de secagem, torragem e trituração. Com o tempo o mate amargo saiu das áreas indígenas e ganhou os grandes povoados e posteriormente com o passar dos anos o chimarrão caiu no gosto popular, tornando-se a bebida símbolo da cultura gaúcha.

Outros países da américa latina, com o passar dos anos também passaram a consumir essa bebida tipicamente gaúcha, países como: Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina. Em algumas localidades do Rio Grande do Sul é muito comum encontrar vários tipos de erva-mate, com misturas de diferentes chás, como anis, menta, hortelã e outros.

Tomar regularmente traz muitos benefícios para a nossa saúde

1- Elimina a fadiga e o cansaço

O chimarrão é rico em alcaloides, principalmente a cafeína, o chimarrão tem a capacidade de ajudar na eliminação da fadiga, diminui também o cansaço mental.

2- Ajuda na digestão

A erva-mate possui propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestinal, depois de um belo almoço de domingo ou aquele churrasco tomar chimarrão ajuda na digestão e também no bom funcionamento do intestino.

3- Diurético

Como o chimarrão deve ser tomado muito quente, ele pode ajudar muito no bom funcionamento dos rins, promovendo a eliminação de líquidos, o que o torna perfeito para combater quem tem retenções e inchaços. O chimarrão tem excelente efeito diurético.

4- Fonte de vitaminas e sais minerais

O chimarrão é considerado um excelente alimento por conter quase todos os ingredientes necessários para o organismo, ele possui minerais: ferro, fósforo, potássio e manganês, completando a dieta.

5- Fonte de antioxidantes

O chimarrão contém uma grande quantidade de antioxidantes, que faz com que o organismo possa combater o envelhecimento celular, seus compostos fenólicos presentes no chimarrão são capazes de retardar o envelhecimento das pessoas.

6- Auxilia na regeneração celular

O chimarrão é um grande aliado no processo de regeneração celular, o que se dá por conta da forte presença de bioativos, esses bioativos, ajudam na manutenção e renovação de nossas células.

7- Estimula atividade física

Ele é perfeito para quem pratica exercícios físicos regularmente, dá mais energia e “esquenta” o corpo  ajudando  na regeneração das células e músculos.

8- Diminui o colesterol ruim

O chimarrão ajuda a diminuir a glicose no sangue. Os compostos fenólicos agem inibindo uma enzima responsável pela síntese de glicose no fígado diminuindo assim o colesterol ruim, também diminuem a capacidade do receptor de glicose no intestino provocando a menor absorção de açúcar.

9- Ajuda no emagrecimento

O chimarrão acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico, isso aumenta a queima de gordura auxiliando assim no emagrecimento.

10- Benéfico para o coração

O chimarrão contém polifenóis que elimina o acúmulo de gordura nas artérias, protegendo o coração, seus altos índices de antioxidantes previnem doenças cardíacas.

Apesar de todos os benefícios da erva mate, pessoas com anemia podem ter seu problema agravado pois o chimarrão pode diminuir a absorção de ferro. A erva mate também aumenta a pressão, devendo ser evitada por hipertensos.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Gerais

Jovem perde a vida em acidente

Published

on

Por volta das 15h30min de quarta-feira (13), um acidente de trânsito em Selbach envolvendo um VW – Cross Fox, que trafegava na ERS-402, sentido Colorado, capotou nas proximidades do Passo do Padre, no km 6, após uma curva. Segundo informações do Batalhão Rodoviário da Brigada Militar de Tapera/RS, a suspeita é que a condutora, única ocupante do automóvel, tenha perdido o controle. Ela foi identificada como Liegi Castioni Cervo, natural de Colorado. A ambulância da Prefeitura Municipal de Colorado socorreu Liegi até o hospital de Espumoso. Devido a gravidade das lesões, a jovem acabou falecendo, ela tinha 21 anos, era solteira e concluiu faculdade de Odontologia no fim de 2020, na Fasurgs em Passo Fund. Os  atos de despedida aconteceram na comunidade de Linha Paquinhas, interior de Colorado. O enterro aconteceu no Cemitério São João Batista, de Colorado/RS.

