Conecte-se Conosco
some text

Notícias Gerais

Seminário internacional do leite movimentou Ibirubá

Postado

em

Pesquisadores renomados do exterior abordaram a máxima eficiência na produção de leite. O evento aconteceu na quinta-feira, 08 de agosto, e foi realizado pela Cotribá, através do Departamento de Produção Animal. A programação reuniu centenas de técnicos e produtores na Asfuca, com o objetivo de discutir a sustentabilidade e a competitividade da atividade leiteira no Rio Grande do Sul. A novidade desta edição é que o seminário ganhou status internacional ao receber painelistas dos Estados Unidos e Canadá.

Pela manhã foram realizadas duas palestras. A primeira, com o tema “Manejo de Transição: como preparar suas vacas para o sucesso na lactação”, foi ministrada pelo professor do departamento de Biociências Animais da Universidade de Guelph, no Canadá.

A segunda abordagem do dia foi “Como a saúde da vaca influencia no sucesso do seu negócio”, pelo diretor de aplicações e serviços técnicos da Diamond V – EUA, Willian Sanches (Bill Sanches), a palestra foi traduzida pelo gerente de Tecnologia da Cargill Nutron, Davi Araujo.

Ao meio-dia, os participantes tiveram intervalo para almoço e para visitar os espaços das empresas parceiras. E, à tarde, a retomada dos trabalhos foi com foco no uso das tecnologias 4.0 na atividade leiteira. Na oportunidade, o produtor da Cotribá, médico veterinário Tiago Michelon, apresentou o seu case de sucesso com a automação da ordenha na propriedade da família, em Vespasiano Corrêa. Na sequencia, o supervisor de Difusão de Tecnologia da CCGL, Luis Otávio da Costa Lima, complementou com a palestra “Projeto de ordenha robótica em sistema base pasto, quais os desafios?”.

“Qualidade do leite, e eu com isso?” foi o tema da última palestra da tarde, proferida pelo gerente nacional de Marketing da Bayer Saúde Animal, Luciano Rodrigues. Com humor e muita irreverência ele falou de propósito e da importância do bem-estar das pessoas na atividade leiteira.

O evento terminou por volta das 17 horas, com sorteio de brindes. Neste ano, as empresas Cargill Nutron/Kemin, Bayer e CCGL foram patrocinadoras do Seminário Técnico Internacional do Leite Cotribá. Também participaram como apoiadores a Noxon, Intersul/MSD, Basso e Pancotte, Ouro Fino, Syngenta, Resolpec, DeLaval, Bioaromas e CRV Lagoa.

Mais de 600 pessoas prestigiaram o Seminário

Assecom Cotribá

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Gerais

Foragido é preso em Colorado

Postado

em

Em 07 de agosto de 2019, uma Guarnição da Brigada Militar recebeu informações que um indivíduo em situação de foragido encontrava- se na Rua São José, em Colorado – RS.

No local foi abordado o indivíduo de iniciais J. F. T, sendo constatado que o mesmo possuia um mandado em seu desfavor.

Mediante os fatos foi dada voz de prisão e encaminhado a Delegacia.

Créditos: Comunicação 16º BPM

Continue Lendo

Notícias Gerais

Idoso é encontrado morto na sala de ordenha no interior de Ibirubá

Postado

em

Por volta de 16 horas de quinta-feira, 8 de agosto, a Polícia Civil de Ibirubá foi comunicada que um homem havia sido encontrado sem vida em sua propriedade na Linha Jacuí Mirim, interior do município. Ao chegar no local foi constatado o óbito. A principal linha de investigação é suicídio. Segundo familiares a vítima saiu de casa após o meio dia, e não foi mais visto. Após perícia confirmado o nome de Beno Sand, 77 anos. O corpo foi removido até o IML para a necrópsia.

Acompanhe o comunicado oficial da Funerária MPK

Esposa Herta Schultz Sand, filhos Valdir, Lacir, Edna, Lotario, Airton, Analise e Simone, genros, noras, netos e bisnetos, comunicam o falecimento de BENO SAND aos 77 anos, ocorrido hoje em sua residência na Linha Jacuí Mirim.
O velório acontece amanhã (sexta-feira) na Capela Mortuária de Ibirubá sala 3, a partir das 11 horas.
Atos de encomendação serão oficiados amanhã (sexta-feira) em horário a ser definido, rumando após para o sepultamento no Cemitério Evangélico de Ibirubá.
Comunicamos o falecimento de Beno Sand.
Serviços a cargo da Funerária MPK.

Foto: Arquivo da família

Continue Lendo

Notícias Gerais

IFRS está na lista das melhores universidades do mundo

Postado

em

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está na lista das melhores universidades do mundo. O ranking 2019 foi divulgado nesta segunda-feira, dia 5 de agosto de 2019, pelo Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR). São listadas 2 mil instituições de todo o mundo e o IFRS aparece na posição 1.460 em nível mundial. Das  instituições brasileiras que figuram na relação, 52 no total, o IFRS está com a 35ª colocação e é o único instituto a constar no ranking.

Conforme o CWUR, a metodologia do ranking considera quatro áreas: qualidade da educação, emprego de ex-alunos, qualidade do corpo docente e desempenho da pesquisa. O IFRS destacou-se no desempenho da pesquisa, o qual é baseado em: a) resultado da pesquisa, medido pelo número total de trabalhos de pesquisa, b) publicações de alta qualidade, medidas pelo número de trabalhos de pesquisa que aparecem em periódicos de primeira linha, c) influência, medida pelo número de trabalhos de pesquisa que aparecem em periódicos altamente influentes, e c) citações, medidas pelo número de trabalhos de pesquisa altamente citados.

Segundo o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, “ficamos muito felizes e orgulhosos pela colocação alcançada. Ser o único Instituto Federal nesta seleta lista e estar à frente de muitas grandes universidades brasileiras é algo a ser comemorado, com certeza. Além disso, é um reconhecimento aos professores e técnicos do IFRS! Em um momento de incertezas e dificuldades, serve também para renovar as nossas forças, para que possamos continuar sendo uma instituição pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e cada vez mais alinhada às demandas da sociedade”, afirma.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto, “estar entre as instituições brasileiras mais bem colocadas nesse ranking internacional é algo muito positivo. Esse resultado é consequência do trabalho que está sendo realizado no IFRS, focado no atendimento das demandas da sociedade, que resulta em produtos como publicações técnicas e científicas de alta qualidade”, acrescenta.

O pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini, destaca que há um conjunto de fatores que contribuem para esse reconhecimento, dentre os quais “as políticas institucionais importantes que colaboraram para esse resultado, desde os diferentes editais de fomento a projetos até o programa de capacitação dos servidores, que possibilita a qualificação contínua dos nossos quadros”. E complementa, “o mais curioso, diferentemente das demais instituições do ranking, que possuem foco na educação superior e em nível de pós-graduação, atuamos desde a educação básica através do ensino médio integrado e da educação de jovens e adultos, o que demonstra que essa excelência é possível em todos os níveis de ensino”, finaliza.

Sobre o Centro de Classificações Universitárias Mundiais: O Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR) apresenta-se como uma organização de consultoria que fornece assessoria política, insights estratégicos e serviços de consultoria a governos e universidades para melhorar os resultados educacionais e de pesquisa. A CWUR também publica rankings universitários globais.

Fonte Assessoria de Comunicação IFRS

Continue Lendo

Notícias Gerais

Ter um presídio em Ibirubá é necessário?

Postado

em

Delegada Diná fala sobre a construção de uma Casa Prisional em Ibirubá Diná Rosa Aroldi em entrevista à Rádio Cidade FM na quinta-feira, 1 de agosto, comentou sobre a necessidade de construção de um presídio aqui no município de Ibirubá. Em enquete na página da Rádio Cidade, com 1400 votos, a população ibirubense ainda não aprova a construção de um presídio, 490 pessoas são a favor e 860 contra o presídio. Segundo Diná a vinda de um presídio não aumentaria a criminalidade, pois ela não está atrelada ao presídio. O próprio desenvolvimento de Ibirubá traz desafios novos para a segurança pública e que a cada ano aumenta o número de detentos Ibirubenses, estimado em 100 detentos eles estão em presídios espalhados pelo Rio Grande do Sul.

