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Notícias Gerais

Ibirubá tem superávit acima de 2 milhões no 1° quadrimestre de 2019, mas alerta para contingenciamento de despesas

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Na reunião, o representante do Instituto de Previdência do servidor público municipal (Impasi) Adenor Spies apresentou a evolução dos números da entidade. Na sequência, o servidor contador Éder Donato apresentou e explicou as informações contábeis e financeiras relativas ao primeiro período deste ano (de janeiro a abril).

Nas considerações finais, sob um parecer contábil dos resultados do período, o contador fez recomendações de contingenciamento de despesas. “Com previsão de as receitas serem praticamente as mesmas, não podemos aumentar as despesas. De 5 a 8% de incremento, é até aceitável. Mas, se nos próximos dois períodos de 2019 persistir o incremento de 15% das despesas, poderemos não fechar as contas no final de 2019 e termos que recorrer à reserva gerada no ano passado”, alertou o contador.

“Todo gestor municipal gostaria de atender todas as demandas da comunidade. Mas, necessitamos de recursos financeiros disponíveis para isto. Vamos ter que fazer um enfrentamento em relação às despesas, cada Secretário deverá se organizar e filtrar os seus investimentos. Precisamos encontrar um equilíbrio, recebemos demandas de vários setores da comunidade. Infelizmente, não conseguimos trazer a comunidade para a Audiência, para ter o conhecimento do que é realizado, para o debate do que precisa ser construído. Continua sendo um desafio a participação da população nestes momentos para nos auxiliar a construir juntos o que Ibirubá precisa e merece”, concluiu o prefeito ao final da Audiência.

A seguir, segue um resumo dos principais itens demonstrados.Receitas

No período, o Município arrecadou R$ 25.147.993,97, correspondendo a 33,53% em relação à previsão inicial de R$ 75.000.000,00. No demonstrativo das principais receitas, consideram-se ICMS, FPM (Fundo de Participação dos Municípios), Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), IPVA, ISS, IPTU, transferências da União e do Estado para a Saúde, IRRF, ITBI, transferências da União e do Estado para a Educação, taxas, receita patrimonial (rendimentos de aplicações financeiras) e ITR.
Despesas

As despesas liquidadas do período somaram R$ 22.133.707,65. Deste montante, são três Secretarias que consomem mais da metade do valor: Secretaria de Educação (27,59%), seguida da Secretaria de Saúde (25,04%) e da Secretaria de Obras (17,12%). O restante das despesas ficou assim distribuído: Câmara de Vereadores (3,32%), Gabinete do Prefeito e Vice-Prefeito (3,64%), Secretaria de Administração e Planejamento (4,51%), Secretaria da Fazenda (2,86%), Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendimentos (0,72%), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente (5,04%), Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Habitação (3,62%) e Encargos Gerais do Município (6,54%).
Resultado Líquido do Período

O resultado orçamentário líquido foi de R$ 2.628.885,04. Em relação ao mesmo período do ano passado (R$ 4.384.734,00), o atual resultado foi inferior. Em 2017, o resultado foi praticamente o mesmo deste ano, na casa dos R$ 2,68 milhões.

Éder explicou que, em 2018, as receitas se comportaram um pouco acima do esperado, como, por exemplo, a venda dos direitos da folha de pagamento dos servidores (R$ 553 mil), que ocorre a cada cinco anos, gerou uma receita, que não entrou neste ano; além disto, as despesas foram cerca de 15% menores que as realizadas em 2019, sendo que as receitas deste ano ficaram estáticas no montante geral.

Grau de Endividamento

O Município tem uma dívida de R$ 2,508 milhões, que se resume a duas operações de crédito com saldo ainda a quitar (Badesul contratado em 2015 e BRDE contratado em 2016) e um parcelamento com o INSS.

Do ponto de vista legal, o Município pode contrair até 120% da Receita Corrente Líquida (que hoje é de R$ 69,592 milhões), ou seja, poderia ter uma dívida de até R$ 80 milhões. “Hoje, temos um saldo de caixa na casa dos quase R$ 12 milhões, não significando que este valor esteja todo disponível, mas, temos uma dívida consolidada líquida negativa, o que é muito positivo para o Município”, esclareceu Éder. Outro ponto a ser avaliado, quando da contratação de dívidas, é a capacidade de pagamento da operação a ser contratada para não comprometer as futuras gestões, alertou ele.

Índices Legais Constitucionais

A Administração Pública tem quatro principais índices constitucionais que devem ser observados na realização dos investimentos em algumas áreas. Conforme as considerações explanadas, Ibirubá está, e deverá fechar o ano, com esses índices acima dos limites recomendados por Lei:

das receitas de impostos, 25% devem ser aplicados na Educação. No período, o índice fechou em 23,06%. Há de se considerar que os meses de janeiro e fevereiro são férias escolares, não havendo despesas com transporte e merenda escolar. Até o final do ano, este índice deverá chegar à casa de 27%;
das receitas de impostos, 15% de investimentos a serem realizados na Saúde. O período fechou com 20,47%, bem acima do limite legal. No ano passado, o índice estava menor, 19,33%;
a remuneração dos profissionais do Magistério tem que ser acima dos 60% das transferências recebidas do Fundeb. Hoje está em 63,77%, devendo chegar a 65% até o final do ano;
e o pagamento com pessoal não pode ultrapassar 54% da Receita Corrente Líquida. O montante da folha de pagamento dos servidores está em 39,40%. No mesmo período do ano passado, o índice estava em 42%. A diferença a menor, neste ano, foi justificada por algumas vagas estarem em aberto, aguardando o ingresso de servidores oriundos do Concurso Público. Mas, também, a Receita Corrente Líquida aumentou numa proporção maior do que a despesa de pessoal, ano passado com reposição salarial apenas de 2% enquanto que em 2019 foi de 5,5%. Para fins legais, o demonstrativo de pessoal considera os 12 últimos meses.

ARRECADAÇÃO:
Receitas:
R$ 25.147.993,97
Despesas:
R$ 22.133.707,65
Despesas Executivos:
R$ 21.398.084,04
Superávit:
R$ 2.628.885,04
GASTOS POR ÓRGÃO:
Câmara de Vereadores:
R$ 735.623,61
Gabinete do Prefeito e Vice:
R$ 806.314,18
Administração e Planejamento:
R$ 997.415,18
Fazenda:
R$ 632,233,34
Obras:
R$ 3.789.710,87
Indústria e Comércio:
R$ 158.999,52
Agricultura:
R$ 1.114.846,34
Educação:
R$ 6.107.756,71
Assistência Social:
R$ 802.174,64
Saúde:
R$ 5.541.178,97
Encargos Gerais:
R$ 1.447.454,29

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Após roubar litro de vodka jovem vai para o presídio

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Por volta de 17h40min de sexta-feira, 12 de julho, a Brigada Militar foi chamada para comparecer em um mercado na Rua do Comércio, centro de Ibirubá. Um indivíduo havia sido flagrado pelo sistema de videomonitoramento furtando um litro de vodka do local. Em revista, o produto não foi encontrado. Porém, contra o cidadão existia um mandato de prisão civil. Em contato com a Delegacia de Polícia foi orientado a BM registrar um Boletim de Ocorrência. O autor foi apresentado ao Presídio de Espumoso.

Foto: Divulgação BM

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A origem do “Alemão Batata”

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Essa semana na página do OAJ, trazemos uma explicação super bacana de um “apelido” dado às pessoas de origem alemã, o “ alemão batata”, para muitos um apelido muito pejorativo, e para outros algo de não se dar tanta importância assim, e para ajudar no esclarecimento, encontramos no livro Alemão Batata de Eduardo Kauer , que traz no seu primeiro capítulo relatos que explicam o porquê deste apelido e sua história. Confira!Ao longo dos séculos as sociedades sempre utilizaram apelidos para identificar as etnias e os grupos sociais. Este modo de denominar as pessoas na grande maioria das vezes assumiu um caráter pejorativo. Mas isso depende também do como aqueles que sofreram a discriminação encararam as tais brincadeiras. Em particular , eu sempre tive a curiosidade pelo termo, “alemão batata”. Logo passei a perguntar e ler sobre o assunto, na tentativa de investigar a provável origem do termo.


É preciso saber que desde a idade média, a agricultura europeia ocidental se baseia no sistema de três lavouras. Os camponeses dividiam as áreas em três lotes: cultura de inverno, cultura de verão e repouso. Desse modo o solo não esgotava e a rotatividade permitia uma produção constante. Um lote permanecia sem plantar ou utilizavam-no como pastagem para o gado.
A melhor alternativa no início do século 19 foi introduzir o cultivo da batata( diferente dos que muitos pensam, esse alimento tem origem americana e não inglesa). Porém, onde plantar?
Emergencialmente se utilizou o campo de repouso, o que levou rapidamente o esgotamento do solo nas pequenas propriedades, recém divididas. Não deixavam mais a terra repousar e não utilizavam técnicas de adubação.


