Connect with us
some text

Notícias Gerais

Duster furtada é recuperada pela BM em Ibirubá

Published

on

Uma denúncia anônima por volta de 20h30min de sábado, 12 de janeiro, possibilitou a Brigada Militar de Ibirubá recuperar um veículo Renault Duster, placas OKE-3525, roubado na cidade de Itaqui, no sul do estado.

A ocorrência de furto aconteceu dia 8 de janeiro, e desde então o proprietário não teve mais notíciais do automóvel. A Duster estava no pátio de uma Cooperativa no trevo de acesso ao município.

Após a identificação, o guincho foi acionado e recolheu o carro até o depósito de Espumoso.

Plantão de Jornalismo da Rádio Cidade FM

Fotos: Rodrigo Soares 

Veja Também

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Gerais

Novos licenciados em Matemática do Campus Ibirubá

Published

on

A noite de sexta-feira, 15 de março, foi dos novos licenciados em Matemática do Campus Ibirubá . Em cerimônia que ocorreu na Casa de Cultura de Ibirubá Osvaldo Krames, dez alunos colaram grau no curso superior de Licenciatura em Matemática e agora podem atuar como professores. A solenidade foi marcada pela emoção dos formados e das famílias que assistiram à cerimônia. Os oradores da turma, Andrini de Souza Godoy e Mateus Eduardo Budke, agradeceram aos presentes e aos professores pela oportunidade de concluir um curso superior e prestaram uma bela homenagem aos colegas.

Os Licenciados em Matemática do Campus Ibirubá são Andrini de Souza Godoy, Angélica Reichert, Cibele Luisa Peter, Diogo Izequiel Rüdell, Gabrielli Veiga, Leticia Reis, Liliane da Nunciação,Luana Maria Fath, Mateus Eduardo Budke e Vinicius Botelho.

A mesa de honra foi composta pelo Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Eduardo Girotto, representando o Reitor do IFRS, a Diretora-Geral do Campus Ibirubá, Migacir Trindade Duarte Flôres, a Diretora de Ensino, Sandra Rejane Zorzo Peringer, a Paraninfa, Professora Ângela T. Woschinski de Mamann, o Coordenador do curso superior de Licenciatura em Matemática, André Dierings e o Prefeito Municipal de Ibirubá, Abel Grave.

Veja Também

Continue Lendo

Notícias Gerais

Dr. Beto é homenageado pela Câmara de Vereadores

Published

on

Ocorreu no dia 18 de março de 2019 a 2ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Ibirubá.

Na ocasião o médico ibirubense Carlos Alberto Ciprandi, o Dr. Beto, foi homenageado pelos serviços prestados à comunidade ibirubense. São 25 anos atendendo pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Ele recebeu o título de Cidadão Honorário. Mais de 3200 mulheres passaram nas mãos do obstetra. Os familiares, colegas de hospital e amigos íntimos estiveram presentes na sessão, e bateram palmas para Carlos Alberto Ciprandi.

 

A sessão teve a seguinte pauta:
01 – Deliberação das Atas nº 2.052/19 (sessão solene) e nº 2.053/19 (sessão ordinária);
02 – Leitura dos ofícios expedidos e recebidos;
03 – Leitura das Indicações nº 021 até 026/2019;
04 – Homenagem para o DR. CARLOS ALBERTO CIPRANDI, concedendo ao mesmo o Título de Cidadão Honorário, conforme Lei Municipal nº 2.822/2019;
05 – Leitura do Projeto de Lei do Legislativo nº 003/2019, de autoria da Mesa Diretora (Define o percentual de reposição inflacionária aos agentes políticos do Município de Ibirubá);
06 – Leitura do Projeto de Lei do Legislativo nº 004/2019, de autoria da Mesa Diretora. (Define o percentual destinado à Revisão Geral Anual dos vencimentos do quadro de cargos efetivos e em comissão do Legislativo Ibirubense.
07 – Leitura do Projeto de Lei do Legislativo nº 005/2019, de autoria da Mesa Diretora. (Fixa o valor do auxílio-alimentação e dá outras providências);
08 – Leitura do Projeto de Lei Municipal nº 003/2019. (Concede revisão geral anual, ao quadro de servidores estatutários – plano de carreira ao quadro geral e do magistério, aos funcionários do quadro celetista, aos contratados pelo regime CLT, aos cargos em comissão ou DCAs, aos aposentados e pensionistas, e aos contratos temporários e/ou emergenciais);
09 – Leitura do Projeto de Lei Municipal nº 004/2019. (Define o percentual de reposição dos conselheiros tutelares);
10 – Leitura do Projeto de Lei Complementar nº 002/2019. (Alterar o “caput” do Art. 1º da Lei Complementar nº 032/2006);
11 – Manifestação dos(as) Vereadores(as) em Tribuna;