Continue lendo

Notícias Gerais

Ao apagar das luzes de 2020 a Cotribá em parceria com a Ecoagro disponibiliza Crédito no Valor de 53 Milhões através do CRA

Published

on

É muito gratificante perceber os resultados de um trabalho incessante. A Cotribá sempre em busca de alternativas aos seus produtores foi pesquisar opções de solução de crédito, indo em busca de novas soluções. Para tanto, esteve trabalhando junto a securitizadora Ecoagro desde outubro de 2019 e nesse findar de 2020 concretiza uma operação de R$ 53 milhões de reais. Foram contemplados 118 produtores que aderiram a essa nova modalidade de custeio através dos Certificados de Recebíeis do Agronegócios – CRA.

“Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) são títulos de renda fixa lastreados em recebíveis originados de negócios entre produtores rurais, ou suas cooperativas, terceiros, abrangendo financiamentos ou empréstimos relacionados à produção, à comercialização, ao beneficiamento ou à industrialização de produtos, insumos agropecuários ou máquinas e implementos utilizados na produção agropecuária.” A Cotribá contou com o apoio da Ecoagro securitizadora, que foi o elo entre a Cooperativa e o mercado de Capitais, a qual estruturou a operação financeira entre cooperativa e investidores para custeio direto aos produtores rurais da Cooperativa.

Para a cooperativa e seus produtores é uma oportunidade de buscar recursos no mercado de capitais, com forma de pagamento diferenciada nessa operação. O produtor teve o benefício de pagamentos em 4 parcelas, levando ao produtor um fôlego financeiro para um maior investimento na produção da próxima safra, visando um aumento de produtividade e folga em seu fluxo de caixa, visto estarmos vindo de uma estiagem severa em toda a área de atuação da Cooperativa.

Nesse processo desprendemos de muito trabalho, mas como um dos valores da cooperativa é a inovação, aí está um processo totalmente inovador  e inédito no RS, visto ser a primeira emissão de CRA com lastro das CPRFs eletrônicas, geradas na plataforma Digital Agromatic (empresa parceira da Cooperativa nessa operação) e registradas na B3.

 Todo o processo de originação, emissão e registro das CPRFs aconteceram em 30 dias e teve o comprometimento e atenção de todo nosso corpo técnico e líderes, os quais trabalharam incansavelmente em contato com os produtores levando essa alternativa de custeio e alívio para as obrigações dos produtores, as quais foram originadas na formação da cultura de soja.

Para a Cotribá estar atendendo aos anseios de seus produtores, após esse ano que nos trouxe grandes desafios, poder disponibilizar recursos através de uma ferramenta de crédito inovadora e poder contemplar nesse momento 118 produtores em toda a área de atuação, traz a certeza de que estamos cumprindo com o nosso papel que é de estar ao lado do produtor sempre levando soluções para seus negócios, apresentando soluções para aumento de produtividade e rentabilidade.

Tenho um orgulho enorme em ter liderado este grandioso projeto, inovador e pioneiro no RS, mas o sucesso de toda a operação ter acontecido em tempo recorde de 30 dias é estar acompanhada de uma equipe coesa e em prol do mesmo objetivo. Agradecimentos as equipes Cotriba que embarcaram e acreditaram no projeto, a Ecoagro e Agromatic; corroboramos a premissa que cooperação nos leva a farta colheita.

 “Gostaríamos de parabenizar a Cotribá em seus 110 anos, por essa iniciativa e parceria na emissão do CRA que, de forma inédita, conseguimos beneficiar 118 cooperados, com o que há de mais inovador na captação de recursos no mercado de capitais.

 Ao emitir 118 CPRFs eletrônicas, através de uma plataforma digital e efetuar o registro no mesmo ambiente onde são negociados os principais instrumentos financeiros do Mercado de Capitais, reforçamos nossa Missão de ser o Elo entre o Agronegócio e o Mercado de Capitais. Agradecemos a Confiança da Cotribá e reforçamos nosso compromisso de ampliar essa parceria, conectando o Mercado de Capitais a todos os cooperados da Cotribá.” Cristiano Macedo, Head Comercial da Ecoagro

Continue lendo

Notícias Gerais

Furto em veículo é registrado em Ibirubá

Published

on

Na quinta-feira (14), a Brigada Militar de Ibirubá registrou um furto em veículo no município. Conforme o Boletim de Ocorrência, um veículo estaria sendo perseguido por outro, quando ambos foram parados pela BM. Um dos motoristas alegou que haviam sido furtadas duas rodas com pneus. Após a revista no outro carro, nada foi encontrado, porém em uma determinada casa as rodas foram identificadas. 

Continue lendo

Notícias Gerais

Obituário

Published

on


09/01 – Romilda Kaiserkamp Schwantes, aos 61 anos, ocorrido em Quinze de Novembro. Deixa esposo Irio Schwantes, filhos Luiz Alberto e Carlo, noras Elisa e Ana Paula, neto Santiago e demais familiares. O sepultamento ocorreu no cemitério da cidade de Quinze de Novembro.


07/01 – Vazolmiro Américo Oliveira, aos 84 anos, ocorrido em sua residência. Deixa Esposa Zélia, filhos Janete, Pedro, Iveti, Paulo, Beatriz e Ângela, genros, noras, netos. O sepultamento aconteceu no Cemitério Católico de Ibirubá.

08/01 – Anita Soprano Medeiros, aos 83 anos, ocorrido no Hospital Annes Dias em Ibirubá. Deixa esposo Noe (in memorian), filhos Marli, Ari Maristela, Margarete e Magali, demais familiares. O sepultamento aconteceu no Cemitério Católico do Portão.

10/01 Edson Spengler, aos 85 anos, ocorrido no Hospital da Comunidade Annes Dias. Deixa filho Jorge (Perfume), irmãos e demais familiares. O sepultamento aconteceu no Cemitério Evangélico de Ibirubá.

 11/01 – Iracema Dresch, aos 87 anos, em Carazinho. O sepultamento aconteceu no interior em Bela Vista,  de Selbach. 

Continue lendo

Notícias Gerais

Brigada Militar de Espumoso prende acusado de estuprar criança de 2 anos

Published

on

Indivíduo que praticou o estupro impretou com o pedido do habeas corpus, e foi liberado da casa prisional

A Brigada Militar de Espumoso prendeu na noite deste sábado, 09, um indivíduo de 20 anos, acusado de ter estuprado uma criança de 2 anos e 8 meses. De acordo com o registro do flagrante, o acusado estava fazendo companhia para a criança e aproveitou a ausência dos pais para cometer o abuso contra a menina.

O crime foi constatado pela mãe da criança, no momento que a mesma foi dar banho na vítima, que reclamou de dores na região genital e contou como o fato aconteceu.

A criança foi encaminhada para o hospital e a violação foi confirmada pelo médico plantonista. Diante disso, os responsáveis foram encaminhados para a DPPA de Soledade para registro de ocorrência. Enquanto isso a BM realizou buscas pela cidade e localizou o acusado no bairro São Valentim, o mesmo foi preso em flagrante, apresentado na referida delegacia e posteriormente ao flagrante encaminhado para o Presídio Estadual de Espumoso.

Na manhã de segunda-feira (11), o indivíduo que praticou o estupro impretou com o pedido do habeas corpus, e foi liberado da casa prisional.

Continue lendo

Notícias Gerais

Morre padre Ivo Barth de Colorado/RS

Published

on

Ivo Barth estava internado desde 25 de dezembro devido a Covid-19

A comunidade católica de Colorado/RS, na região do Alto Jacuí, ficou em luto após a notícia do falecimento do padre Ivo Barth, na tarde de domingo (10). O religioso de 77 anos estava internado no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, onde lutava contra complicações de saúde relacionadas a Covid-19. O pároco positivou no dia 25 de dezembro de 2020, e desde então apresentava quadro clínico instável, segundo informações da diretoria da Paróquia São João Batista, onde Barth era titular. Devido a protocolos, velório e sepultamento serão restritos e com duração reduzida. O enterro deve acontecer em Selbach/RS, terra natal do padre. Ivo Barth completou 51 anos de vida sacerdotal.

