Conecte-se Conosco
some text

Notícias Gerais

Rede municipal e estadual iniciam ano letivo no dia 19 de fevereiro

Postado

em

Professores passarão por capacitação em Tapera

As férias escolares chegam em sua última semana. Na segunda-feira (17), o Colégio Sinodal, a Unopar e do Instituto Federal RS Câmpus Ibirubá iniciam suas atividades letivas. Já a as escolas da rede municipal, rede estadual e a Escola Especial Franz Hummler (Apae), voltam às atividades letivas na quarta-feira (19). 

Para os professores da rede municipal, as atividades de formação iniciam na segunda-feira (17). Neste ano eles participarão do 4ª Fórum Regional de Educação Cooperativa, no Centro de Eventos em Tapera. Desde 2016, o município de Ibirubá firmou um acordo de cooperação com o programa ‘A União Faz a Vida’, onde escolas da rede municipal se integram ao programa e imprimem uma nova dinâmica pedagógica com os alunos.  

O 4ª Fórum Regional contará com duas palestras, uma ministrada pela professora Sandra Shudo ‘A gestão da sala de aula e o direito de aprender – experiências exitosas’, e outra ministrada pelo professor António Nóvoa, de Portugal ‘Educação Contemporânea’. 

Na terça-feira (18), os profissionais da rede municipal, participarão de uma reunião com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, a partir das 8h30min, na Casa de Cultura Osvaldo Krames, onde será passado as informações gerais e uma palestra com a psicóloga Rúbia Ribas, com o tema ‘Escuta Especializada’. Ainda na tarde de terça-feira, cada escola se reunirá para planejar o ano letivo. 

A Rede Municipal de Ensino de Ibirubá possui nove instituições de Educação Infantil e cinco de Ensino Fundamental. Ao todo são 130 professores e 115 auxiliares de ensino.Em 2019, foram atendidos pela rede municipal 880 alunos.

Uniformes Escolares 

Segundo a Administração Municipal, a segunda etapa da entrega dos uniformes escolares, para aqueles alunos que já estavam ano passado quando foi tirada as medidas, está prevista para acontecer no final de fevereiro ou início de março. 

Para os meninos, uma camiseta de manga curta e uma calça de abrigo. Para as meninas, uma calça legging e uma camiseta de manga curta. No momento da entrega dessa segunda etapa, os novos alunos poderão tirar suas medidas para adquirir os uniformes. 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Gerais

2ª Mostra Tecnológica da Cotribá reuniu mais de mil pessoas

Postado

em

O município de Ibirubá foi palco nesta semana de um dos grandes eventos já realizados pela Cotribá, a 2ª Mostra Tecnológica que aconteceu durante toda a quarta-feira (12), na Afusca e reuniu mais de mil pessoas, número que  superou o público do ano passado. O evento contou com a participação de produtores de todas as regiões atendidas pela cooperativa, como São Gabriel, Rosário do Sul, Arroio Grande e Santana do Livramento. Foram 34 expositores de todos segmentos. O presidente Celso Krug destacou a importância de eventos como esse para unir os agricultores – É uma oportunidade para conhecer empresas, variedades a nível de campo, saber como implantar uma cultura, se preparar. E mais importante unir os produtores, é na dificuldade que nos unimos e nos preparamos para achar soluções, ninguém pode parar nunca, temos que avançar, destacou o presidente. 

A mostra teve foco na fertilidade do solo e o enfrentamento do fenômeno Lã Niña, que se aproxima do estado e coloca em risco a produtividade das lavoura. Como conviver e produzir em épocas de baixa umidade, foi tratado nos campos de demonstração, que estavam à espera dos visitantes. O jornalista João Batista Olivi comandou os painéis de discussão sobre o que foi demonstrado no campo, segundo o presidente Celso, a escolha por João em comandar os debates se deu pelo seu senso crítico sobre vários assuntos. – Ele tem um conhecimento vasto, para debater, conhece toda a economia, o agronegócio, a política, isso nós precisamos, vamos fechar essa segunda mostra com sucesso, destacou o presidente. Outras figuras públicas também participaram do evento. O diretor Enio Nascimento, destacou que o objetivo foi mostrar aos produtores que existem formas de amenizar os problemas em épocas de estiagem, e que a cooperativa possui técnicos preparados para lidar com essas demandas, para que haja sempre uma boa rentabilidade. 

A tecnologia no campo também foi destaque nesta edição, com duas arenas tecnológicas, um robô para avaliar a satisfação dos participantes, e um equipamento protótipo da CCGL, para combater plantas daninhas chamou a atenção de quem visitou os estandes. Conforme o Gerente de Insumos e Sementes da Cotribá, Jonas Antonello aderir às tecnologias é sinônimo de uma rentabilidade e de um avanço na produção, por isso a importância de ser tratado. Ele destacou também o envolvimento de todas as áreas da Cotribá e todos os funcionários – É um trabalho construído a muitas mãos, que envolveu todos e que busca atingir nossos produtores e visitantes. A mostra aconteceu durante todo o dia e movimentou o comércio, restaurantes e hotéis do município. 

Da Redação de Jornalismo da Rádio Cidade FM e Jornal O Alto Jacuí de Ibirubá

Continue Lendo

Notícias Gerais

Acompanhe os Projetos e recursos em andamento da Administração Municipal de Ibirubá

Postado

em

Duas novas rótulas estão previstas para serem instaladas 

O ano começou com muito trabalho e projetos em andamento para a Administração Municipal de Ibirubá. No final de janeiro o prefeito Abel Grave viajou a Brasília, buscando emendas parlamentares, recursos e contatos com deputados. A próxima viagem está prevista para acontecer em março, na confederação dos prefeitos. Em entrevista a equipe da Rádio Cidade e Jornal O Alto Jacuí, Abel destacou a busca por 10 milhões em emendas parlamentares, e também os recursos que foram firmados durante a viagem e os projetos que estão em andamento e finalização no município. 

Veja: 

  • Emendas de custeio para a saúde a fim de adquirir uma UTI Móvel. Emendas dos deputados Carlos Gomes, Pimenta e Covatti já foram confirmadas. 
  • Segunda etapa da entrega de uniformes a escolas. Avanço na aquisição de tênis para incluir na distribuição. 
  • Autorização do pagamento do Auxílio Universitário. 
  • Assinatura da liberação de mais de 200 mil em investimentos no pavilhão da Associação do Bairro Jardim. 
  • Assinatura de investimento na caixa d’água. 
  • Assinatura de mais de 200 mil de investimento na área industrial. 
  • Assinatura para liberação de mais de 80 mil reais para o ‘Para Frente Ibirubá 2’. 
  • Inauguração do Britador. Mais de 200 mil em investimento do munícipio, e vai gerar 20 cargas por dia. 
  • Patrolamento da Linha 2 e Linha 3. 
  • Edificação de duas novas rótulas, entre a Rua Mérito com a Avenida Brasil e Tiradentes com a Avenida Brasil. 
  • Espera pela liberação de 4 milhões em recursos da Finisa. 

O prefeito Abel Grave reforça e destaca o crescimento do município e a busca constante por recursos – Temos uma organização ao longo dos anos, que nos dá a possibilidade de ter esses recursos e fazer esses investimentos, estamos avançando a passos largos, que está fazendo Ibirubá crescer, prosperar. afirma Abel.  No final deste mês o município completa 65 anos de emancipação política e administrativa, shows nacionais, apresentações, inaugurações estão na programação. 

Continue Lendo

Notícias Gerais

Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia: o que essas três doenças têm em comum?

Postado

em

‘Fevereiro Roxo’ busca conscientizar a população sobre esses problemas 

Mesmo sendo totalmente diferentes em causas, sintomas e tratamento o Alzheimer, Lúpus e a Fibromialgia possuem algo em comum, são doenças que não tem cura. Seja afetando o sistema neurológico, imunológico ou reumatologico, elas não são tão populares, mas afetam um grande número de pessoas em todo o mundo. E por serem muitas vezes desconhecidas, não recebem o tratamento necessário. A campanha ‘Fevereiro Roxo’, existe desde 2014 e busca conscientizar  a população sobre as causas, sintomas e tratamentos desses problemas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 35,6 milhões de pessoas em todo mundo são afetadas pelo Alzheimer, número que deve dobrar daqui dez anos. No Brasil, a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), estima que 1,2 milhão de pessoas já sofrem com a doença. Já o Lúpus, atinge cerca de cinco milhões de pessoas no mundo, 65 mil no Brasil. A Fibromialgia possui números menores, conforme a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor, a doença atinge cerca de 3% dos brasileiros. 

Entenda mais sobre as causas, sintomas e tratamento: 

Alzheimer: O mais conhecido das três doenças, o Alzheimer foi descoberto em meados de 1906. Caracterizado por provocar a perda da capacidade cognitiva, da memória e demência, a doença destrói as funções do cérebro (neurodegenerativa) e possui fases leve, moderada e grave. De acordo com o Ministério da Saúde, o Alzheimer costuma evoluir de forma lenta e progressiva. O Sistema Único de Saúde (SUS), oferece acompanhamento, tratamento e entrega de medicação. A prevenção dessa doença está nos hábitos de vida saudáveis, como o combate ao sedentarismo, tabagismo, estímulo de atividades físicas, leitura, realização de novas tarefas. 

Lúpus: Já imaginou ter o seu sistema imunológico voltado contra o seu próprio corpo? Essa é a característica do Lúpus, uma doença inflamatória autoimune, que ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano, afetando órgãos como tecidos, pele, articulações, rins e cérebro. A causa exata desta doença ainda é desconhecida, no entanto alguns estudos indicam que uma combinação de fatores hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais podem influenciar no desenvolvimento. Os principais sintomas são dores nos músculos, fadiga, febre, manchas vermelhas, entre outros. Esses sintomas podem ser  desencadeados quando a pessoa se expõe a luz solar de forma inadequada, tem alguma infecção, ou usa algum medicamento muito forte.O Lúpus não tem cura, no entanto, uma pessoa portadora pode ter uma vida normal, com acompanhamento médico especializado e um estilo de vida saudável. 

Fibromialgia: Uma doença invisível, mas com dores ‘gritantes’. A fibromialgia está ficando cada vez mais popular, é uma doença reumatológica, que afeta segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), principalmente mulheres adultas. Dor muscular crônica e generalizada, fadiga, alterações no sono, memória e humor são os principais sintomas. O tratamento é feito geralmente com medicamentos e terapias cognitivas, a falta de um acompanhamento especializado adequado, pode levar a uma incapacidade física e limitação funcional. 

Continue Lendo

Notícias Gerais

Ataques de cachorros em Ibirubá preocupam moradores

Postado

em

Quando cachorros  são vistos nas ruas é comum que os mesmos não tenham dono, ou tenham sido abandonados. No entanto, em Ibirubá, não é bem assim. A situação que envolve o senhor conhecido como Pedro Téia e os cachorros que lhe acompanham pelas ruas da cidade, vem causando problemas a população. Os ataques dos cachorros as pessoas que passam pela rua onde Pedro mora, ou quando são encontradas por ele em outras ruas da cidade, vem sendo constante, segundo relatos de alguns moradores de Ibirubá. Em janeiro deste ano, uma senhora relatou em sua rede social o ataque dos cachorros, conforme relato, a senhora Glaci Bock foi atacada e precisou ir ao hospital. – Agora a pouco saindo do trabalho os cachorros do Pedro me atacaram, fui parar no hospital. Não é a primeira vez que acontece isso e ninguém toma uma providência. Acho que tinha com uns dez cachorros, escreveu ela na sua página do Facebook no dia do incidente. Nesta semana, no dia 11 de fevereiro a jovem Maria Graziana Dalla Nora também foi mordida pelos cachorros. Ela passava de moto pela rua onde Pedro mora, a irmã dela Marione, relatou em suas mídias o fato dizendo –Mais uma vez os cachorros do Pedro atacam, dessa vez foi minha irmã Maria Graziana Dalla Nora, indo trabalhar de moto, foi cercada por eles. Realmente essa situação está inadmissível, nossas autoridades devem tomar providências cabíveis e necessárias, pois isso não pode mais acontecer. Meu respeito ao nosso prefeito e lideranças municipais , mas está mais do que na hora de ser tomada alguma atitude – ressaltou a irmã Marione Dalla Nora em sua página no Facebook. Marione relatou também, que é difícil conversar com Pedro, segundo ela quando tentaram contato com ele, foram recebidos de forma agressiva. 