Já num longo prazo a solução foi confinar o gado todo o ano nas propriedades maiores. Mas, em 1812, chuvas torrenciais levaram plantações inteiras. Granizo , geadas fora de época em 1814 agravam a fome. As guerras napoleônicas produziram órfãs e viúvas em maior quantidade do que outros conflitos .


Na passagem entre 1816 e 1817 a fome era tanta que as sementes tiveram de ser recolhidas novamente. O dote concedido a uma filha se resumia-se a uma árvore frutífera.
Olhando o século 21, parece que a imigração foi um mau negócio. Se não tivessem imigrado, talvez estivessem em melhor situação seus descendentes. No entanto, observa-se que certas situações não podem se repetir.


A simples introdução de uma espécie vegetal vegetal diferente desequilibrou a produção de alimentos nas áreas de origem dos imigrantes. Não era um transgênico e sim uma espécie americana levada para o velho mundo e já implantada com sucesso em outras paragens próximas a europa. Uma planta , encontrada nas roças do do Rio Grande do Sul, que marcou um apelido por várias gerações: Alemão Batata, e apesar da chacota, seus descendentes continuam a plantar este tubérculo até hoje.

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Como participar de licitações públicas?

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Conversamos com Solange Erthal de Freitas, da Ata Licitações, Administradora e proprietária da Ata Licitações

A ATA Licitações Gestão e Consultoria é uma empresa especializada em Licitações Públicas, sua Sede está localizada junto a Rua Dumoncel Filho, nº 1273 – Centro de Ibirubá/RS. Possuímos uma equipe especializada de assessores administrativos e Jurídicos com mais de 5 anos de experiência na área de Licitações. Proporcionamos ao empresário de forma pratica e transparente todo o serviço relacionado com a licitação, deixando apenas que o mesmo entregue o serviço ou produto dela ofertado, o restante é todo conosco.

OAJ – Qual o trabalho desenvolvido pela Ata Licitações?

Prestamos serviços para Empresas Jurídicas, que querem vender ou prestar serviços para o governo, fizemos desde a parte mais simples que é organizar a documentação fiscal, trabalhista, proposta de preços até a participação do certame presencial, ainda temos outros segmentos, tem aqueles que nos contratam para enviar diariamente e-mails com as licitações mais promissoras para participar, outros que assessoramos/validamos documentação, ainda fizemos Recursos administrativos para empresas inabilitadas ou desclassificadas de certame, Impugnações de Editais e mandados de Segurança, Reajustes de contratos existentes ou extintos, Reequilíbrio econômico financeiro, Cadastramentos nos sistemas Governamentais para participação das Empresa em Pregões Eletrônicos, enfim prestamos toda a parte de assessoramento administrativo e jurídico em Licitações. Nossa meta é facilitar para o Empresário o serviço para participar de licitações e é por isso que estamos entrando nesse mercado aqui em nossa região, muitas vezes empresas de longe vem prestar o serviço que poderia ser fornecido aqui pela cidade, movimentando e crescendo o comercio local, é isso que queremos o crescimento das empresas daqui e do Município.

OAJ – Como ocorrem os processos de licitação nos órgãos públicos?

Qualquer material ou serviço utilizado no setor público passou por uma compra através de licitação, por exemplo, aquele giz que a professora utiliza na escola de seu filho, o Órgão Publico não pode ir lá comprar por conta própria, e sim abre um processo licitatório onde Empresas do ramo ofertam pelo menor valor a venda desse giz. Esse processo licitatório a empresa que prestar o serviço ou vender o produto pelo menor valor é vencedor no certame. Porém, antes disso existe a parte burocrática que é arrecadação da documentação, declarações, aptidão técnica, qualificações da empresa onde o Órgão público delimita para empresas idôneas participar e comprovar que podem ofertar tal serviço ou produto.

O edital é a norma que orienta tudo isso e o qual as empresas devem seguir, e conversando com nossos empresários locais, percebemos que muitos passaram por processos licitatórios e não tiveram sucesso e, por isso, acabaram se desiludindo com as licitações. Mas, o que acontece é que muitos deles acabam se atrapalhando na burocracia, no recolhimento de documentação, ou na Comprovação de alguma exigência, ou até por ter mais empresas participando pensam em não mais seguir nesse meio por concorrência. A parte burocrática é um fator que afasta os empresários de participar de licitações, apesar de ser um processo simples, é trabalhoso e precisa ser seguido uma séries de passos e muitos deles não tem experiência e proximidade com o processo e acabam deixando de participar dessas licitações públicas que agregariam muito valor e crescimento ao comercio local.

OAJ- Que tipos de licitações existem?

Existem Pregão Eletrônico, Concursos Públicos, Tomada de Preços, Concorrência, Pregão Presencial, Compra Eletrônica, Carta Convite, Dispensa de Licitação, Inexigibilidade, Leilão, Chamada Publica, estas que mais atuamos hoje.

OAJ – Como são divulgadas as licitações?

A partir do momento que abre uma licitação desenvolvida pelo Órgão Publico, é publicada no Diário Oficial da União que é um Veiculo de Comunicação pelo qual a Imprensa Nacional tem de tornar publico qualquer assunto acerca do Âmbito Federal, após também as Prefeituras como exemplo, publicam no portal da Transparência nos sites de municípios, jornais locais (Alto Jacuí, Jornal do Comércio, Zero Hora), assim como também a sites específicos para localizar tais licitações, tudo em prol de abranger mais cidades e empresas que tenham interesse de participar desses certames.

OAJ – Há possibilidade do fornecedor não receber o valor pelo órgão público?

Considerando que o objeto do contrato foi cumprido adequadamente e no prazo estipulado, a Administração tem o dever de pagar. A obrigação é expressa no contrato ou em um documento expedido pela autoridade competente – autorização de compra ou ordem de execução de serviço ou contrato –, o qual contém, dentre outras informações, o número do empenho correspondente. Mas pensando nas piores hipóteses, do Órgão atrasar o pagamento, nós fizemos uma Notificação Administrativa sobre a existência do debito, se ainda não resolver a possibilidade de paralisação dos serviços, ou por fim entrar com Ação de Cobrança ou execução Contra o Órgão Publico. Mas são raros os casos que acontecem isso, pois a maioria paga até antes do prazo.

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Exigência legal fez Ibirubá rever o Valor da Terra Nua para 2019

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Os novos valores para o Valor da Terra Nua (VTN) foram debatidos e estudados em reunião extraordinária do Conselho Municipal Agropecuário, junto ao Gabinete do Prefeito Abel Grave, em 25/06. Além das presenças dos conselheiros, também participaram do encontro o prefeito Abel, o vice-prefeito Alberi Behnen e o engenheiro agrônomo Jeferson Augusto Bohrz.
O VTN serve de referência para calcular o valor a ser pago do Imposto Territorial Rural (ITR) e também como parâmetro para a avaliação de imóveis rurais nos negócios de compra e venda, gerando o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis).
Em fevereiro passado, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário se reuniu para definir o Valor da Terra Nua (VTN) para o ano de 2019. Após análise, foi decidido manter o valor do ano anterior, permanecendo sem reajuste, R$ 29.192,00 por hectare. Assim, no dia 27/02, o prefeito Abel Grave promulgou o Decreto 4.343/2019, que manteve o mesmo valor para o município, sendo oficializado desde esta data.
Entretanto, uma nova exigência da Receita Federal, determina que os val
ores a terra nua, que estão em discrepância com a realidade dos municípios, sejam revistos, sob pena de o Município perder o repasse do valor do ITR, que voltará para o Estado, além de a própria Receita Federal estipular um valor padrão, conforme a realidade da região.
Para auxiliar o Conselho, o Município de Ibirubá contratou o engenheiro agrônomo Jeferson Augusto Bohrz para fazer um levantamento de valores estabelecidos na região, avaliar o mercado de imóveis rurais em Ibirubá e emitir um laudo, sugerindo os valores referenciais para VTN do município.
Conforme as informações trazidas pelo engenheiro, dados do INCRA do ano de 2017, a região entre os municípios de Passo Fundo a Ibirubá é avaliada com as terras mais caras do Rio Grande do Sul, classificando o VTN como terra boa em R$ 43.000,00, média R$ 32.000,00 e a terra com restrições no valor de R$ 25.000,00. Diante disto, o profissional sugeriu que o valor da primeira classificação ficasse em torno de R$ 40.000,00.
O prefeito Abel externou sua preocupação em perder o envio dessa verba e que, diante da exigência legal, não será viável manter o valor atual de R$ 29.192,00 para o padrão mais alto da terra. “Nenhum profissional irá atestar um valor tão baixo, que foge da realidade do valor das terras em nosso município”, alertou ele, sugerindo que todos, em conjunto, sugerissem um valor mais condizente com a realidade de Ibirubá e que fosse colocada em votação a definição dos novos valores pelos conselheiros.

Com as informações trazidas pelo engenheiro e diante da necessidade legal, o Conselho definiu os novos valores para Ibirubá do Valor para Terra Nua (VTN) nas classificações:


Lavoura Aptidão Boa R$ 39.295,00,
Lavoura Aptidão Regular R$ 31.022,00,
Lavoura Aptidão Restrita R$ 26.886,00.
Pastagem Plantada R$ 24.817,00,
Pastagem Natural ou Silvicultura R$ 20.680,00
Preservação da Fauna e Flora – R$ 5.000,00.