Veja Também

Continue Lendo

Notícias Gerais

Falta saneamento básico para 2 bilhões de pessoas no mundo, diz ONU

Published

on

Mais de 2 bilhões de pessoas carecem de serviços básicos de saneamento básico no mundo, diz relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o desenvolvimento mundial da água. A publicação Não Deixar Ninguém Para Trásserá lançada nesta terça-feira (19) durante a 40ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, na Suíça.

De acordo com o relatório, apesar do progresso nos últimos 15 anos, o direito à água potável segura e limpa e ao saneamento é inacessível para grande parte da população mundial. Em 2015, três em cada 10 pessoas (2,1 bilhões) não tinham acesso a água potável e 4,5 bilhões de pessoas, ou seis em 10, não tinham instalações de saneamento com segurança.

“Se a degradação do meio ambiente e a pressão insustentável sobre os recursos hídricos globais continuarem no ritmo atual, 45% do Produto Interno Bruto global e 40% da produção global de grãos estarão em risco até 2050. Populações pobres e marginalizadas serão afetadas de forma desproporcional, agravando ainda mais as desigualdades”, ressalta o presidente da ONU-Água e presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, Gilbert F. Houngbo.

Segundo Houngbo, o documento aponta a necessidade de adaptar abordagens, tanto na política quanto na prática, para abordar as causas da exclusão e da desigualdade.

Cenário global

O relatório informa que metade das pessoas que bebem água de fontes não seguras vivem na África. Na África Subsaariana, apenas 24% da população têm acesso a água potável e 28% têm instalações de saneamento básico que não são compartilhadas com outras famílias.

Quase metade das pessoas que bebem água de fontes desprotegidas vivem na África Subsaariana, onde o ônus da coleta recai principalmente sobre mulheres e meninas, muitas das quais gastam mais de 30 minutos em cada viagem para buscar água. Sem água e saneamento seguro e acessível, essas pessoas provavelmente enfrentarão condições de saúde e de vida precárias, desnutrição e falta de oportunidades de educação e emprego.

As discrepâncias são significativas mesmo dentro dos países, especialmente entre os ricos e os pobres. Nas áreas urbanas, pessoas que vivem em acomodações improvisadas sem água corrente podem pagar de 10 a 20 vezes mais caro que moradores de bairros mais ricos por água de qualidade semelhante ou menor comprada de vendedores ou caminhões-tanque.

“Há muitas disparidades principalmente entre países, mas muitas vezes dentro dos próprios países. Este é um discurso que tem a ver com os países menos desenvolvidos, mas, em alguns casos, também com países desenvolvidos. Então, a mensagem central do relatório é que bilhões de pessoas ainda estão sendo deixadas para trás”, afirmou o oficial de Meio Ambiente da Unesco no Brasil, Massimiliano Lombardo.

O documento também ressalta o impacto dessas condições na vida dos refugiados pelo mundo. Em 2017, conflitos e perseguição forçaram 68,5 milhões de pessoas a fugir de suas casas. Além disso, uma média anual de 25,3 milhões de pessoas foi forçada a migrar por causa de desastres naturais, duas vezes mais do que no início dos anos 70 – um número que deve aumentar ainda mais devido às mudanças climáticas.

“Existem cada vez mais refugiados em decorrência dos desastres ambientais e 90% dos desastres como inundações ou secas são causados pela água – pelo excesso ou pela falta. Isso determina a causa de uma série de imigrações de um país para outro ou de uma região para outra dentro do próprio país. Então, mais pessoas se acumulando em um mesmo lugar onde há disponibilidade de água acaba pondo em risco a capacidade do Estado, da autoridade daquele país, conseguir providenciar água e saneamento para todos nas mesmas condições”, afirmou Lombardo.

Segundo Lombardo, apesar de não haver um recorte específico para o Brasil, o país tem avançado ao longo das últimas décadas. Ele aponta a Política Nacional de Recursos Hídricos como um avanço na legislação da água, bem como o sistema de gestão público do recurso.

“Existe a possibilidade da população, de diferentes usuários da água como produtores, usuários industriais e agrícolas poderem contribuir, participar da tomada de decisão a respeito de recursos hídricos. A situação atual do Brasil em relação à situação do mundo é diferente. Onde não existem políticas ou leis bem desenvolvidas, não existe um sistema de governança. No Brasil, ao contrário, já foram dados bons passos adiante nesse sentido”, ressaltou o representante da Unesco.

Perspectivas

Para as Nações Unidas, políticas mal planejadas e implementadas de maneira inadequada, uso ineficiente e inapropriado de recursos financeiros e ausência de políticas públicas alimentam a persistência de desigualdades no acesso à água potável e ao saneamento.

“Se a exclusão e a desigualdade não forem tratadas de forma explícita e responsiva, tanto em termos de políticas quanto na prática, as intervenções relacionadas à água continuarão a não alcançar os mais necessitados, que provavelmente seriam os maiores beneficiados”, enfatiza o relatório da ONU.

A publicação ressalta que as “metas são totalmente alcançáveis, desde que exista uma vontade coletiva para proceder assim”. “Melhorar a gestão dos recursos hídricos e fornecer a todos o acesso a água potável e saneamento seguros e acessíveis financeiramente são ações essenciais para erradicar a pobreza, construir sociedades pacíficas e prósperas, e garantir que ‘ninguém seja deixado para trás’ no caminho rumo ao desenvolvimento sustentável”.

Agência Brasil

Veja Também

Continue Lendo

Notícias Gerais

Policia Civil recupera dois tablets furtados da CORSAN

Published

on

Policias da Delegacia de Polícia de Ibirubá recuperaram objetos furtados nos últimos dias no município. Durante investigação, foram recuperados dois tablets furtados da CORSAN e um notebook furtado na Loja Mix Festas e Embalagens. O autor dos furtos é adolescente e já foi identificado, sendo autor de diversos furtos ocorridos nos meses de janeiro e fevereiro do corrente ano.

Departamento de Jornalismo – Redação integrada Rádio Cidade FM / O Alto JAcuí

Veja Também

Continue Lendo

Notícias Gerais

Deputado Paulo Pimenta (PT) indicou emenda parlamentar para saúde

Published

on

Na tarde de sexta-feira, 15 de março, o prefeito Abel Grave recebeu lideranças do Partido dos Trabalhadores e o assessor do deputado federal Paulo Pimenta, Caio Tiemann, para receber a indicação de emenda parlamentar de 200 mil reais para o custeio dos Serviços de Atenção Básica. A solicitação ao parlamentar Paulo Pimenta foi do vereador Dácio Moraes/PT e deputado Estadual Luiz Fernando Mainardi.

Da redação integrada departamento de jornalismo Rádio Cidade FM / Jornal O Alto Jacuí

Veja Também

Continue Lendo

Notícias Gerais

Fórum Regional da mulher será no dia 29

Published

on

A 10º edição do Fórum Regional do Alto Jacuí acontecerá na tarde do dia 29/03. Um momento de discussão e integração sobre o papel da mulher na família.

O Fórum tem o objetivo de promover o crescimento pessoal e a valorização das mulheres com o foco no tema escolhido para o evento, “O papel da mulher na família”. A abordagem será feita por Andrea Carneiro Monteiro Dumoncel, de Santa Bárbara do Sul, com depoimentos pessoais de mulheres sobre o assunto.