Comunicado:

A Paróquia São Tiago de Selbach/RS e seu Pároco – Pe. Aloísio – comunicam com pesar o falecimento do PADRE IVO BARTH, com 77 anos, ocorrido hoje, às 17hs, no Hospital São Vicente, em Passo Fundo. Amanhã, às 10hs, o carro fúnebre passará junto à Igreja Matriz de Colorado e às 10hs e 45min acontecem as cerimônias de despedida e sepultamento no Cemitério Paroquial de Selbach. Logo após, às 11hs e 15min, será celebrada missa na Igreja Matriz de Selbach. Todos os atos fúnebres são restritos à família. Descanse em paz!

Continue lendo

Notícias Gerais

Município de Selbach implanta Coleta Seletiva

Published

on

O município de Selbach, através da Secretaria de Obras, juntamente com as Agentes de Saúde Rural estão implantando o sistema de Coleta Seletiva Rural, que consiste na identificação dos sacos de lixo. Foi solicitado aos moradores das comunidades que o identifiquem através de duas fitas – LARANJA e VERDE, em um primeiro momento as fitas foram distribuídas pelas agentes, mas será de responsabilidade individual. A fita laranja será destinada ao lixo orgânico e a fita verde para  lixo reciclável. O serviço de coleta é realizado duas vezes por mês, sempre nas quintas-feiras. Dúvidas, sugestões ou reclamações podem ser feitas pelo (54) 3387.1144.

Continue lendo

Notícias Gerais

Coluna Alexandro – ENEM 2021 o que você precisa saber!

Published

on

Com o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – você pode entrar na universidade, no Brasil, e também em algumas universidades em Portugal. A sua importância é tão grande, que hoje muitas universidades usam a nota do Enem como único critério de seleção dos candidatos. Há outras, por sua vez, que usam a nota do exame para complementar a do vestibular.

Sisu, Prouni e Fies:

O Sisu, o Prouni e o Fies são programas que usam a nota do Enem para a seleção de candidatos. Para tanto, você precisa se inscrever no programa pretendido usando o número de inscrição e a senha que usa no Enem, mais precisamente no site do Inep. Fique atento nas datas em que essas inscrições podem ser feitas!

·       Sisu – Sistema de Seleção Unificada: oferece vagas em universidades públicas sem que os estudantes tenham que prestar vestibular.

·       Prouni – Programa Universidade para Todos: concede bolsas de estudo em universidades privadas.

·       Fies – Fundo de Financiamento Estudantil: financia a graduação no ensino superior em cursos que não são gratuitos.

·        

Provas do Enem

As provas do Enem são divididas em dois dias:

No primeiro dia, o participante tem 5h30 para responder 45 questões de múltipla escolha por cada uma das seguintes áreas de conhecimento do ensino médio, ou seja, 90 questões ao todo:

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasLíngua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Ciências Humanas e suas TecnologiasHistória, Geografia, Filosofia e Sociologia.
RedaçãoTexto dissertativo-argumentativo com mínimo de 7 linhas até o limite de 30 linhas. São zeradas as redações que tenham 7 ou menos linhas.

 COMO SE ORGANIZAR E ESTUDAR

01 – Organize um cronograma de estudos:

Sabendo o que deve cair na prova, programe os dias e horários de seus estudos. Também é fundamental escolher um ambiente calmo e tranquilo.

02 – Priorize as matérias:

Sabemos que existem disciplinas mais difíceis para cada um, então o ideal é que o tempo dedicado a elas seja maior. Liste os conteúdos mais complexos e dívida as áreas por dia, assim fica mais fácil se concentrar e estudar.

03 – Faça as provas de exames anteriores:

Testar o conhecimento tem grande valor durante os estudos. Por isso, realizando provas anteriores é possível prever as dificuldades e o tempo que será gasto em cada questão e, assim, direcionar seus estudos com mais

Assertividade. Lembre-se que o Simulado realizado no site:  https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/simulado pode ajudar muito a estudar sobre possíveis questões que irão cair na prova.

04 – Treine a redação:

A redação tem grande peso para composição da nota, portanto é bom estar preparado! Veja quais são os critérios cobrados na prova para reforçar nos estudos, e fique antenado ao longo do ano a possíveis temas.