Desta forma, o município retificou o VTN definido em fevereiro passado, passando a validar os valores acima através do Decreto 4.372/2019, de 08 de julho de 2019.

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Era da Manufatura Avançada: a Indústria 4.0

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Robôs na linha de produção, coleta e análise de dados para a tomada de decisões, peças feitas em impressoras 3D e conectividade entre as máquinas. Esses são apenas alguns dos cenários que começam a estar cada vez mais presentes nas fábricas de todo o mundo. A chamada Indústria 4.0, também conhecida como Manufatura Avançada, inaugura uma nova etapa no setor produtivo.
Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizada com 2,2 mil companhias mostra que menos da metade delas utiliza alguma tecnologia digital, como automação sem sensores, utilização de serviços em nuvem ou incorporação de serviços digitais nos produtos. O custo de implantação das medidas é considerado o principal obstáculo. Outras barreiras que aparecem, segundo as companhias, são a falta de clareza sobre o retorno do investimento e a própria cultura da empresa.


O conceito 4.0 é um caminho sem volta para a indústria e influi diretamente na produtividade e na competitividade do mercado, através de sistemas cyber-físicos, aplicação da internet das coisas e processos de manufatura descentralizados.


A INDUTAR Tecno Metal encontra-se em fase de entendimento de cada etapa exigida pela Indústria 4.0. O uso de ferramentas tecnológicas já é visível em algumas atividades. A empresa começou a utilizar um sistema que consegue simular o tempo que se leva para montar um produto e até identificar eventuais falhas. Outro aspecto que chama a atenção é o uso de robôs no chão de fábrica – dobrou-se o número deles nos últimos anos, em áreas como soldagem, dobragem de peças, usinagem, corte e pintura.


Na fabricante de peças e equipamentos e produtos próprios para o segmento agrícola, a maior parte dos robôs faz solda, dividindo o espaço com mais de 330 colaboradores na INDUTAR. A crescente automação dos processos industriais acaba se refletindo no tipo de trabalho realizado nas fábricas. Existe uma mudança de perfil. A automação tira o ser humano de processos insalubres, mais repetitivos, e isso é benéfico.


O profissional vai ter que se qualificar mais. Em vez de comandar máquina, vai ter que programá-la.

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Lions de Ibirubá empossa novos sócios e dirigentes

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Prestes a completar 60 anos em Ibirubá, o Lions Clube teve, na terça-feira 9 de julho, uma noite jubilosa: visita de representantes da Governadoria Distrital, posse de novos membros e troca de diretoria.


José Luiz Dorsdt recebeu o comando do Lions, até julho de 2020, de Ereni Mariotti. Será auxiliado pela companheira Francieli Fernandes, pelos imediatos Camilo Dillschneider (1º. Vice), José Mees (secretário), Duznelda Dillschneider (tesoureira) e demais diretores estatutários. Dorsdt anunciou doação de mais um lote de agasalhos (parte recebida da Indutar e parte de familiares de sua companheira). Também lançou a campanha Grenal Solidário (apostas sobre o resultado do Grenal no brasileirão em 20 de julho) e antecipou projetos que pretende executar em seu mandato, reforçando eventos tradicionais e criando novos. Estes visam a recursos para pagar exames de acuidade visual e fornecimentos de óculos a pessoas carentes, além de ajudar Lar do Idoso, Filhos-do-Coração, Miajuda, LFCC, Apae, escoteiros e outras entidades de ampla importância social.
O representante da governadoria do Distrito LD4, Iraci Dani, acompanhado de sua esposa Clara, veio de Santa Maria especialmente para empossar novos membros e os dirigentes atuais. Revelou-e impressionado com a eficiência da jaula ibirubense e explicou que os recursos enviados ao Lions Internacional retornam mais do que dobrados ao Brasil. Citou vários projetos de altos valores que vêm sendo patrocinados pelo Lions em prol de pessoas carentes. Ao final, sugeriu que Ereni Mariotti fosse contemplada com o famoso título leonístico Melvin Jones, adotando-se igual distinção aos próximos presidentes quando encerrarem suas gestões. A proposta foi aprovada com aplausos efusivos. Dani também lembrou que foi governador do distrito justamente quando José Luiz Dorsdt exerceu sua primeira presidência no Lions em Ibirubá (2012/2013). “Que feliz coincidência!”, disse. “Agora sentimos um novo entusiasmo e temos certeza de que fará outra gestão brilhante.”