Sendo de abrangência regional, também participarão do evento o poder público e pessoas de outros municípios, além da comunidade ibirubense. “A ideia também é interagir com outras realidades e permitir a troca de experiências”, comentou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) Ledi Huther.

O Fórum Regional do Alto Jacuí é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Ibirubá, através dos órgãos que são vinculados à Mulher: Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Habitação, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Coordenadoria Municipal da Mulher e Comdim.

O Fórum acontecerá na sexta-feira 29/03, a partir das 13h15min com o credenciamento no Salão Paroquial Católico em Ibirubá. Entrada franca.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

Veja Também

Continue Lendo

Notícias Gerais

Meio milhão para o Hospital Annes Dias

Published

on

Na semana passada foi confirmada a destinação de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) junto ao Ministério da Saúde para incremento temporário ao custeio dos serviços de Assistência Hospitalar e Ambulatorial. Durante o pleito estadual, integrantes do PTB de Ibirubá e o vereador Leonado Fior, entregaram pessoalmente ao ex ministro e Deputado Federal Ronaldo Nogueira, pedido de recursos para investimentos ao Hospital Annes Dias, que passava por dificuldades financeiras. Em contato com o presidente do Hospital Oldair Funck, se viu a necessidade de empenho na busca de recursos para o Hospital. No dia 23 de janeiro foi agendada em Porto Alegre uma reunião com o Secretário de Desenvolvimento Econômico Deputado Estadual eleito pelo PTB, Dirceu Francisco. Na reunião se reiterou a necessidade da vinda de recursos para serem investidos no Hospital de Ibirubá.Dirceu anteriormente trabalhava como assessor do Deputado Busatto, hoje Prefeito de Canoas, sendo o responsável pela liberação da maior quantidade de emendas para os municípios do Rio Grande do Sul.

 

Da redação integrada Jornalismo Rádio Cidade FM / Jornal O Alto Jacuí

Veja Também

Continue Lendo

Notícias Gerais

[Expodireto 2019] INDUTAR lança plataforma de milho Magna

Published

on

A nova opção para colheita de milho foi destaque no estande da empresa ibirubense

Expodireto em sua 20ª Edição já bate recorde de público, na quarta-feira dia 13 de março, foram contabilizados 75 mil pessoas. 225.900 já circularam pelo parque de exposições nos primeiros quatro dias, sendo 35.200 na segunda-feira (11/3), 46 mil na terça-feira (12/3). O número é 2% maior que o do ano passado, que registrou 220.600 no mesmo período. A Indutar, uma das empresas ibirubenses participantes da feira, aproveitou a grandiosiade da Expodireto para lançar a plataforma de milho Magna. Segundo Carlos Born, gerente de vendas, o equipamento atende aos pedidos do agricultor por um produto que traga mais rentabilidade com menor custo.

O diretor Airton Stadtlober falou sobre a plataforma de milho MAGNA, lançada oficialmente na feira. Segundo ele o produto é desenhado de acordo com a necessidade do cliente. Quando perguntado sobre o futuro da fábrica, e os planos de expansão, Airton disse que o crescimento é importante mas deve ocorrer de forma organizada. Outra observação foi relacionada a mão-de-obra: “Estamos chamando a atenção de nossos representantes políticos para a necessidade de qualificar nossa força de trabalho em Ibirubá”, pontou.