Para Diná a preocupação do município é também pensar na sua população carcerária, que deve ser educada na cidade dela. Afirma que “não podemos jogar essa população para uma outra cidade sem dar dignidade”. Segundo ela a construção de um presídio traz a possibilidade de iniciar de forma diferente, e não apenas jogar em qualquer lugar, criar uma penitenciária que comporte as necessidades de Ibirubá, onde é possível ter serviços, oficinas e horta. Outra possibilidade é de um albergue para que os presos do semi-aberto possam ser abrigados. O local para a construção do presídio, segundo Diná, deve ser afastado e adequado para que comporte os serviços para uma ressocialização. Os recursos para isso devem partir do estado do RS e da união, que têm recursos próprios destinado a isso, o município não entraria nessa questão. Diná complementa que “já se conversou com autoridades sobre essa possibilidade e espero que realmente tenha uma casa prisional aqui.”

Uma das justificativas para o presídio é quando acontece o contato de presos ibirubenses com os de outros municípios, segundo a delegada há uma contaminação de informações do município com esses presos, e é possível saber como a cidade funciona, locais potenciais de furto e vendas de drogas “nós não trabalhamos com uma criminalidade de Ibirubá, mas com alta criminalidade de fora a partir das informações de presos ibirubenses. E é por isso que é importante trazer essa massa carcerária para dentro do município.”

Uma das preocupações levantada pela comunidade é o aumento da criminalidade com a construção de um presídio. Diná cita o exemplo da cidade de Espumoso onde está alocado o Presídio Estadual de Espumoso, que tem uma capacidade de engenheria de 54 presos e funcionam, dados de março de 2019, com 128 detentos. O presídio de Espumoso fica Av. Ernesto Dorneles, no centro de Espumoso, onde passa uma rodovia. E tem um fluxo grande de trânsito e pessoas, “o índice de criminalidade em Espumoso não aumentou em comparação a Ibirubá, e também não aumenta porque ele está superlotado”. Esse presídio recebe os presos de Ibirubá, Selbach, Colorado, Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Quinze de Novembro.

As delegacias que não comportam presos

Outra realidade apontada pela Delegada é as delegacias que por falta de vagas acabam por ter que acolher os presos nas delegacias, “mas não há possibilidade de manter mais que 12 horas um preso, pois não há infraestrutura, como banheiro, são duas salas pequenas, não há policial para fazer a segurança.”. E daqui um tempo, se não for construído um presídio a delegacia aqui de Ibirubá terá que ser uma delegacia carcerária. Para Diná “é preciso pensar na situação carcerária, porque dessa forma não há dignidade e na realidade os presos estão lá sem perspectivas.”

Continue Lendo

Notícias Gerais

Grupo coordenado por ibirubense cria bactéria que “come” agrotóxico

Postado

em

Grupo de Biologia Sintética da UFRGS criaram um protótipo de um filtro bóia a serem utilizados em rios, lagoas e mares com bactérias fixadas e que fazem a degradação de agrotóxico, nesse caso o glifosato. A escolha do glifosato se justifica por ser o componente de diversos pesticidas utilizado no agronegócio e além disso, o glifosato é muito utilizado nas culturas de soja amplamente cultivada no Rio Grande do Sul. O coordenador do grupo é o ibirubense Solon Rosa que é doutorando de Biologia Celular e Molecular da UFRGS.


O filtro está em fase de prototipagem, e é constituído por diversas partes que são impressas em impressora 3D. Dentro do filtro serão colocadas as bactérias que são desenvolvidas a partir da engenharia genética, onde ocorre uma modificação genética para que a bactéria utilize em sua fonte primária de energia o composto, glifosato. Pensando no meio ambiente e no impacto ambiental o grupo criou esse projeto visando que as bactérias cresçam e façam a limpeza das águas consumindo glifosato.


