Conecte-se Conosco

Notícias Gerais

Mamografia: alerta para a importância do exame clínico

Postado

em

Dados do Instituto Nacional do Câncer mostram que quatro milhões de brasileiras, entre 50 e 69 anos, nunca fizeram o raio-x que detecta câncer de mama

Esta quarta-feira (5 de fevereiro) é o Dia Nacional da Mamografia, que visa conscientizar as mulheres sobre a importância desse exame que é fundamental para detectar câncer de mama, sobretudo quando ainda está em fase inicial, o que facilita o tratamento e aumenta as chances de cura.

Dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que campanhas de conscientização são extremamente necessárias no Brasil, uma vez que 4 milhões de mulheres brasileiras, com idades entre 50 e 69 anos, nunca realizaram uma mamografia. Além disso, os números do (Inca) apontam que, em 2019, mais de 60 mil novos casos de câncer de mama foram diagnosticados no país. A incidência média é de 62,9 casos a cada 100 mil mulheres, situando o Brasil entre as nações com mais casos registrados em todo o mundo.

Em Cruz Alta foram feitas cerca de 700 solicitações de mamografia no período de 01 de janeiro a 01 de outubro de 2019, uma média de 70 a 80 solicitações de exames por mês, segundo o centro de saúde da mulher e da criança. A orientação é que a mulher procure uma unidade de saúde para mais informações e dependendo da situação, ela é encaminhada ao centro de saúde da mulher.

Apesar dos números preocupantes, a taxa de mortalidade em virtude da doença está caindo, mantendo-se abaixo da média mundial, aponta o levantamento do Inca. Nesse quesito, segundo a entidade, o Brasil está entre os países com menor índice de mortes por câncer de mama, ao lado de Estados Unidos, Canadá e Austrália.

As ações de conscientização, como o Outubro Rosa e o Dia Nacional da Mamografia são as principais aliadas das mulheres no combate à doença, afirma o oncologista Bruno Ferrari, fundador e presidente do Grupo Oncoclínicas. “O primeiro e principal passo para vencermos a doença é o conhecimento. Temos que maximizar a exposição das informações para que cada vez mais mulheres e a população em geral estejam conscientes da necessidade de realização da mamografia a partir dos 40 anos, considerando que a incidência da doença começa a aumentar consideravelmente a partir desta idade”, afirma o médico. “O auge de detecções acontece dos 50 aos 60 anos, tidas como as faixas etárias de risco”, completa.

O especialista lembra que, em casos específicos, é necessário que a mamografia seja realizada ainda mais cedo, aos 35 anos. Devem ficar atentas a isso mulheres cujas mães, avós ou irmãs tiveram câncer de mama, porque cerca de 10% dos casos da doença estão associados a fatores genéticos hereditários, segundo Bruno Ferrari.

Autoexame
O médico acredita que muitas mulheres brasileiras não fazem a mamografia porque creem que o autoexame é suficiente para a detecção de nódulos. “É uma ferramenta importante para as mulheres conhecerem seu corpo, o que é fundamental para detectar alterações nas mamas, que podem indicar doenças. Todavia, isso não detecta, em geral, nódulos muito pequenos ou em estágio inicial, quando ainda não são palpáveis. Por isso, o autoexame das mamas nunca deve substituir a mamografia, que deve ser realizada anualmente por todas as mulheres acima dos 40 anos”, alerta Bruno Ferrari.

Como agendar uma mamografia
Para realizar a mamografia é necessário agendar o exame. A solicitação precisa ser feita por um médico, que pode ser um ginecologista, mastologista ou um clínico geral. É importante você saber que existem dois fatores que influenciam para que o médico solicite um exame de mamografia:

Rastreamento de doença assintomática. Em termos mais simples é basicamente um exame preventivo para saber como está a saúde da sua mama. Ele pode ser solicitado mesmo que não haja nenhum sintoma evidente de câncer de mama e pode detectar alterações nas mamas antes de serem perceptíveis no auto-exame ou no exame feito no consultório médico.

Diagnóstico de doença sintomática. Ou seja, quando o médico ou a mulher identificam um nódulo na mama ou algum sintoma de câncer de mama.

Seja para rastreamento ou para investigar uma possível suspeita de tumor, o médico prescreverá uma solicitação de exame que deverá ser entregue ao laboratório no dia da realização da mamografia.

A mamografia pode ser realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou por laboratórios e hospitais particulares.

Como agendar a mamografia no SUS

Quem for realizar a mamografia pelo SUS pode se dirigir a um posto de saúde portando a solicitação do exame feita pelo médico, a carteira de identidade, um comprovante de residência, o CPF e o Cartão SUS.

No mês do Outubro Rosa também é possível realizar o exame nas Unidades de Saúde alocadas nas cidades que estejam oferecendo a mamografia à população. Vale lembrar que é possível ocorrerem filas de espera mais demoradas nesse período, mas não deixe de se programar para a realização do exame.

Como agendar a mamografia em laboratórios particulares

Quem for realizar a mamografia em laboratórios ou clínicas particulares precisa agendar o exame previamente. Esse agendamento pode ser feito pessoalmente, por telefone ou, caso o laboratório disponibilize o serviço, via internet. É preciso checar se o laboratório em que você pretende realizar a mamografia contempla a sua rede credenciada, caso você possua plano de saúde. No momento de agendar o exame e no dia de realizá-lo é importante que você tenha em mãos a solicitação dada pelo médico, a carteira de identidade e a carteira do convênio.

Nossa equipe conversou com a senhora Nair Sibila Marangon, presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Ibirubá , que ressalta: 

A mensagem da LFCC é de que cada mulher deve  se cuidar. Deve fazer regularmente sua mamografia como prevenção. Nunca pensar que fazer exames é para encontrar o câncer mas, se prevenir dele. É uma ferramenta de rastreio da mama. É um aliado de toda mulher.

Um cuidado que a mulher deve ter assim como com seu cabelo e  pele. Precisamos nos valorizar, nos amar a tal ponto de conhecer nosso corpo e estar atenta a tudo o que ele nos sinaliza. PREVENIR AINDA É O MELHOR REMÉDIO.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Gerais

Tecnologia, higiene e vontade de trabalhar

Postado

em

Ibirubense se destaca com empresa pioneira em limpeza na região 

Limpeza, uma prática que faz parte do cotidiano da maioria das pessoas. A casa limpinha, com um cheiro agradável. Com a Pandemia do Coronavírus e a necessidade de intensificar a higiene, principalmente no ambiente doméstico, limpar se tornou um hábito. Mas, para um jovem ibirubense, essa prática já é constante há algum tempo. Em setembro de 2019, Gabriel Tiemann, inaugurou em Ibirubá a Santa Limpeza Soluções em Geral, um empreendimento novo a região e que vem ganhando destaque pela qualidade e praticidade. Gabriel trabalha em uma das principais lojas da cidade e viu na necessidade do serviço, uma oportunidade para empreender “A ideia surgiu em questão da falta de uma empresa capacitada nessa área aqui em Ibirubá, com certeza mais pessoas deveriam sentir essa falta”, contou Gabriel, que junto com a namorada Amanda Garmatz e mais uma colaboradora, administra hoje a Santa Limpeza, que trabalha com a limpeza de sofá, colchões, automóveis, tapetes. No entanto, a limpeza não é comum. Pelo contrário, exigiu da equipe capacitação e muito conhecimento. Segundo Gabriel, o empreendimento possui hoje duas máquinas específicas para o tipo de trabalho, uma chamada ‘Extratora’ e outra com função de aspirar, mas que possui uma tecnologia alemã. “Meu primeiro contato com máquina extratora foi na loja onde trabalho. Pensei que se não fizesse o que eu faço hoje eu trabalharia com uma máquina desse tipo. Mas logo vem a ideia, porque não posso conciliar as duas coisas?”. E assim, Gabriel viu um dos seus desejos, o de ver um negócio começar do zero, sair do papel e se concretizar. A Santa Limpeza atua há nove meses na região, atendendo Ibirubá e cidades vizinhas, e já foi realizada a limpeza de mais de 300 sofás. 

Mas existe tanto segredo assim? Segredo não, mas conhecimento e tecnologia sim. Gabriel conta, que uma das máquinas utilizadas no processo de higienização, possui a capacidade de aspirar um estofado até 30 cm mais profundo que uma limpeza normal, o que elimina uma quantidade considerável de sujeira, a chamada ‘desacarização’. Um dos diferencias do empreendimento, é que o serviço é realizado na residência da pessoa, a equipe se desloca com os equipamentos, sem precisar tirar os itens de casa. Além da técnica de lidar com as máquinas, o conhecimento de quais produtos usar, os tecidos e os tipos de limpeza, fazem parte do cotidiano da equipe “Fizemos um curso e capacitação para ter esse conhecimento. Queremos algo com qualidade, realizar um serviço bem feito e para isso nos qualificamos”, destacou Gabriel. 