Da Redação integrada de jornalismo

Rádio Cidade FM/ Jornal O Alto Jacuí

Veja Também

Continue Lendo

Notícias Gerais

ACISA apresenta planejamento para 2019 em encontro com a imprensa

Published

on

Na manhã de sábado, 16 de março, o presidente da Associação Comercial Industrial e Prestação de Serviços de Ibirubá, Telmo Pedrinho Prass, se reuniu com a imprensa local para apresentar ações e divulgar o planejamento para 2019. O encontro aconteceu na sede da Acisa e foi acompanhado de café da manhã. A Rádio Cidade FM e o Jornal O Alto Jacuí estiveram representados pelo diretor Andrei Grave.
Inicialmente Prass colocou sua situação após ser nomeado Secretário da Indústria e Comércio pelo prefeito Abel Grave. “Não altera nada em relação a Acisa”, pontou.
Na ocasião esteve presente Mário Romildo Petersen, componente do conselho da Associação.
Inicialmente o presidente colocou a situação dos imigrantes que vendem produtos chineses na cidade. Essa situação afeta os comerciantes que pagam impostos e geram empregos no município. Segundo Telmo a secretaria da Fazenda Carlota Elisa Artmann está a par da situação, e um fiscal da Fazenda deve ser designado para acompanhar de perto a situação. “Estamos recebendo reclamações dos associados que concorrem de forma desleal com os ambulantes, uma vez que eles não pagam tributos e nem geram empregos no município”.

Outro ponto foi a adesão aos cursos de gerenciamento promovidos pela Acisa em parceria com o Sebrae. Prass disse que pretende continuar com essa programação, que teve ótima aceitação na comunidade.
Com relação ao número de sócios houve um incremento de 140 para 185 empresas. O aumento é por conta das vantagens oferecidas para quem é sócio. Nos cursos de inglês são 30 alunos que estudam de graça, em aulas administradas pelo professor Beto Beatle.
A partir de outubro acontece o tradicional sorteio de prêmios. Uma moto será o primeiro prêmio, seguido de cartas de crédito.

FEIRA DO VESTUÁRIO
A próxima edição está prevista para 7 9 de junho, no ginásio da Escola Santa Terezinha.
Para os feirantes da casa o valor do espaço é R$ 550,00 reais. Expositores de fora pagam o dobro pelo espaço.

EXPOIBI
Prevista para outubro, no mesmo local, a feira vai corrigir alguns pontos que deixaram a desejar na última edição.
A grade de shows deverá oferecer um show nacional pelo menos, segundo Telmo.

Da Redação integrada de jornalismo

Rádio Cidade FM/ Jornal O Alto Jacuí

Veja Também

Continue Lendo

Notícias Gerais

Pai e madrasta são condenados a mais de 30 anos de prisão por morte de Bernardo

Published

on

Sexta-feira, 15 de março de 2019. Quase cinco anos após a morte de Bernardo Uglione Boldrini, a justiça proferiu a sentença: Leandro Boldrini, pai de Bernardo; Graciele Ugulini, a madrasta; a assistente social Edelvânia Wirganovicz e seu irmão Evandro foram condenados pelo Conselho de Sentença. Leandro Boldrini foi condenado por unanimidade por homicídio qualificado de motivo torpe, fútil, dissimulação e ocultação de cadáver. Ele foi condenado a mais de 33 anos de prisão.

A madrasta Graciele Ugulini foi condenada por homicídio de motivo torpe, fútil, emprego de veneno, dissimulação e ocultação de cadáver. Ela pegou mais de 34 anos de prisão.

Edelvânia Wirganovicz foi condenada por homicídio e ocultação de cadáver. Ela deve cumprir 23 anos de reclusão, dos quais, 21 anos e 4 meses pelo homicídio e 1 ano e 6 meses por ocultação de cadáver.

Evandro Wirganovicz foi absolvido em relação ao homícidio e condenado na forma simples do delito. Evandro Wirganovicz foi considerado culpado pelos crimes de homicídio simples e ocultação de cadáver triplamente agravada, condenado à pena total de 9 anos e 6 meses de reclusão em regime semiaberto.

Cada um dos sete jurados respondeu a nove quesitos para cada um dos réus. A sentença foi lida pela juíza Sucilene Engler Werle. Dentro do fórum lotado o clima era tenso. Todos ouviram atentamente a leitura. Do lado de fora, um grande número de pessoas aguardava o resultado do julgamento.

 

Matéria em atualização

Imagem: Reprodução Diário da Manhã

Veja Também

Continue Lendo

Talvez Você Goste

Copyright © 2019 Rádio Cidade Ibirubá - Webdesigner Sites by Ariel.