O projeto vai participar de uma competição internacional, o iGEM (International Genetically Engineered Machine) considerada uma das maiores competições de biologia sintética. O iGEM acontece nos Estados Unidos, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. O objetivo da competição é desenvolver projetos que façam a diferença em cada local que os grupos estão inseridos. A Biologia Sintética visa modificar seres vivos para que eles façam ou realizem alguma ação do interesse dos cientistas.


O grupo já está inscrito na competição vai apresentar o projeto final de outubro nos Estados Unidos. Um dos entraves é a captação de recursos, a UFRGS, com o corte dos últimos meses realizado pelo Ministério da Educação, não tem recurso disponível para arcar com os custos do projeto. O grupo está arcando com recursos próprios e de professores. Também foi realizada uma campanha, rifas e vaquinhas online, os 34 mil arrecadados pagaram a inscrição do projeto (cerca de 20 mil reais) e outros custos para o seu desenvolvimento. Agora o grupo precisa de novos recursos para que os participantes possam apresentar esse projeto na iGEM no final de outubro deste ano.

instagram @igem.ufrgs
https://www.facebook.com/igem.ufrgs/
Para ajudar o grupo https://www.vakinha.com.br/vaquinha/594671


Solon Rosa, já desenvolveu em seu mestrado pesquisa relacionada com câncer e na graduação trabalhou com biocombustíveis ambas na UFRGS.

Continue Lendo

Notícias Gerais

Cotribá promove Seminário Técnico Internacional do Leite

Postado

em

Pesquisadores renomados do exterior abordarão a máxima eficiência na produção de leite. O evento deve reunir centenas de técnicos e produtores, na Asfuca, em Ibirubá. A Cotribá, através do departamento de Produção Animal, realizará na quinta-feira, 08 de agosto, na Asfuca, o seu tradicional Seminário Técnico do Leite. O evento, realizado há cerca de oito anos, reúne técnicos e produtores, com o objetivo de discutir a sustentabilidade e a competitividade da atividade leiteira no Rio Grande do Sul. A novidade desta edição é que o seminário ganhou status internacional ao receber painelistas dos Estados Unidos e Canadá.


Pela manhã serão realizadas duas palestras. A primeira, com o tema “Manejo de Transição: como preparar suas vacas para o sucesso na lactação”, será ministrada pelo professor do departamento de Biociências Animais da Universidade de Gelph, no Canadá. A segunda abordagem do dia será “Como a saúde da vaca influência no sucesso do seu negócio”, pelo diretor de aplicações e serviços técnicos da Diamond V – EUA.


Ao meio-dia, os participantes terão intervalo para almoço e para visitar os espaços das empresas parceiras. E, à tarde, a retomada dos trabalhos será com foco no uso das tecnologias 4.0 na atividade leiteira. Na oportunidade, o produtor da Cotribá, Tiago Michelon, apresentará o seu case de sucesso com a automação da ordenha na propriedade da família, em Vespasiano Corrêa. Na sequência, o supervisor de Difusão de Tecnologia da CCGL, Luis Otávio da Costa Lima, complementa com a palestra “Projeto de ordenha robótica em sistema base pasto, quais os desafios?”.


“Qualidade do leite, e eu com isso?” será o tema da última palestra da tarde, proferida pelo gerente nacional de Marketing da Bayer Saúde Animal, Luciano Rodrigues. O evento terminará por volta das 17 horas, com sorteio de brindes. Neste ano, as empresas Cargill Nutron/Kemin, Bayer e CCGLs são parceiras na promoção do Seminário Técnico Internacional do Leite Cotribá.

Continue Lendo

Notícias Gerais

TAXISTA É ASSALTADO POR PASSAGEIRO

Postado

em

No início na manhã de domingo,04, a Brigada Militar de Ibirubá se deslocou até a Rua Sete de Setembro onde a vítima, o Srº E.G. relatou que é motorista de táxi, veículo Fiat Siena, que um cidadão vestindo calça branca e moletom azul, solicitou uma corrida até a cidade de Colorado-RS.

Chegando a no destino, próximo a uma metalúrgica, o indivíduo anunciou o roubo, pedindo que entregasse a carteira pessoal, que se não entregasse o mataria, pegou a carteira e foi em direção ao pátio da empresa. A vítima retornou à cidade de Ibirubá e ligou para sua neta, que entrou em contato com a guarnição de Colorado, de imediato fez buscas no local encontrando a carteira com os documentos da vítima, a guarnição foi informada por populares que visualizaram um indivíduo usando calça branca e moletom azul saindo do local.

O Srº E.G. deslocou até a Brigada Militar de Ibirubá para efetuar o registro, informou que não havia dinheiro na carteira somente os documentos pessoais. Restou lesionado com hematoma na mão direita sendo medicado.

Informações Brigada Militar

Continue Lendo

Notícias Gerais

Projeto que proibia soltar fogos de artifício é rejeitado por vereadores em Espumoso

Postado

em

A Câmara de Vereadores de Espumoso votou na última sessão o projeto de Lei Ordinária N° 0016/2019 que dispõem sobre a proibição da utilização, queima e a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que possuem estampido no âmbito do município de Espumoso.

O projeto anteriormente havia sido baixado para as comissões da casa e nesta terça-feira, 23, entrou em votação para que os vereadores decidissem sobre a aprovação ou não do mesmo.

O projeto foi apresentado pelo Vereador João Valério Mocelin (PSDB) que na justificativa lembra dos transtornos causados pelo barulho dos jogos em animais, idosos e crianças. ” Os fogos de artifício são responsáveis pelos mais variados tipos de acidentes, causando lesões, mutilações, deficiências e até mesmo mortes. Como se não bastasse, as explosões são responsáveis também por causarem uma excessiva perturbação aos idosos, crianças, autistas, doentes, animais entre outros.” diz uma parte da justificativa.

De outro lado, o vereador José Carlos Mehring lembrou que da dificuldade do poder público em realizar a fiscalização para a punição e destacou que votaria contrário pelo fato de que o projeto devia proibir a venda, e não a soltura dos fogos. “Este projeto gerou impasse, e com certeza o Vereador João Valério, fez atendendo pedido de alguns munícipes que pediram que fosse proibida a queima de fogos. Saliento que em alguns municípios ouve a proibição de comercialização de fogos, nunca soltei um foguete, mas não posso impedir o vizinho de soltar, para aprovar este projeto teríamos que ter fiscais que autuassem, mas como o Município só tem dois, este projeto perderia o sentido por não haver fiscalização, vou votar contra o projeto pela funcionalidade, tenho bebê e animais que são sensíveis, mas não posso tirar o direito de quem deseja soltar fogos.” explicou o vereador

Quando colocado em votação o mesmo foi rejeitado pela maioria dos vereadores, com exceção da Vereadora Ana Maria Rotta Voguel, que votou favorável.

Clicespumoso

Continue Lendo

Notícias Gerais

Confirmada identidade da vítima de acidente com truck sem freio

Postado

em

Por volta de 14 horas de quarta-feira, 24,um acidente envolvendo três veículos resultou na morte de um homem na VRS-824, entre Ibirubá e Quinze de Novembro. Após longo período de espera pelo trabalho da perícia do IGP de Passo Fundo, o guincho de Espumoso realizou a retirada do caminhão Scania carregado com areia que parou sobre a GM S-10 cabine dupla de Ibirubá. O Corpo de Bombeiros de Ibirubá foi chamado para realizar o desencarceramento do motorista, para só então a sua identidade ser confirmada. A vítima foi identificada como Ademar Luiz Scarsi, 65 anos, residente na Rua Diniz Dias, bairro Odila em Ibirubá.

Scarsi é casado com Vera Lucia Andrade Medeiros Scarsi, e tem dois filhos, Rudimar e Everton.

Segundo a Funerária MPK, a necrópsia está marcada para 9 horas da manhã em Cruz Alta. O velório acontece na Capela Mortuária de Ibirubá, e o sepultamento no Cemitério Católico da mesma comunidade.