Para reforçar o qualitativo time local chegaram Jaques Moresco e sua esposa Gabriela Giacomolli, apadrinhados por José Luiz Dorsdt e Francieli Fernandes e empossados por Iraci Dani. Ambos se revelaram emocionados por juntar-se ao maior clube-de-serviços do mundo e prometeram dar seus melhores esforços para os objetivos do Lions.

A reunião festiva, no Salão da Neli (Castanhal 606, Ibirubá), culminou com jantar e trocas de mimos.

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Ginásio é preparado para velório de Radaeli

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Palco de grandes lances e belos gols, o Ginásio Capingui em Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul, vive hoje um dos capítulos mais tristes de sua história. No centro da quadra não estará a bola pesada, mas um tapete vermelho. Sobre ele uma câmara ardente rodeada de arranjos de ornamentação e coroas de flores com faixas de homenagens. Será a última vez que o torcedor do Passo Fundo Futsal terá contato com o artilheiro do time na temporada. Radaeli jogou na noite anterior, esteve em quadra na derrota para seu ex-clube Uruguaianense. Menino prodígio, voz calma e sorriso no rosto, o ala destro planejava fazer uma partida melhor no próximo sábado, no mesmo ginásio em que hoje é velado. Segundo a empresa Angelus Oeste, contratada pela seguradora responsável para encaminhar o serviço funeral, o corpo de Radaeli deve chegar em Passo Fundo entre 22h e 23 horas da noite. Marcio Prado, responsável pela estrutura de atendimento em Passo Fundo, confirmou que a despedida deve durar em torno de 2 horas, e posteriormente o caixão será trasladado até Novo Hamburgo, cidade natal de Pablo Radaeli.

As causas da tragédia ainda serão investigadas, porém alguns colegas de profissão usaram as redes sociais para um alerta. Segundo eles é preciso mais cuidado com a parte logística dos clubes, e jogos aos sábados a noite, no período de inverno, são mais perigosos em função do deslocamento de volta para casa acontecer muito tarde, por vezes entrando na madrugada.

Postagem alerta para viagens longas durante a madrugada

No Instagram algumas homenagens de amigos próximos a Radaeli foram postadas durante o domingo:

Amigos de Radaeli fizeram homenagens

Fisioterapeuta que tratou uma lesão do atleta também lamentou a morte do atleta

A Família Radaeli informa que o velório no município de Novo Hamburgo será a partir das 7 horas da manhã na Funerária Krause, sala B.

A cerimônia de cremação acontece às 16 horas no mesmo local.

Da Redação de Jornalismo da Rádio Cidade FM/ Jornal O Alto Jacuí de Ibirubá

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Cotribá promove convenção com equipe do agro e aposta em gamificação para impactar resultados

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A Cotribá realizou entre os dias 03 e 06 de julho, em Garibaldi, na Serra Gaúcha, uma convenção de vendas com os consultores do agro. Cerca de 70 profissionais, dentre os quais técnicos e engenheiros agrônomos, participaram da imersão, juntamente com o comitê gestor e a direção.

Na abertura, o presidente, Celso Leomar Krug, agradeceu a presença e o empenho dos funcionários em buscar conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional em prol do bom atendimento de associados e clientes e, consequente,ente, do crescimento da cooperativa.  Já o coordenador geral do evento, gerente Jonas Antonello, enfatizou que a convenção 2019 estava ancorada em três grandes pilares: trabalho, clientes e pessoas. Durante os três dias de trabalho, temas foram apresentados e discutidos relacionados com esses pilares. O momento foi de alinhar o planejamento estratégico com a equipe, reforçar o engajamento e dar um gás extra para iniciar o ano-safra (ciclo 20192020).

Os trabalhos começaram na quarta-feira, 03, à tarde, e foram conduzidos pela empresa parceira Syngenta, que propôs a abordagem “Experimente o futuro com a Syngenta hoje”. Na oportunidade, a Representante Técnica de Vendas (RTV), Silvana Fin, apresentou os resultados da empresa no ano passado e até maio deste ano, com dados do Brasil e da Cotribá, bem como os fatores que determinaram o cenário. As novas estratégias da empresa, soluções e oportunidades também foram explanadas pelos profissionais da empresa, como o gerente de agricultura digital do Brasil, Celso Batistella, por exemplo, que tratou das soluções digitais que a multinacional dispõe para auxiliar revendedores e, consequentemente, produtores. Uma palestra com o consultor Claudio Diogo encerrou o primeiro dia de evento. Enfático e bem humorado, ele proferiu a palestra “Reinventando a venda”.

Na quinta-feira, 04, foi a vez da empresa  parceira Bayer desenvolver as atividades com a equipe.Na oportunidade, o diretor comercial, Abdalah Novaes, apresentou a Nova Bayer e seu portfolio de soluções tecnológicas e inovadoras e destacou a aquisição da Monsanto, como marco histórico que une duas potências complementares na agricultura. Outros profissionais também estiveram presentes para atualizar o corpo técnico da cooperativa. Proteção de cultivos, eementes e biotecnologia, tecnologias digitais e serviços foram os assuntos do gerente de estratégia de distribuição do Brasil, Everson Zin, por exemplo. Plataformas e inovações digitais para o agronegócio também foram apresentadas pela empresa. Já Eduardo Flores, RTV Bayer, apresentou as campanhas comerciais e resultados do ciclo anterior.

Rumo ao Topo

A grande novidade da Convenção Cotribá foi a estratégia de gameficação para desenvolver, engajar e impactar a equipe de consultores do agro. Os trabalhos foram conduzidos pela equipe da Gestora Consultoria durante os três dias de convenção, quando os grupos foram desafiados a cumprir tarefas, superar desafios, avançar fases e solucionar impasses, como fazem todos os dias no ambiente de trabalho. Com a dinâmica, os funcionários precisaram competir e trabalhar em equipe para atingir o topo.

O objetivo principal da metodologia, cada vez mais aderida pelas empresas, é levar para o ambiente corporativo a motivação, a competitividade e a satisfação que os jogos levam para a vida das pessoas, sejam eletrônicos ou analógicos.

Os novos direcionadores estratégicos 

Durante a Convenção Cotribá 2019, o vice-presidente, Enio Cezar Moura do Nascimento, e a gerente Administrativa, Ana Marlize Schreiner, apresentaram os novos direcionadores estratégicos da cooperativa (missão, visão e valores) para o período 2019/2023. São eles que fazem a identidade da organização e constituem, portanto,  um dos passos mais importantes do processo de planejamento estratégico, pois todas as outras estratégias serão influenciadas e orientadas por estes três direcionadores.

Missão: Atuar de forma cooperativa, garantindo a rentabilidade com responsabilidade social e ambiental

Visão: Ser uma cooperativa reconhecida por sua rentabilidade

Valores: Cooperativismo; comprometimento; autogestão/gestão democrática; foco em resultados; cumprimento de leis, normas e processos; ética; inovação, responsabilidade

Cooperativismo em voga

A convite do vice-presidente, Enio Cezar Moura do Nascimento, o deputado Elton Weber, presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do RS (Frencoop/RS), fez uma breve participação no evento, na tarde da sexta-feira, 05. Na oportunidade, falou sobre o protagonismo econômico e social do cooperativismo, destacando as ações realizadas pela Frente no sentido de apoiar e fortalecer o sistema.

Conquistas Agro

Na oportunidade, foram reconhecidos os destaques do semestre nas categorias Consultor e Líder de Unidade. As melhores performances foram premiadas com placas de homenagens e medalhas. Os primeiros colocados também receberam um prêmio surpresa. Os destaques foram:

Consultor:

1º lugar: Wilian Guareschi

2º lugar: Vagner Ramalho Junior

3º lugar: Vinicius Floss

Líder:

1º lugar: Lucas Martins

2º lugar: Milton Severo

3º lugar: Gustavo Beskow

O evento também foi repleto de sentimento e emoção com a presença dos familiares em diversos momentos da convenção. Na chegada, o grupo já havia sido surpreendido com a foto da família no crachá. E, no final, um vídeo com depoimentos aos campeões e aplausos a todos os demais pela garra e pela importância que representam em casa e na empresa mexeu profundamente com os participantes, muitos não puderam conter as lágrimas.

Essa, inclusive, foi a linha dos discursos dos diretores no encerramento do encontro. Eles transmitiram uma mensagem de otimismo, motivação e salientaram que os esforços da cooperativa são para que todos que formam a família Cotribá cheguem e mantenham-se no topo, associados, funcionários e parceiros.

*Cotribá

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Aos 22 anos morre Pablo Radaeli, ex-ASIF, em acidente com ônibus

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Uma notícia chocou a comunidade esportiva ibirubense na madrugada de domingo, 14 de julho. Um acidente com o ônibus do Passo Fundo Futsal ceifou a vida de um jovem promissor das quadras. Pablo Yago Radaeli, 22 anos, morreu após o coletivo que trazia a equipe passofundense de volta para casa saiu da pista e capotou, no KM 430 da BR-472 em Itaqui. A delegação retornava da partida diante do Uruguaianense, onde acabou sofrendo a primeira derrota na competição pelo placar e 4 a 0. Segundo a Policia Rodoviária Federal, não havia outro veículo envolvido no acidente.