05 – Busque ajuda alternativa:

Para ajudar nos estudos pesquise sites e canais no youtube que tenham vídeo aulas para te ajudar a estudar de maneira diferente, mas lembre-se, é de vital importância o contato com as principais bibliografias.

Continue lendo

Notícias Gerais

Você conhece o caminho da energia elétrica que chega até a sua casa?

Published

on

Há 50 anos, a Coprel leva energia através de seus serviços aos cooperantes. Mas o que poucos sabem é: de onde vem essa energia que é consumida todos os dias? A energia elétrica provém de diferentes fontes, entre elas, das hidrelétricas. O processo resultante desta estação geradora inicia com a queda d’água que movimenta um gerador, que transforma essa força de energia mecânica, em energia elétrica.

Para chegar até as residências, a energia elétrica é transportada pelas linhas de transmissão de alta tensão. E, no momento que ela chega às cidades, passa pela subestação rebaixadora. E dessa forma, a energia elétrica passa pela rede de distribuição (postes e cabos que vemos diariamente nas ruas e estradas), que antes de chegar nas residências passa pelos transformadores de distribuição para rebaixarem a voltagem para 220 volts. Detalhe: os transformadores da Coprel podem ser identificados pela cor laranja. Por fim, a energia elétrica chega na caixa do medidor (relógio de luz), e ao ligar os aparelhos eletrônicos na tomada que o caminho se completa. No Brasil, 66% da energia produzida é de hidrelétricas!

Continue lendo

Notícias Gerais

Coprel celebra 53 anos de história

Published

on

A Coprel inicia o ano de 2021 celebrando mais um aniversário. No dia 14 de janeiro, a cooperativa comemora 53 anos de história. Pela primeira vez, não foi possível a realização de celebrações, eventos ou reuniões presenciais alusivas ao aniversário, devido à situação atual de saúde pública. No entanto, a Coprel encontrou nos bons resultados e trabalho, uma forma de celebrar a data. A cooperativa manteve seu plano de investimentos para ampliação e melhorias no sistema de distribuição de energia, investindo mais de 40 milhões de reais em sua área de atuação. Realizou adequações em processos e negócios de forma conjunta com a Coprel Geração, resultando em reorganizações de atividades e alocação de colaboradores. A Coprel Geração, inclusive, teve excelentes índices de desenvolvimento, ampliando a oferta de serviços oferecidos e o número de clientes nos serviços de Operação e Manutenção.

Uma grande conquista da Coprel foi a redução nas tarifas de energia, graças à participação em um leilão de energia, algo até então inédito para o cooperativismo. As tarifas tiveram redução média de 8% em 2020, e em 2021 devem baixar novamente. Ao todo, a redução nestes dois anos, será próxima aos 20%. Quando a Coprel foi fundada, seu objetivo era de levar energia às famílias rurais. Hoje, toda a população residente nos municípios atendidos pela cooperativa possuem energia elétrica. O grande desafio atual é levar comunicação de qualidade para o interior, o que tem sido feito através dos serviços da Coprel Telecom, que também está crescendo em número de clientes, área de atuação e tecnologia embarcada em seus serviços a cada ano, para conectar mais famílias.

O presidente Jânio Vital Stefanello avalia que o ano será muito desafiador, mas com boas oportunidades de crescimento. “De forma conjunta com o início de mais um ano de trabalho, celebramos 53 anos de história, e temos o entendimento de que a nossa responsabilidade enquanto fornecedores de um serviço essencial para a comunidade é cada vez maior. A Coprel ganha experiência, e compartilha aprendizado e desenvolvimento. Sentimos a necessidade de estarmos sempre conectados às demandas dos nossos cooperantes, que também estão em constante evolução. Com nossa equipe de colaboradores, cooperantes, conselheiros e empresas parceiras, queremos estar sempre prontos para abraçar todas as oportunidades de sermos uma cooperativa maior e melhor para nossos cooperantes. A cada um que faz a Coprel acontecer, fica a nossa homenagem pela passagem dos 53 anos da cooperativa”.

Continue lendo

Veja Isso