A ONG “Mi Au Juda”, responsável por cachorros abandonados e sem tutores, está a frente da situação para que o problema seja solucionado, mesmo que a responsabilidade não seja da organização, tendo em vista que os animais possuem um dono. Joseane Kronhardt, presidente da ONG, em entrevista ao jornal destacou que recolher os animais de Pedro não é a solução, pois ao mesmo tempo que se recolhe, logo surge mais. Ela também conta, que conseguiu conversar com o Pedro sobre essa situação, e que ele se dispôs a não sair mais com os cachorros pela rua, após o pátio ser fechado. – Apesar de não ser a nossa obrigação, estamos a frente desse caso. Pois pensamos na segurança das pessoas em si e dos animais. Conversei com o prefeito da possibilidade de fechar o pátio dele, para que quando o Pedro saia para a rua, os cachorros fiquem no pátio. Já saiu a licitação para fechar o pátio, ou seja, esperamos que logo esse problema seja solucionado, afirmou Joseane. 

Está previsto no Código Civil, Artigo 933, que o dono do cão que mordeu alguém, deve arcar com as despesas e indenização. É também dos responsáveis a obrigação de sair com os cães na rua portando coleiras, e em casos de cachorros de raça mais perigosas com proteções e outros cuidados. É de responsabilidade do dono também, ter um pátio adequado que suporte os animais. No entanto, quando há uma situação como a do Pedro, a responsabilidade passa ao poder público e a vigilância sanitária. 

Os cachorros que acompanham o senhor Pedro são ‘vira-latas’, mas mesmo assim os ataques vem acontecendo. Pessoas que são mordidas por cães que não são vacinados ou estão com alguma doença, correm sérios riscos de saúde. Em 2017, a casa onde Pedro morava foi destruída por um incêndio, e alguns cachorros morreram no local. Atualmente ele mora no Bairro Progresso. 

Com iniciativas dos voluntários da ONG Mi Au Juda e da Administração Municipal, e com a colaboração do senhor Pedro, que segundo Joseane está entendendo a importância de deixar os cachorros dentro do pátio quando fechado, o problema caminhará para ser solucionado, para que não ocorra mais incidentes que coloque a população em risco. 

Continue Lendo

Notícias Gerais

O cultivo de morangos que ultrapassa gerações

Postado

em

Uma fruta pequena mas que exige uma grande mão de obra 

Tão pequeno, mas tão saboroso, encontrado em diversas formas, seja em suco, geleias, recheios, doces, o sabor do morango é inconfundível. Cultivar morangos, e ter como renda a comercialização desse produto, não é tão comum de se encontrar. No Rio Grande do Sul, a área cultivada chegou a 500 hectares, segundo levantamento da Emater feito em 2017, esse levantamento é feito a cada três anos. 

Para a família Frankenberger, com propriedade na Linha Duas em Ibirubá, o cultivo vem ultrapassando gerações. Mas foi em 2010, que a plantação cresceu. Dona Simone Frankenberger conta que foi quando um de seus filhos, Lucas Frankenberger, levou alguns morangos para a professora na escola, que a procura iniciou – Depois desse dia começou uma grande procura pela fruta, então resolvemos aumentar a plantação e fomos plantando cada ano mais, conta Dona Simone. 

O cultivo do morango não é algo fácil, pelo contrário, exige mão de obra e cuidado muito maior que outras culturas. O sistema de cultivo adotado pela família Frankenberger é convencional, ou seja, direto na terra. A mão de obra é maior, mas segundo eles, o fruto é mais saudável e livre de produtos químicos. Com o avanço da tecnologia no meio rural, o chamado Sistema Semi Hidropônico, foi adotado por muitas famílias no estado, e consiste na plantação suspensa de morangos. 

A plantação dos morangos inicia no mês de maio, e em torno de 90 a 100 dias começa a crescer os primeiros frutos, se estendendo até o mês de dezembro, dependendo do clima. Dona Simone destaca, que os morangos são colhidos duas vezes na semana, selecionados, embalados e vendidos no mesmo dia. A seca que prejudicou um grande número de plantações em Ibirubá, não atingiu a plantação da família, pois os morangos são irrigados por um sistema de gotejamento. Já o excesso de chuva sim, pode causar danos. O sistema de túneis, permite cobrir os canteiros com lonas, ter uma boa luminosidade, e proteger da chuva, mas quando o volume é grande as frutas apodrecem rapidamente mesmo não estando maduras. 

Dona Simone contra com a ajuda do marido Leomar, dos filhos Lucas e Rafael para tocar a produção na propriedade, que também trabalha com o cultivo de soja, milho, aveia e cevada, mas só a soja e os morangos são comercializados. A parceria com os técnicos da Emater é um diferencial, segundo ela eles auxiliam na produção e solução de problemas –Eles nos auxiliam na compra das mudas, na escolha das variedades e também no controle das pragas trazendo soluções naturais. Primamos pela qualidade tentando usar o mínimo de agrotóxico possível, destaca Dona Simone. 

Continue Lendo

Notícias Gerais

Empreendimento da Construtora Josué irá gerar mais de 300 empregos em Ibirubá

Postado

em

A Construtora Josué tem se destacado pelos investimentos que tem feito em toda a região. Nos últimos anos, a empresa tem realizado empreendimentos comerciais e residenciais, como casas e prédios, em Carazinho, Ibirubá e Não-Me-Toque. Neste ano de 2020, a Construtora, que atua no mercado há 27 anos, projeta novos investimentos, sendo que um deles, comercial, em um importante ponto de Ibirubá, que gerará mais de 300 empregos formais. A área escolhida já está comprada e possibilitará mais progresso para a cidade. Assim o município ganha com a geração de empregos, diretos e indiretos, e também com mais arrecadação.

A empresa aposta novamente no potencial de crescimento do município, pois em 2018, escolheu entre as cidades do Alto Jacuí, Ibirubá para a construção do Residencial Ilhéus, que já mudou a paisagem do centro da cidade e leva seu alto padrão construtivo, de qualidade e acabamento singular. Muito bem recebida, a Construtora Josué, em 2019, decidiu investir mais uma vez em Ibirubá, construindo seu maior empreendimento. Lançou o Riviera Village, o mais alto prédio do Alto Jacuí, localizado no centro econômico/ comercial do município, terá 21 pavimentos e 44 apartamentos.

A Construtora Josué acredita na força produtiva e de crescimento de Ibirubá, por este motivo vem realizando constantes investimentos no desenvolvimento da cidade, o que tem despertado o interesse de outros empresários, como no caso deste empreendimento que ampliará a geração de empregos no município.

Continue Lendo

Notícias Gerais

Rebolando muito, formando pega diploma ao som de Pabllo Vittar e viraliza na web

Postado

em

De salto alto vermelho, toga e capelo na mão, o gaúcho Eduardo Rius, de 23 anos, chocou a web com o seu vídeo onde aparece realizando uma performance para lá de ousada, ao som de Pabllo Vittar, em sua cerimônia de colação de grau , na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Reprodução/Instagram

Como cada formando tinha o direito de escolher uma música para contemplar o seu momento de pegar o tão desejado diploma, o recém-formado em Relações Internacionais Eduardo Rius optou pelo hit de Parabéns, de Pabllo Vittar , e decidiu que também faria um “espetáculo” na hora de pegar o seu canudo. “Faz muito tempo que eu queria fazer algum tipo de performance na minha entrada da formatura, porque eu já tinha visto vídeos de outras pessoas fazendo coisas parecidas. Como eu sempre gostei muito de coreografia e stiletto (dança com salto alto), eu tive a ideia de trazer isso para a minha colação de grau”, disse ao IG Gente .

O jovem já esperava que o vídeo pudesse viralizar na internet, mas ainda se espantou com o tamanho da repercussão que tudo tomou. O lacre dele foi tanto que até mesmo sua ídola Pabllo Vittar compartilhou o posto no Instagram e disse que se tivesse se formado faria o mesmo. “Eu imaginava que pudesse ter alguns compartilhamentos, mas não esperava que seria tanto e que a própria Pabllo fosse repostar. Estou muito lisonjeado de poder ser um alento para a forma da galera LGBT poder se expressar”, contou.

Logo depois da apresentação do show à la Pabllo Vittar , o gaúcho se dirigiu a mesa de mestres e professores que lhe dariam o diploma e os cumprimentos pelo evento e ele confessou que, apesar de não ter recebido nenhuma reclamação por parte deles, percebeu alguns olhares e comportamentos estranhos por parte dos docentes. “Quando o reitor e o diretor da unidade fizeram os seus discursos, eles enfatizaram uma URFRGS plural e a necessidade de respeito às diferenças, mas eu sinto que no momento não foi bem assim”.

