Aprendizes cooperativos iniciam atividades práticas na Cotribá

As unidades da Cotribá de Ibirubá, Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos contam com uma nova turma de jovens realizando a primeira experiência profissional. Eles fazem parte do grupo de 32 participantes do programa Aprendiz Cooperativo, cujas aulas teóricas iniciaram em março. Em um momento de integração e bate-papo, a cooperativa deu as boas-vindas aos jovens que a partir de agora estarão trabalhando diretamente nos setores da cooperativa. 

Junto a Asfuca, a analista de Recursos Humanos Fernanda Trombetta e a assistente de RH Júlia Sandri de Quadros repassaram informações importantes sobre a Cotribá, os negócios da cooperativa, direção e lideranças. A colaboradora Graciele Nascimento destacou informações do Departamento Pessoal (DP) e o técnico Evandro Fior esclareceu sobre o assunto Segurança do Trabalho. Os jovens encerraram as atividades com um lanche cujo cardápio foi produzido pelo Supermercado e Praça de Alimentação da Cotribá.

Projeto Aprendiz Cooperativo

Desenvolvido há mais de 10 anos pela Cotribá em parceria com o Sescoop/RS, o programa proporciona a inserção de jovens no mercado de trabalho, oferecendo além da experiência prática, um curso de formação nas áreas de assistência administrativa, secretariado e cooperativismo. É voltado para jovens com idade entre 14 a 22 anos, que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio. Os participantes têm vinculação empregatícia como Aprendizes na cooperativa, recebendo remuneração e benefícios conforme o número de horas semanais (16 horas).  Em uma iniciativa de intercooperação, as aulas teóricas desta turma foram realizadas em conjunto com os aprendizes da  cooperativa Coprel, e ministradas pela cooperativa de ensino Coplib.  A duração do programa é de 16 meses, e os aprendizes têm a possibilidade de serem efetivados após o término das aulas, conforme o aproveitamento no projeto e disponibilidade de vagas. 

Autor: Rádio Cidade Ibirubá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *