Senado aprova ampliação da potência de rádios comunitárias

Senado aprova ampliação da potência de rádios comunitárias

11/07/2018 1 Por cidade104fibi

Na terça-feira, 10 de julho, mais de 4 mil emissoras de rádio comunitárias do país obtiveram vitória de uma demanda chave no Senado Federal. Foi aprovado o Projeto de Lei que permite aumentar o alcance da emissora.
Pela proposta, a potência máxima das rádios poderá passar de 25 Watts para até 150 Watts. Texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

Inicialmente, a proposta previa que a potência máxima poderia chegar a 300 Watts. No entanto, um acordo feito entre os senadores reduziu o teto para 150 Watts, evitando que um canal se sobreponha a outro.
Para virar lei, o texto ainda precisa ser aprovado pelos deputados e sancionado pelo presidente Michel Temer.

Demanda antiga

A Rádio Cidade FM 104,9 de Ibirubá entrou no ar em agosto de 2010. Se posicionando como nova opção no cotidiano da comunidade, a programação ganhou ouvintes e logo obteve uma fatia considerável da audiência do rádio no município. A internet aproximou o veículo de comunicação de locais distantes, e ibirubenses de outros estados puderam acompanhar a programação por meios digitais. Faltava, porém, atingir o interior do município, onde não há internet disponível e o sinal FM da Rádio Cidade não alcança. Com a aprovação do aumento de potência dos atuais 25w para 150w, essa barreira será resolvida, e a Rádio Cidade FM poderá ser sintonizada em todo o território de Ibirubá em 104,9 MHz.

Veja Também