Créditos: IG Gente

Continue Lendo

Notícias Gerais

Foto 4º Rústica Cidade de Ibirubá acontece no dia 1ª de março

Postado

em

Inscrições são gratuitas e vão até o dia 27 de fevereiro 

Dentro das festividades dos 65 anos do município, está a 4ª Rústica Cidade de Ibirubá. Com data marcada para acontecer no dia 1ª de março, a corrida é promovida pela Administração Municipal em parceria com o SESC. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: https://www.sesc-rs.com.br/esporte/corridas/ até o dia 27 de fevereiro. Somente as inscrições para a categoria Especial, podem ser realizadas no Departamento de Cultura e Turismo. 

Confira as categorias: 

  • 400 metros: Apae – Categoria Especial (esta categoria tem as inscrições realizadas no Departamento de Cultura e Turismo);
  • 400 metros: A até 07 anos;
  • 800 metros: B de 08 a 10 anos, C de 11 a 12 anos, e D de 13 a 15 anos;
  • 5 Km Adulto: E – 16 a 19 anos, F de 20 a 24 anos, G de 25 a 29 anos, H de 30 a 34 anos, I de 35 a 39 anos, J de 40 a 44 anos, K de 45 a 49 anos, L de 50 a 54 anos, M de 55 a 59 anos, N de 60 a 64 anos, O de 65 a 69 anos, e P de 70 anos ou mais.

O ponto de partida das corridas será a praça General Osório. 

Continue Lendo

Notícias Gerais

Mamografia: alerta para a importância do exame clínico

Postado

em

Dados do Instituto Nacional do Câncer mostram que quatro milhões de brasileiras, entre 50 e 69 anos, nunca fizeram o raio-x que detecta câncer de mama

Esta quarta-feira (5 de fevereiro) é o Dia Nacional da Mamografia, que visa conscientizar as mulheres sobre a importância desse exame que é fundamental para detectar câncer de mama, sobretudo quando ainda está em fase inicial, o que facilita o tratamento e aumenta as chances de cura.

Dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que campanhas de conscientização são extremamente necessárias no Brasil, uma vez que 4 milhões de mulheres brasileiras, com idades entre 50 e 69 anos, nunca realizaram uma mamografia. Além disso, os números do (Inca) apontam que, em 2019, mais de 60 mil novos casos de câncer de mama foram diagnosticados no país. A incidência média é de 62,9 casos a cada 100 mil mulheres, situando o Brasil entre as nações com mais casos registrados em todo o mundo.

Em Cruz Alta foram feitas cerca de 700 solicitações de mamografia no período de 01 de janeiro a 01 de outubro de 2019, uma média de 70 a 80 solicitações de exames por mês, segundo o centro de saúde da mulher e da criança. A orientação é que a mulher procure uma unidade de saúde para mais informações e dependendo da situação, ela é encaminhada ao centro de saúde da mulher.

Apesar dos números preocupantes, a taxa de mortalidade em virtude da doença está caindo, mantendo-se abaixo da média mundial, aponta o levantamento do Inca. Nesse quesito, segundo a entidade, o Brasil está entre os países com menor índice de mortes por câncer de mama, ao lado de Estados Unidos, Canadá e Austrália.

As ações de conscientização, como o Outubro Rosa e o Dia Nacional da Mamografia são as principais aliadas das mulheres no combate à doença, afirma o oncologista Bruno Ferrari, fundador e presidente do Grupo Oncoclínicas. “O primeiro e principal passo para vencermos a doença é o conhecimento. Temos que maximizar a exposição das informações para que cada vez mais mulheres e a população em geral estejam conscientes da necessidade de realização da mamografia a partir dos 40 anos, considerando que a incidência da doença começa a aumentar consideravelmente a partir desta idade”, afirma o médico. “O auge de detecções acontece dos 50 aos 60 anos, tidas como as faixas etárias de risco”, completa.

O especialista lembra que, em casos específicos, é necessário que a mamografia seja realizada ainda mais cedo, aos 35 anos. Devem ficar atentas a isso mulheres cujas mães, avós ou irmãs tiveram câncer de mama, porque cerca de 10% dos casos da doença estão associados a fatores genéticos hereditários, segundo Bruno Ferrari.

Autoexame
O médico acredita que muitas mulheres brasileiras não fazem a mamografia porque creem que o autoexame é suficiente para a detecção de nódulos. “É uma ferramenta importante para as mulheres conhecerem seu corpo, o que é fundamental para detectar alterações nas mamas, que podem indicar doenças. Todavia, isso não detecta, em geral, nódulos muito pequenos ou em estágio inicial, quando ainda não são palpáveis. Por isso, o autoexame das mamas nunca deve substituir a mamografia, que deve ser realizada anualmente por todas as mulheres acima dos 40 anos”, alerta Bruno Ferrari.

Como agendar uma mamografia
Para realizar a mamografia é necessário agendar o exame. A solicitação precisa ser feita por um médico, que pode ser um ginecologista, mastologista ou um clínico geral. É importante você saber que existem dois fatores que influenciam para que o médico solicite um exame de mamografia:

Rastreamento de doença assintomática. Em termos mais simples é basicamente um exame preventivo para saber como está a saúde da sua mama. Ele pode ser solicitado mesmo que não haja nenhum sintoma evidente de câncer de mama e pode detectar alterações nas mamas antes de serem perceptíveis no auto-exame ou no exame feito no consultório médico.

Diagnóstico de doença sintomática. Ou seja, quando o médico ou a mulher identificam um nódulo na mama ou algum sintoma de câncer de mama.

Seja para rastreamento ou para investigar uma possível suspeita de tumor, o médico prescreverá uma solicitação de exame que deverá ser entregue ao laboratório no dia da realização da mamografia.

A mamografia pode ser realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou por laboratórios e hospitais particulares.

Como agendar a mamografia no SUS

Quem for realizar a mamografia pelo SUS pode se dirigir a um posto de saúde portando a solicitação do exame feita pelo médico, a carteira de identidade, um comprovante de residência, o CPF e o Cartão SUS.

No mês do Outubro Rosa também é possível realizar o exame nas Unidades de Saúde alocadas nas cidades que estejam oferecendo a mamografia à população. Vale lembrar que é possível ocorrerem filas de espera mais demoradas nesse período, mas não deixe de se programar para a realização do exame.

Como agendar a mamografia em laboratórios particulares

Quem for realizar a mamografia em laboratórios ou clínicas particulares precisa agendar o exame previamente. Esse agendamento pode ser feito pessoalmente, por telefone ou, caso o laboratório disponibilize o serviço, via internet. É preciso checar se o laboratório em que você pretende realizar a mamografia contempla a sua rede credenciada, caso você possua plano de saúde. No momento de agendar o exame e no dia de realizá-lo é importante que você tenha em mãos a solicitação dada pelo médico, a carteira de identidade e a carteira do convênio.

Nossa equipe conversou com a senhora Nair Sibila Marangon, presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Ibirubá , que ressalta: 

A mensagem da LFCC é de que cada mulher deve  se cuidar. Deve fazer regularmente sua mamografia como prevenção. Nunca pensar que fazer exames é para encontrar o câncer mas, se prevenir dele. É uma ferramenta de rastreio da mama. É um aliado de toda mulher.

Um cuidado que a mulher deve ter assim como com seu cabelo e  pele. Precisamos nos valorizar, nos amar a tal ponto de conhecer nosso corpo e estar atenta a tudo o que ele nos sinaliza. PREVENIR AINDA É O MELHOR REMÉDIO.

Continue Lendo

Notícias Gerais

Expodireto 2020 é lançada e promete dar foco em tecnologia no campo

Postado

em

Uma das maiores feiras do país chega a sua 21ª edição

No cenário de prejuízos causados pela estiagem, a promessa de cinco dias de aprendizado e inovações. A Expodireto Cotrijal 2020, foi lançada oficialmente nesta terça-feira (4), em Porto Alegre, e reuniu autoridades, como o governador Eduardo Leite e entidades do agronegócio. Com o slogan ‘ A Gente Vive O Agro’, a promessa para esse ano é aproximar os agricultores da tecnologia no campo. Considerada uma das maiores feiras de negócios e tecnologia, a Expodireto acontecerá do dia 2 ao dia 6 de março em Não-Me-Toque. O diferencial desse ano é a Arena Agro Digital, um projeto com 1,7 mil metros quadrados, que vai reunir 22 expositores e 15 startups, com quatro auditórios será realizado 40 palestras simultâneas sobre soluções tecnológicas. Em 2019 foram 268 mil visitantes, 543 empresas expositoras e mais de 70 países presentes e um faturamento de 2,4 milhões de reais. 

Continue Lendo

Veja Isso