Um aliado contra problemas respiratórios 

A limpeza de um sofá, um colchão, um carro, vai muito além da estética e da sensação de bem estar. Ambientes livres de ácaros e bactérias, são essenciais para evitar problemas respiratórios e alergias, por isso a importância de uma limpeza bem feita. Os valores que a Santa Limpeza estabelece varia, segundo Gabriel, cada caso é um caso e tudo depende do estado que está o sofá, ou o colchão por exemplo. Até então, 70% da procura é por limpeza de sofás, Gabriel acredita que Pandemia e a necessidade de um ambiente mais higienizado intensificou a procura “Estamos com a agenda lotada esse mês, temos espaço só mês que vem. Acredito que a qualidade e o bom resultado do serviço influencia na procura”, destacou ele que também lembra, que o processo de secagem após a limpeza, leva em média 24h e que não há risco da umidade ou das baixas temperaturas do inverno atrapalhar o processo. 

Continue Lendo

Notícias Gerais

Veículo com placas Ibirubá é preso com agrotóxicos contrabandeados

Postado

em

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 260 quilos de agrotóxicos em um veículo na noite deste domingo (21), na BR 153 em Bagé. Durante ações de fiscalização e combate ao crime, Policiais Rodoviários Federais abordaram uma Montana com placas de Ibirubá que transitava pela BR 153. Ao vistoriar o compartimento de carga da caminhonete, a equipe encontrou cerca de 260 quilos de agrotóxicos contrabandeados. Estima-se que o valor da carga supere 90 mil reais. O condutor da Montana, um homem de 39 anos e natural de São Sepé, adquiriu os defensivos agrícolas no Uruguai e levaria até a cidade de Ibirubá. Ele foi preso em flagrante e, assim como o veículo e os agrotóxicos, encaminhado à polícia judiciária local.

Continue Lendo

Notícias Gerais

Unidade de Saúde de Quinze de Novembro recebe melhorias

Postado

em

A Unidade Básica de Saúde de quinze de Novembro está recebendo melhorias em suas estruturas, reformas de espaços aconteceram durante essa semana, entre elas a reforma da sala de espera que foi concluída ainda no início da semana.

Continue Lendo

Notícias Gerais

Voluntários em Quinze de Novembro trabalham em prol da medicina alternativa

Postado

em

O Hortomedicinal de Quinze de Novembro, foi criado com o objetivo de incentivar a Medicina Alternativa e segue sendo cultivado por voluntários e também por entidades como Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quinze de Novembro. Todas as plantas do horto estão identificadas e o local está disponível à comunidade, sendo utilizado para obter informações sobre as plantas, e também para grupos de alunos para estudos. Os voluntários pedem que, caso alguém queira retirar alguns exemplares de mudas para replantio, que seja feito com cuidado.

Continue Lendo

Notícias Gerais

Sucesso e envolvimento marcaram o Galeto no Rolete com Polenta do Rotary Club de Ibirubá

Postado

em

O  Galeto no Rolete com Polenta, estilo Drive-Thru, realizado pelo Rotary Club de Ibirubá foi um sucesso de participação, envolvimento e divulgação. O evento beneficente em prol ao Hospital Annes Dias de Ibirubá aconteceu no sábado (20), e movimentou os ibirubenses. Foram 800 kg de frango girando no rolete, 425 fichas vendidas, “Acredito que todo esse sucesso é por ser um evento beneficente, pela situação que todos se encontram. De ser solidários. A imprensa foi muito importante na divulgação, assim como todos os envolvidos”, disse o Presidente do Rotary, Jair, em entrevista a Rádio Cidade e ao Jornal O Alto Jacuí. O galeto foi entregue às pessoas em seus carros, sem aglomerações “O principal diferencial foi a agilidade na entrega, a organização. O tempo de entrar em um portão, pegar e sair em outro foi mínimo”, contou. O montante arrecadado foi de R$6.342,56 e foi entregue ao Hospital nesta quarta-feira. Jair segue na presidência do Rotary até o final do mês de junho e destaca a importância das reorganização dos próximos eventos, que foram mudados devido a Pandemia.

Continue Lendo

Notícias Gerais

Santuário Nossa Senhora de Fátima é fechado temporariamente em Cruz Alta

Postado

em

Devido o avanço da Covid-19 na região, a Diocese de Cruz Alta, através do Bispo Adelar Baruffi, divulgou em nota oficial o fechamento do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima para atividades de lazer. As missas, de sábado e domingo às 16h, continuaram. Dom Adelar comunicou a comunidade na manhã de segunda-feira (22), conforme destacou, a decisão considera o avanço da pandemia, “Recomendamos, mais uma vez, a responsabilidade pessoal neste momento que estamos vivendo na pandemia. Nossa Senhora de Fátima, tão próxima do nosso povo, olha com amor materno e interceda por todos nós”, disse o bispo.

Continue Lendo

Notícias Gerais

Recebeu o Auxílio Emergencial indevidamente? Você pode devolver!

Postado

em

Quem não preencheu os requisitos para receber as três parcelas do Auxílio Emergencial de R$600 disponibilizados pelo Governo Federal, mas mesmo teve o dinheiro depositado em conta, tem a opção de devolver. Segundo os dados da Controladoria Geral da União, existem em média 206.197 pagamentos do auxílio irregulares, ou seja quem não se encaixa nos requisitos está recebendo, a Controladoria explicou o perfil de quem vem recebendo o auxílio indevidamente “Já foram identificadas, por exemplo, situações como pessoas que possuem bens ou despesas que indicam incompatibilidade para o recebimento do auxílio, como proprietários de veículos com valor superior a R$ 60 mil; doadores de campanha em valor maior do que R$ 10 mil; proprietários de embarcações de alto custo; além de beneficiários com domicílio fiscal no exterior. Além disso, embora o público-alvo do programa inclua trabalhadores autônomos e microempreendedores individuais (MEI), foram identificados entre os beneficiários sócios de empresas que têm empregados ativos”, disse a CGU. 

Como realizar a devolução? 

Quem desejar devolver o dinheiro deve acessar a página do Ministério da cidadania, informar De posse da GRU, é necessário fazer o pagamento nos diversos canais de atendimento dos bancos como a internet, os terminais de autoatendimento e os guichês de caixa das agências, lembrando que a GRU com opção de pagamento no Banco do Brasil só pode ser para canais e agências do próprio banco”.


Continue Lendo

Notícias Gerais

Projeto ‘Coprel Ecologia’ é discutido em reunião

Postado

em

Na sexta-feira (19), a coprel realizou uma reunião técnica com representantes das prefeituras da área de atuação, para debater sobre o projeto ‘Coprel Ecologia’, devido a Pandemia do Coronavírus, a reunião foi realizada virtualmente e contou com a participação do presidente Jânio Vital Stefanello e o secretário Décio Floss. Além deles, mais 20 representantes de prefeituras como  Campos Borges, Charrua, Ciríaco, Condor, Cruz Alta, David Canabarro, Fortaleza dos Valos, Gentil, Ibirubá, Jacuizinho, Lagoão, Mormaço, Não-Me-Toque, Pontão, Quinze de Novembro, Santo Antônio do Planalto, Selbach, Tapejara, Tapera e Vila Maria, e a equipe técnica da Coprel, composta pelo facilitador Herton Azzolin, o engenheiro eletricista Leonardo Stöhlirk e do engenheiro florestal Nelson Nicolodi, participaram do momento. 

O projeto Coprel Ecologia, visa a distribuição de mudas de árvores nativas para as prefeituras, para que essas sejam encaminhadas a produtores rurais interessados em fazer recuperação de suas áreas de atuação. Os produtores devem entrar em contato com o setor de meio ambiente das prefeituras e manifestar o interesse. A Coprel faz a fiscalização do plantio e do desenvolvimento das plantas, para um maior índice de sobrevivência. Todo o processo também é fiscalizado pelo Departamento de Biodiversidade (DBio) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura. O presidente Jânio Vital Stefanello destacou o compromisso da cooperativa com as iniciativas que visam a sustentabilidade. “Estamos buscando constantemente novas alternativas para continuar a desenvolver nossos projetos, mesmo no período de pandemia. Por meio da união de esforços com prefeituras e produtores, estamos contribuindo com a recuperação e preservação do meio ambiente, pensando no presente e também num futuro mais sustentável”, destacou.  


Continue Lendo

Notícias Gerais

Programa Internet no interior já conta com 122 adesões

Postado

em

O Programa Internet no Interior, que foi implantado em setembro do ano passado, já conta com 122 propriedades de agricultores e produtores rurais que fizeram a sua adesão, recebendo assim, subsídio da Prefeitura Municipal para instalação de acesso à internet. Na terça-feira (23), mais uma leva de termos foi assinada. 

A Administração Municipal contribui com o subsídio de até R$1.000,00, limitado ao custo da instalação, para o acesso das localidades do interior de Ibirubá à internet via fibra ótica às propriedades que ainda não possuem esta tecnologia de comunicação. O ressarcimento do valor é autorizado através da Lei Municipal 2.845 de setembro de 2019.