Plantão de Jornalismo da Rádio Cidade FM/ Jornal O Alto Jacuí de Ibirubá

Continue Lendo

Notícias Gerais

“Nós fazemos o máximo com o mínimo” a realidade do Corpo de Bombeiros de Ibirubá

Postado

em

O Corpo de Bombeiros de Ibirubá é um orgulho para a comunidade, todos sabem a importância do trabalho desempenhado pela corporação e para a região, dia 2 de julho se comemorou o Dia dos Bombeiros, e conversamos com Sargento Ricardo Gastring para saber as principais demandas da corporação. Desde janeiro de 2019 foram realizados 272 atendimentos, o que indica uma média de 45 ocorrências por mês. Entre as principais dificuldades enfrentadas pela equipe são: a falta de efetivo, local próprio, repasse de recursos e uma ambulância nova. 

Composição do Quadro de Pessoal

A equipe que compõe o Corpo de Bombeiros de Ibirubá são 9 bombeiros militares e 4 bombeiros civis cedidos pela Prefeitura Municipal, de acordo o Sargento Ricardo a falta de efetivo gera uma dificuldade em fazer o atendimento em duas ocorrências concomitantes, ou durante à noite, quando é necessário deixar o quartel fechado para focar a equipe de plantão no atendimento. Outra questão levantada por Ricardo, é quando uma ocorrência é atendida em uma distância considerável como, Fortaleza dos Valos, se outra ocorrência acontece na mesma hora em locais distantes se torna necessário escolher a de mais gravidade. A abrangência de atendimento da corporação vai até Fortaleza dos Valos, abrange Quinze de Novembro e, claro, Ibirubá, além das rodovias, BR 377, ERS 223, ERS 824, ERS 506. 

Local Próprio

Outro sonho já prestes a se realizar é a construção de um novo quartel, um local próprio na Rua 3 de Outubro, o projeto arquitetônico já está pronto, e a parte estrutural em processo. O Sargento indicou que a localização do novo quartel será importante para atender a parte urbana de Ibirubá, e outro ponto positivo é o tamanho adequado do terreno que irá abrigar o estacionamento das viaturas e os projetos educativos promovidos pelo Corpo de Bombeiros. Os recursos para a parte estrutural serão provenientes da Prefeitura Municipal, em que se comprometeu a erguer a parte estrutural do quartel em 2020, já o restante do projeto será a partir de recursos complementares que podem vir desde repasses do governo estadual ou do Funrebom (O Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros). O Funrebom recolhe taxas de serviços não emergenciais da corporação, por exemplo, cursos, planos de prevenção, corte de árvores etc.

Repasses de recursos

De forma geral a corporação não vem recebido repasses estaduais, os recursos apenas pagam os salários dos bombeiros militares e o combustível das viaturas, o restante se mantém a partir do Funrebom, que consegue arrecadar em média 70 mil por ano e se destina a aparelhar e consertar viaturas e equipamentos. 

Uma nova ambulância

A demanda prioritária é arcar com uma nova ambulância para a corporação, a atual foi repassada pela prefeitura municipal e está há dez anos a serviço do Corpo de Bombeiros. Tem cerca de 500 mil km rodados e mensalmente está no conserto. Pela corporação também exercer o serviço pré-hospitalar, o que seria a cargo do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) a necessidade de um nova ambulância se torna ainda mais urgente. O Sargento Ricardo Gastring comentou sobre a insegurança que a equipe tem ao utilizar a ambulância nos atendimentos “já houve uma situação em que ficamos empenhados na ocorrência porque deu pane na ambulância, tivemos que pedir auxílio para um empresa privada para nos socorrer. É importante nós conseguirmos essa ambulância para melhor atender a comunidade.” Uma nova ambulância está orçada em cerca de 200 mil reais, o Sargento espera que esse recurso possa vir de alguma emenda parlamentar, pois o repasse pelo governo do estado é pouco provável.

Departamento de Jornalismo do Jornal O Alto Jacuí/Rádio Cidade FM

Continue Lendo

Veja Isso