Acompanhe o realese:

PRF atende acidente envolvendo um ônibus na BR 472 em Itaqui/RS

O acidente provocou a morte de um atleta de 22 anos

A PRF atendeu um acidente envolvendo um ônibus às 2h deste domingo, 14, onde o coletivo fretado por uma equipe de futsal saiu da pista no km 430 da BR 472, em Itaqui/RS, tombando à esquerda da pista – o veículo transportava a equipe de futsal que havia jogado na cidade de Uruguaiana/RS e retornava para Passo Fundo/RS.

Quando a PRF chegou no local, juntamente com equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros, verificou que um dos passageiros, de 22 anos, atleta da equipe, estava preso nas ferragens e havia entrado em óbito. Outra pessoa de 34 anos ficou em estado grave, e outros 13 ficaram com lesões leves – todos foram socorridos e encaminhados ao Hospital.

Ao total havia 21 passageiros no veículo, além do condutor, que foi um dos lesionados leves.

O corpo da vítima foi removido pela funerária e encaminhado ao DML em São Borja/RS. O veículo permanece no local e será removido durante o dia. A empresa proprietária do ônibus ficou responsável pelo transporte dos envolvidos.

Coletivo saiu da pista por motivos desconhecidos
Km 430 da BR-472 entre Itaqui e São Borja

Pablo Radaeli jogava sua primeira temporada no Passo Fundo Futsal, que é líder da Liga Gaúcha 1, primeira divisão do estado.

Atletas que estavam no ônibus que viajou até Uruguaiana

Em 2017, o jovem atuou uma temporada na ASIF em Ibirubá. Muito educado e de ótimo relacionamento Radaeli foi logo conquistando a comunidade com seu jeito simples de ser. O torcedor enxergava nele um grande potencial com sua habilidosa perna direita. Marcou sete gols, alguns deles registrados em vídeo:

Natural de Novo Hamburgo, Pablo Radaeli estava namorando a ibirubense Luciana Schafer. No Instagram ele fez uma postagem dia 12 de junho para a namorada:

“Hoje eu pensei na gente o dia inteiro
E até chorei lembrando no chuveiro
De quando beijei você pela primeira vez
Eu estou ligado em modo avião
Porque mais ninguém tocou meu coração” somente agradecer, obrigado meu amor ♥️🍀🌹💞 #9D #noixmeteolokomesmo #gratidao #mygirl

Formado nas categorias de base da UJR, Radaeli começou a sua trajetória no tricolor hamburguense aos 5 anos, saindo aos 17 para jogar no Minas Tênis Clube. Ainda jogou pela ASIF, Uruguaianense e Dracena. Em 2019 Radaeli foi convocado para a Seleção Brasileira de Futsal, onde conquistou o vice campeonato de Ligas disputado em Seara, Santa Catarina.

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Notícias Gerais

Mais uma pancada no trevo secundário de Ibirubá

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Minutos antes da meia noite de sexta-feira, 12 de julho, o trevo de acesso secundário de Ibirubá foi palco de mais um acidente de trânsito com lesão corporal. Dessa vez duas caminhonetas colidiram. Uma Toyota Hilux ano 2019, emplacada em Passo Fundo, trafegava com três passageiros sentido Ibirubá x Selbach quando colidiu em uma Chevrolet Silverado placas IKB-1054 de Ibirubá, que vinha sentido Linha Pulador Sul/ ERS 223.

Com o choque os airbags frontal e de cortina da Hilux foram acionados e protegeram os três ocupantes, que saíram ilesos do utilitário.

Na Silverado estava um casal, e a ocupante precisou ser removida pela ambulância do Corpo de Bombeiros, que conduziu a mesma até o Pronto Atendimento do Hospital da Comunidade Annes de Ibirubá. Ela teve escoriações. A Brigada Militar informou que o condutor culpou “o monte de terra existente no canteiro central, dificultando a visibilidade”.

GM Silverado de Ibirubá

A pista ficou parcialmente bloqueada até a retirada das caminhonetas. A ocorrência foi atendida pela Brigada Militar. Ambos veículos tiveram danos de grande monta, a Silverado na parte dianteira lado esquerdo, e a Hilux na parte frontal direita.

Hilux zero km de Passo Fundo

O local passa por modificações, que visam mudar o fluxo de trânsito para dar mais segurança aos usuários. As obras caminham a passos lentos nas últimas semanas.

Trevo está em reformas

Plantão de Jornalismo da Rádio Cidade FM/ Jornal O Alto Jacuí de Ibirubá

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