Conforme a Prefeitura destacou, o orçamento do Município para 2020, está previsto o investimento total de R$ 300.000,00 para o ressarcimento das despesas de instalação de até R$ 1.000,00, conforme prediz a legislação.

Das 122 assinaturas do Termo de Fomento, 22 são localidade do interior que já receberam a rede de fibra ótica, sendo elas, Arroio Grande, Boa Vista, Capela Fátima, Esquina São Carlos, Linha 1, Linha 2, Linha 3, Linha 4, Linha 5, Linha 6, Linha 8, Linha Jacuí Mirim, Linha Pulador Norte, Linha Pulador Sul, Passo Bonito, Pinheirinho, Rincão Seco, Santo Antônio do Bom Retiro, Santo Antônio do Triunfo, São Roque, São Sebastião e Várzea, “Acreditamos que o conjunto de ações empreendidas contribuam com mais qualidade de vida e bem-estar à população rural de nosso município”, reforçou o prefeito Abel Grave.

Entenda mais o Programa

Em setembro do ano passado, a Lei Municipal nº 2.845/2019, instituiu o  Programa de Fomento Internet Rural pela Lei Municipal nº 2.845/2019, que concede auxílio financeiro para ressarcimento de despesas realizadas com investimentos em fibra óptica, para acesso ao sistema da rede mundial de computadores. Os beneficiados são pessoas físicas do município de Ibirubá que tenham na agricultura ou pecuária sua principal fonte de renda.

Os interessados em obter o incentivo do Programa para instalar ou modernizar o seu sistema de comunicação web, deverão se cadastrar junto à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente (SAPMA) de Ibirubá e atender os requisitos da Lei:

  • A propriedade rural deve estar dentro dos limites territoriais do município,
  • Possuir bloco de notas de produtor rural no município com movimentação compatível com a área nos últimos 12 meses,
  • Estar em dia com as obrigações perante a Fazenda Pública Municipal, comprovar, com a apresentação de Notas Fiscais da empresa contratada, o investimento realizado para a instalação do acesso à internet na propriedade rural,
  • A SAPMA irá analisar a documentação. Estando de acordo com o exigido, será efetuado o depósito de reembolso em conta bancária do requerente em até 30 dias. 
  • O agricultor/produtor deverá solicitar a instalação do acesso à internet diretamente às empresas prestadoras do serviço no município de Ibirubá.
  • Confira a Lei Municipal nº 2.845 de setembro de 2019 na íntegra junto ao site da Prefeitura Municipal, no botão Legislação Municipal. Ou acesse o link a seguir: ibiruba.cespro.com.br
Continue Lendo

Notícias Gerais

Professor do IFRS Campus Ibirubá tem poesia em libras selecionada em edital nacional

Postado

em

Se para uma parte da população há pouco otimismo em relação a educação, para outra parte o que não falta é determinação e esperança. O Professor Francinei Rocha Costa, que atua no IFRS Campus Ibirubá, foi um dos vencedores do concurso Itaú Cultural, onde através de um edital direcionado para poesia surda, foi selecionado. Segundo a organização do concurso, foram 247 incrições, 100 poesias foram escolhidas, 77 em Língua Brasileira de Sinais e 23 em visual vernacular O prêmio é um valor bruto de R$2,5 mil e a divulgação das poesias nas redes do Itaú Cultural. Leia a poesia do Professor Francinei versão portuguesa traduzida por Fabiane Lima Cigognini. 

Libras como ascensão

Mochila, caderno e um caminho feito cheio de desejo de estudar.

A despedida e o encontro com novas pessoas,

A ansiedade de ir para escola, logo foi sufocada pela angústia.

Oralização… fala… vozes… vozes…

Palavras que saltavam dos livros e escoavam como suor por não entender seu significado.

Mais fala, que provoca medo… mágoa… desânimo…

Tristeza que me acompanhavam todos os dias,

Dias que passam, tempo que passa.

Uma luz que se acende e que me move,

Me move para longe,

Escolhas… caminhos… estradas… paisagens…

Nas asas do avião que observo, viajo,

Na imponência do símbolo do Laçador, me inspiro para ir além.

A entrada em um mundo novo, as pessoas em movimento,

O encontro com os meus.

Minha língua, LIBRAS em todo lugar.

Me desprende, me floresce e me faz produzir

Para me emocionar e emocionar,

Pensar no meu passado, compreender minha história.

A Libras para me libertar, e ir em frente,

A ascensão.

Continue Lendo

Veja Isso