A voz feminina no tradicionalismo – Vivian Nunes assume a patronagem do Rancho dos Tropeiros

O CTG Rancho dos Tropeiros conta com uma mulher em sua patronagem. Vivian Nunes foi escolhida como patroa no dia 13 de maio, e marca a importância do tradicionalismo na região e o papel das mulheres como líderes. A história de Vivian, que é natural de São Gabriel, com o tradicionalismo vem do berço. Os pais Nelson e Luísa, se casaram em cerimônia tradicionalista e aos cinco anos Vivian começou a participar das invernadas. Devido ao trabalho do pai na Polícia Civil, em 1993 a família veio morar em Selbach e em 2019  Vivian se mudou para Ibirubá. Não ser natural do município não foi um impeditivo para conquistar cargos ativos de liderança no meio, a participação ativa nos CTGs da região proporcionou laços de amizades, conquistas e muito conhecimento. Vivian foi prenda em todas as categorias, concorrendo em diversos concursos. Antes de assumir a patronagem, estava na direção cultural na 9ª Região Tradicionalista, “As relações entre os CTGs são estreitas, cresci nos eventos, conhecendo os integrantes da patronagem. No final do ano passado o Patrão Cristiano me convidou para assumir o cargo. Fomos eleitos e estou muito feliz. A patronagem é um grupo, todos trabalham juntos”, contou Vivian, que é mãe de um filho de 7 anos que também já está vivenciando os costumes gaúchos.

 Uma das motivações para assumir a função, é o sentimento de pertencimento a uma instituição. Vivian atuou durante dois anos como diretora cultural, onde precisava orientar prendas, apresentações e ensaios, de diversos CTGs da região e aceitar o convite de assumir um cargo, traz a dedicação, o empenho e o vestir a camisa de uma comunidade “Eu senti o desejo de fazer alguma coisa pela entidade, para me envolver, quando estamos no cargo regional estamos em todos os CTGs, e quando tu está em um só tu veste a camisa”, afirmou. 

A eleição para a escolha da nova patronagem aconteceu no prazo previsto pelo MTG, de forma ordinária. Na mesma ocasião da escolha, houve a posse dos cargos. O CTG Rancho dos Tropeiros é uma dos mais antigos da região, completando em 2021 65 anos. Segundo Vivian, a instituição foi fundada no início do surgimento dos CTGs ao longo do estado, entre as metas de gestão está manter em funcionamento a estrutura “São tempos difíceis, que a principal meta é manter em funcionamento, manter o caixa saudável. Queremos revitalizar as fachadas, readequar as portas, instalar totens de álcool em gel e se preparar para quando pudermos retornar”, destacou. A instituição também recebeu uma emenda, através do então vereador Tuta Rebelato, que será destinado para a melhoria das estruturas. 

Vivian está há oito anos em cargos de liderança, onde precisa exercer o seu papel como mulher, como líder e ter voz para o andamento das atividades. Algo difícil para a grande maioria das mulheres, mesmo nos dias atuais. Segundo ela, há muito respeito no tradicionalismo frente às mulheres, tanto as que participam ativamente, como as demais, “Temos uma carta de princípios que nos rege, entre esses princípios está em ajudar no desenvolvimento, transmitir raízes e valores. Dentro do tradicionalismo não importa a religião”, explicou. Vivian é formada em Estética e Cosmética, estudou Artes Cênicas e canta nos corais de Ibirubá e Selbach. 

Autor: Rádio Cidade Ibirubá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *