Conecte-se Conosco
some text

Notícias Gerais

Condutor não habilitado se envolve em acidente no centro da cidade

Postado

em

Por volta de meia noite e dez minutos de quarta-feira, 6 de fevereiro, uma colisão entre dois veículos aconteceu na esquina das ruas Flores da Cunha e Getúlio Vargas, em diagonal a praça central de Ibirubá. Um Ford Corcel cor vermelha, placas IDW-1567 e uma Ford Ranger cor prata, placas HYS-9378 se chocaram próximo ao Bar do Saci. O condutor do Corcel, D.S.M de 31 anos,  foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Pronto Atendimento do Hospital da Comunidade Annes Dias em Ibirubá. O motorista da Ranger, F.G,  não se feriu.

Em consulta aos registros, os soldados da BM constataram que o condutor do Corcel não era habilitado, e o veículo encontrava-se com licenciamento vencido. Foi solicitado guincho para remoção ao depósito de Espumoso.

Da Redação de Jornalismo da Rádio Cidade FM

Fotos: Rodrigo Soares

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Gerais

Ginásio é preparado para velório de Radaeli

Postado

em

Palco de grandes lances e belos gols, o Ginásio Capingui em Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul, vive hoje um dos capítulos mais tristes de sua história. No centro da quadra não estará a bola pesada, mas um tapete vermelho. Sobre ele uma câmara ardente rodeada de arranjos de ornamentação e coroas de flores com faixas de homenagens. Será a última vez que o torcedor do Passo Fundo Futsal terá contato com o artilheiro do time na temporada. Radaeli jogou na noite anterior, esteve em quadra na derrota para seu ex-clube Uruguaianense. Menino prodígio, voz calma e sorriso no rosto, o ala destro planejava fazer uma partida melhor no próximo sábado, no mesmo ginásio em que hoje é velado. Segundo a empresa Angelus Oeste, contratada pela seguradora responsável para encaminhar o serviço funeral, o corpo de Radaeli deve chegar em Passo Fundo entre 22h e 23 horas da noite. Marcio Prado, responsável pela estrutura de atendimento em Passo Fundo, confirmou que a despedida deve durar em torno de 2 horas, e posteriormente o caixão será trasladado até Novo Hamburgo, cidade natal de Pablo Radaeli.

As causas da tragédia ainda serão investigadas, porém alguns colegas de profissão usaram as redes sociais para um alerta. Segundo eles é preciso mais cuidado com a parte logística dos clubes, e jogos aos sábados a noite, no período de inverno, são mais perigosos em função do deslocamento de volta para casa acontecer muito tarde, por vezes entrando na madrugada.

Postagem alerta para viagens longas durante a madrugada

No Instagram algumas homenagens de amigos próximos a Radaeli foram postadas durante o domingo:

Amigos de Radaeli fizeram homenagens

Fisioterapeuta que tratou uma lesão do atleta também lamentou a morte do atleta

A Família Radaeli informa que o velório no município de Novo Hamburgo será a partir das 7 horas da manhã na Funerária Krause, sala B.

A cerimônia de cremação acontece às 16 horas no mesmo local.

Da Redação de Jornalismo da Rádio Cidade FM/ Jornal O Alto Jacuí de Ibirubá

Continue Lendo

Notícias Gerais

Cotribá promove convenção com equipe do agro e aposta em gamificação para impactar resultados

Postado

em

A Cotribá realizou entre os dias 03 e 06 de julho, em Garibaldi, na Serra Gaúcha, uma convenção de vendas com os consultores do agro. Cerca de 70 profissionais, dentre os quais técnicos e engenheiros agrônomos, participaram da imersão, juntamente com o comitê gestor e a direção.

Na abertura, o presidente, Celso Leomar Krug, agradeceu a presença e o empenho dos funcionários em buscar conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional em prol do bom atendimento de associados e clientes e, consequente,ente, do crescimento da cooperativa.  Já o coordenador geral do evento, gerente Jonas Antonello, enfatizou que a convenção 2019 estava ancorada em três grandes pilares: trabalho, clientes e pessoas. Durante os três dias de trabalho, temas foram apresentados e discutidos relacionados com esses pilares. O momento foi de alinhar o planejamento estratégico com a equipe, reforçar o engajamento e dar um gás extra para iniciar o ano-safra (ciclo 20192020).

Os trabalhos começaram na quarta-feira, 03, à tarde, e foram conduzidos pela empresa parceira Syngenta, que propôs a abordagem “Experimente o futuro com a Syngenta hoje”. Na oportunidade, a Representante Técnica de Vendas (RTV), Silvana Fin, apresentou os resultados da empresa no ano passado e até maio deste ano, com dados do Brasil e da Cotribá, bem como os fatores que determinaram o cenário. As novas estratégias da empresa, soluções e oportunidades também foram explanadas pelos profissionais da empresa, como o gerente de agricultura digital do Brasil, Celso Batistella, por exemplo, que tratou das soluções digitais que a multinacional dispõe para auxiliar revendedores e, consequentemente, produtores. Uma palestra com o consultor Claudio Diogo encerrou o primeiro dia de evento. Enfático e bem humorado, ele proferiu a palestra “Reinventando a venda”.

Na quinta-feira, 04, foi a vez da empresa  parceira Bayer desenvolver as atividades com a equipe.Na oportunidade, o diretor comercial, Abdalah Novaes, apresentou a Nova Bayer e seu portfolio de soluções tecnológicas e inovadoras e destacou a aquisição da Monsanto, como marco histórico que une duas potências complementares na agricultura. Outros profissionais também estiveram presentes para atualizar o corpo técnico da cooperativa. Proteção de cultivos, eementes e biotecnologia, tecnologias digitais e serviços foram os assuntos do gerente de estratégia de distribuição do Brasil, Everson Zin, por exemplo. Plataformas e inovações digitais para o agronegócio também foram apresentadas pela empresa. Já Eduardo Flores, RTV Bayer, apresentou as campanhas comerciais e resultados do ciclo anterior.

Rumo ao Topo

A grande novidade da Convenção Cotribá foi a estratégia de gameficação para desenvolver, engajar e impactar a equipe de consultores do agro. Os trabalhos foram conduzidos pela equipe da Gestora Consultoria durante os três dias de convenção, quando os grupos foram desafiados a cumprir tarefas, superar desafios, avançar fases e solucionar impasses, como fazem todos os dias no ambiente de trabalho. Com a dinâmica, os funcionários precisaram competir e trabalhar em equipe para atingir o topo.

O objetivo principal da metodologia, cada vez mais aderida pelas empresas, é levar para o ambiente corporativo a motivação, a competitividade e a satisfação que os jogos levam para a vida das pessoas, sejam eletrônicos ou analógicos.

Os novos direcionadores estratégicos 

Durante a Convenção Cotribá 2019, o vice-presidente, Enio Cezar Moura do Nascimento, e a gerente Administrativa, Ana Marlize Schreiner, apresentaram os novos direcionadores estratégicos da cooperativa (missão, visão e valores) para o período 2019/2023. São eles que fazem a identidade da organização e constituem, portanto,  um dos passos mais importantes do processo de planejamento estratégico, pois todas as outras estratégias serão influenciadas e orientadas por estes três direcionadores.

Missão: Atuar de forma cooperativa, garantindo a rentabilidade com responsabilidade social e ambiental

Visão: Ser uma cooperativa reconhecida por sua rentabilidade

Valores: Cooperativismo; comprometimento; autogestão/gestão democrática; foco em resultados; cumprimento de leis, normas e processos; ética; inovação, responsabilidade

Cooperativismo em voga

A convite do vice-presidente, Enio Cezar Moura do Nascimento, o deputado Elton Weber, presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do RS (Frencoop/RS), fez uma breve participação no evento, na tarde da sexta-feira, 05. Na oportunidade, falou sobre o protagonismo econômico e social do cooperativismo, destacando as ações realizadas pela Frente no sentido de apoiar e fortalecer o sistema.

Conquistas Agro

Na oportunidade, foram reconhecidos os destaques do semestre nas categorias Consultor e Líder de Unidade. As melhores performances foram premiadas com placas de homenagens e medalhas. Os primeiros colocados também receberam um prêmio surpresa. Os destaques foram:

Consultor:

1º lugar: Wilian Guareschi

2º lugar: Vagner Ramalho Junior

3º lugar: Vinicius Floss

Líder:

1º lugar: Lucas Martins

2º lugar: Milton Severo

3º lugar: Gustavo Beskow

O evento também foi repleto de sentimento e emoção com a presença dos familiares em diversos momentos da convenção. Na chegada, o grupo já havia sido surpreendido com a foto da família no crachá. E, no final, um vídeo com depoimentos aos campeões e aplausos a todos os demais pela garra e pela importância que representam em casa e na empresa mexeu profundamente com os participantes, muitos não puderam conter as lágrimas.

Essa, inclusive, foi a linha dos discursos dos diretores no encerramento do encontro. Eles transmitiram uma mensagem de otimismo, motivação e salientaram que os esforços da cooperativa são para que todos que formam a família Cotribá cheguem e mantenham-se no topo, associados, funcionários e parceiros.

*Cotribá

Continue Lendo

Notícias Gerais

Aos 22 anos morre Pablo Radaeli, ex-ASIF, em acidente com ônibus

Postado

em

Uma notícia chocou a comunidade esportiva ibirubense na madrugada de domingo, 14 de julho. Um acidente com o ônibus do Passo Fundo Futsal ceifou a vida de um jovem promissor das quadras. Pablo Yago Radaeli, 22 anos, morreu após o coletivo que trazia a equipe passofundense de volta para casa saiu da pista e capotou, no KM 430 da BR-472 em Itaqui. A delegação retornava da partida diante do Uruguaianense, onde acabou sofrendo a primeira derrota na competição pelo placar e 4 a 0. Segundo a Policia Rodoviária Federal, não havia outro veículo envolvido no acidente.

Acompanhe o realese:

PRF atende acidente envolvendo um ônibus na BR 472 em Itaqui/RS

O acidente provocou a morte de um atleta de 22 anos

A PRF atendeu um acidente envolvendo um ônibus às 2h deste domingo, 14, onde o coletivo fretado por uma equipe de futsal saiu da pista no km 430 da BR 472, em Itaqui/RS, tombando à esquerda da pista – o veículo transportava a equipe de futsal que havia jogado na cidade de Uruguaiana/RS e retornava para Passo Fundo/RS.

Quando a PRF chegou no local, juntamente com equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros, verificou que um dos passageiros, de 22 anos, atleta da equipe, estava preso nas ferragens e havia entrado em óbito. Outra pessoa de 34 anos ficou em estado grave, e outros 13 ficaram com lesões leves – todos foram socorridos e encaminhados ao Hospital.

Ao total havia 21 passageiros no veículo, além do condutor, que foi um dos lesionados leves.

O corpo da vítima foi removido pela funerária e encaminhado ao DML em São Borja/RS. O veículo permanece no local e será removido durante o dia. A empresa proprietária do ônibus ficou responsável pelo transporte dos envolvidos.

Coletivo saiu da pista por motivos desconhecidos
Km 430 da BR-472 entre Itaqui e São Borja

Pablo Radaeli jogava sua primeira temporada no Passo Fundo Futsal, que é líder da Liga Gaúcha 1, primeira divisão do estado.

Atletas que estavam no ônibus que viajou até Uruguaiana

Em 2017, o jovem atuou uma temporada na ASIF em Ibirubá. Muito educado e de ótimo relacionamento Radaeli foi logo conquistando a comunidade com seu jeito simples de ser. O torcedor enxergava nele um grande potencial com sua habilidosa perna direita. Marcou sete gols, alguns deles registrados em vídeo:

Natural de Novo Hamburgo, Pablo Radaeli estava namorando a ibirubense Luciana Schafer. No Instagram ele fez uma postagem dia 12 de junho para a namorada:

“Hoje eu pensei na gente o dia inteiro
E até chorei lembrando no chuveiro
De quando beijei você pela primeira vez
Eu estou ligado em modo avião
Porque mais ninguém tocou meu coração” somente agradecer, obrigado meu amor ♥️🍀🌹💞 #9D #noixmeteolokomesmo #gratidao #mygirl

Formado nas categorias de base da UJR, Radaeli começou a sua trajetória no tricolor hamburguense aos 5 anos, saindo aos 17 para jogar no Minas Tênis Clube. Ainda jogou pela ASIF, Uruguaianense e Dracena. Em 2019 Radaeli foi convocado para a Seleção Brasileira de Futsal, onde conquistou o vice campeonato de Ligas disputado em Seara, Santa Catarina.

Continue Lendo

Notícias Gerais

Mais uma pancada no trevo secundário de Ibirubá

Postado

em

Minutos antes da meia noite de sexta-feira, 12 de julho, o trevo de acesso secundário de Ibirubá foi palco de mais um acidente de trânsito com lesão corporal. Dessa vez duas caminhonetas colidiram. Uma Toyota Hilux ano 2019, emplacada em Passo Fundo, trafegava com três passageiros sentido Ibirubá x Selbach quando colidiu em uma Chevrolet Silverado placas IKB-1054 de Ibirubá, que vinha sentido Linha Pulador Sul/ ERS 223.

Com o choque os airbags frontal e de cortina da Hilux foram acionados e protegeram os três ocupantes, que saíram ilesos do utilitário.

Na Silverado estava um casal, e a ocupante precisou ser removida pela ambulância do Corpo de Bombeiros, que conduziu a mesma até o Pronto Atendimento do Hospital da Comunidade Annes de Ibirubá. Ela teve escoriações. A Brigada Militar informou que o condutor culpou “o monte de terra existente no canteiro central, dificultando a visibilidade”.

GM Silverado de Ibirubá

A pista ficou parcialmente bloqueada até a retirada das caminhonetas. A ocorrência foi atendida pela Brigada Militar. Ambos veículos tiveram danos de grande monta, a Silverado na parte dianteira lado esquerdo, e a Hilux na parte frontal direita.

Hilux zero km de Passo Fundo

O local passa por modificações, que visam mudar o fluxo de trânsito para dar mais segurança aos usuários. As obras caminham a passos lentos nas últimas semanas.

Trevo está em reformas

Plantão de Jornalismo da Rádio Cidade FM/ Jornal O Alto Jacuí de Ibirubá

Continue Lendo

Notícias Gerais

Grupo Conviver escolheu e coroou a nova Corte 2019/2020

Postado

em

O Grupo de Terceira Idade Conviver está com uma nova corte de soberanos à frente até julho de 2020. O elenco foi escolhido na quarta-feira, 03/07, e a coroação, com direito a almoço de confraternização, aconteceu no dia 10/07, ambos eventos realizados no Centro Social Samuel Castro do Nascimento, no bairro Progresso.

A organização do evento foi realizada entre a parceria da Secretaria de Assistência Social e Associação do Grupo de Terceira Idade Conviver. “Fazemos tudo da melhor maneira possível para atender o Grupo. Agradecemos a todos que vieram hoje, a corte que se despediu e damos as boas-vindas para os novos integrantes”, falou o presidente da Associação Conviver, Darci Togni.

A coordenação do Grupo e a equipe da Secretaria estavam muito satisfeitas com o sucesso do evento, pelo grande número de participação dos idosos e pelos resultados visíveis do trabalho que é desenvolvido pelo Programa Conviver. “Hoje a Terceira Idade tem uma vasta programação e acabou se formando uma grande família. Entendemos que os resultados deste trabalho estão acontecendo. Por vivenciarem estes momentos especiais, constatamos que eles são idosos da Atividade Idade, pois trocaram o isolamento de suas casas, a ida aos Postos de Saúde por participarem das atividades propostas. Eles amam estar aqui, gostam das atividades, interagem com a comunidade. Estamos muito felizes com este trabalho preventivo que podemos realizar, que faz a diferença na vida dessas pessoas, resgatando a sua auto-estima, proporcionando alegria e melhoria na qualidade de vida delas”, resumiu a secretária da pasta Jaqueline Winsch.

A Secretaria de Assistência Social, através da coordenadora do Grupo Conviver Denise Hilgert, com o auxílio da equipe, entregou um buquê de flores para as mulheres coroadas.

Casal Mister e Lady Conviver

O Casal Mister e Lady Conviver é um título que destaca o casal mais bonito, escolhido entre os integrantes do Grupo. Até o mês de julho deste ano, o Casal atuante era Mister Armindo Budke e Lady Romilda Medeiros.

O novo Casal (2019/2020) coroado foi José Avelino Binsfeld e Diva Doge, que, mais uma vez, ostentam o título de Mister e Lady.

Corte do Grupo Conviver

A Corte (2018/2019), Rainha Juraci Strell, Rei Deonísio Strell, 1ª Princesa Maria Zelina Dornelles, 2ª Princesa Onir Sand e Vovó Simpatia Celita Wendeling, se despediu e passou a faixa dos títulos para os novos integrantes: Rainha Zilmira Anastácio e Rei Aristeu Anastácio, 1ª Princesa Geni de Barros Ferreira, 2ª Princesa Maria Ilena Persch e Vovó Simpatia Erundina Ferraz, que estarão até julho de 2020 com um destaque especial dentro do Grupo, como lideranças e, ainda, representando a entidade nos eventos em que participam.

Continue Lendo

Notícias Gerais

TV 47′ LG, Videogame XBox, Home Theater Sony e outros objetos são furtados de casa na Jardim

Postado

em

Uma visita indesejada causou grande prejuízo a uma família que reside na Jacob Schweig Filho, próximo a RS 223, bairro Jardim, em Ibirubá. Provavelmente na madrugada de quinta-feira a casa da família Atz foi alvo de furto. “Na frente da casa fazem meses que a luz não funciona” relatou Diego Atz, um dos filhos do casal. Os proprietários não estavam em casa, e constataram o furto quando chegaram em casa na tarde de 11 de julho.

A suspeita é que mais de um ladrão participou da ação. Eles entraram pelo portão principal e acessaram a porta da frente, arrombando a mesma. Do interior da residência foram carregaram diversos objetos de valor, entre eles uma TV 47″ polegadas marca LG, um vídeo game Xbox, um aparelho de som Philips com 6 caixas e um Home Theater Sony, além de tênis, relógios e perfumes. Duas folhas de cheques do banco Banrisul agência de Ibirubá, numeração 001541 e 001542 assinadas também foram levadas . No local residem o casal Elton, Terezinha e o filho Tiago Atz.

A família solicita que qualquer informação seja repassada a Brigada Militar ou Polícia Civil. Nenhum vizinho notou qualquer movimentação estranha.

Porta da frente foi arrombada

Plantão de Jornalismo da Rádio Cidade FM/ Jornal O Alto Jacuí de Ibirubá

Continue Lendo

Notícias Gerais

Buva não é dizimada pela geada, alerta Epagre

Postado

em

Após as fortes geadas que aconteceram no Rio Grande do Sul, profissionais da Epagre Projetos e Assistência Técnica saíram a campo para observar o que aconteceu com as lavouras que enfrentaram temperaturas abaixo de zero.

Nas vistorias foram verificados vários fatores, um deles a morte de plantas como a soja guaxa (*), que nasce a partir de grãos espalhados de forma descontrolada nas lavouras enquanto as automotrizes executam a colheita da safra. Isso é bom, pois esse tipo de planta não traz nenhum benefício para a lavoura e pode ocasionar doenças que acarretam custo para o produtor executar o tratamento. Algumas ervas daninhas, pragas e insetos que atacam nossa principal atividade de verão também morreram.
Entretanto uma das principais ervas daninhas, a buva, não é dizimada pela geada. Contra ela é necessário o controle químico.


Para mais informações a Epagre coloca o departamento técnico a disposição do produtor rural. “É o novo jeito de produzir mais” frisa o diretor Marcio André Ucker.


*Soja guaxa é aquela que nasce de grãos perdidos na colheita anterior. Seu controle é fundamental para evitar a propagação do fungo da ferrugem da soja no intervalo entre os plantios

Lavouras após a geada
Soja guaxa nascida de grãos perdidos na safra anterior

Fotos: Divulgação Epagre

Continue Lendo

Notícias Gerais

Mãe agride professores em escola de Cruz Alta

Postado

em

Na quarta-feira (10) pela parte da manhã, a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Cruz Alta, no noroeste do estado, foi até uma escola do bairro Acelino Flores pois recebeu a informação de que professoras haviam sido agredidas fisicamente.

A mãe de um aluno foi chamada para ir até a escola para conversar sobre o desempenho de seu filho na sala de aula. Descontente com o alerta que os professores fizeram, ela acabou proferindo agressões físicas e verbais para cima dos mesmos, sendo que a mãe empurrou uma professora fazendo com que ela caísse no chão. Quando uma outra professora tentou intervir a situação, a mãe do aluno acabou tomando seu telefone e jogando o mesmo no chão, pisando em cima e quebrando o aparelho celular. Ela ainda agrediu esta professora, puxando seus cabelos. Se já não bastasse isto, a mãe tentou ainda arrombar uma sala de aula onde havia uma professora grávida dando chutes e pontapés na porta. A situação só não foi maior pois houve a intervenção de outros setores da escola para acalmar o fato.

De imediato a Secretaria Municipal de Educação (SME) providenciou atendimento psicológico e de assistência social à equipe da escola, além de um guarda para proteger o local e resguardar os funcionários e alunos. A SME emitiu uma nota dizendo que: “..trabalhamos sempre para que as escolas sejam integradas com a comunidade em uma ação conjunta entre sociedade, família e educação. Acreditamos que tal atitude seja um caso isolado, pois a maioria das famílias entende a importância da instituição escolar, seu papel e o papel das professoras. A secretaria segue prestando apoio psicológico e tomando os encaminhamentos para garantir que as professoras tenham tranquilidade em exercer sua função. O Professor em sala de aula leva o conhecimento e é um observador da realidade do aluno, sempre doando o máximo de si para auxiliar os que necessitam. Todos os professores, além das direções e da Secretaria Municipal de Educação, estão permanente à disposição para conversar com os pais para esclarecer qualquer dúvida ou resolver qualquer situação. Dentro desta função ele deve ser ouvido e respeitado. Violência jamais será a solução. Contamos com o apoio da comunidade para que abracem suas escolas, seus alunos e seus professores”, complementa a nota da Secretaria de Educação.

Após este registro, a escola optou por não atender hoje e amanhã para que as crianças tentem se recuperar deste choque, e também tendo o objetivo que a comunidade entenda que o respeito deve ser vindo de casa para que tenhamos uma sociedade boa para se conviver. As professoras e direção foram ouvidas e orientadas a encaminhar um Boletim de Ocorrência. A Brigada Militar e representantes das associações de moradores também foram até o local para prestar apoio.

O caso segue sendo investigado para mais esclarecimentos do fato.

Jornalismo Rádio Cruz Alta – João Gustavo Falkemberg

Continue Lendo

Notícias Gerais

Brigada prende homem com antecedentes na Rua Giruá

Postado

em

Na tarde de 10 de julho de 2019, às 16 horas, durante o serviço de policiamento ostensivo a Brigada Militar fez uma abordagem na Rua Girua. Um indivíduo iniciais F.R.D. de 37 anos foi o alvo. Ao proceder a busca pessoal foi encontrado em seu poder 3 gramas de uma erva esverdeada com cor, odor e características de cannabis sativa (maconha). Em consulta ao sistema foi constatado que havia em seu desfavor um mandado de prisão em aberto. O homem foi preso e apresentado na Delegacia de Polícia local, para a autoridade competente. Após o registro ele foi conduzido ao presídio de Soledade.

Foto: Divulgação

Continue Lendo

Notícias Gerais

Região perde José Andrade de Moura, um líder icônico

Postado

em

Faleceu no início da tarde de quarta-feira José Andrade de Moura, aos 86 anos. O comunicado foi feito nas redes sociais por um dos netos, Marcelo de Moura Scapini.

“Infelizmente comunico o falecimento de meu avó José Andrade de Moura, aos 86 anos, ocorrido agora no Hospital Annes Dias de Ibirubá 😢🙏”

José e o neto Marcelo

A Funerária MPK fez o anúncio oficial:

Esposa Carmelinda, filho Leonel, filhas Ivone e Irene, nora, genros, netos, bisnetos e demais familiares comunicam o falecimento de JOSÉ ANDRADE DE MOURA,
aos 86 anos, ocorrido hoje no Hospital da Comunidade Annes Dias em Ibirubá.
O velório acontece na Capela Mortuária de Ibirubá, sala 3.
Atos de encomendação serão oficiados amanhã, às 9h30min, rumando após para o sepultamento no Cemitério Católico de Ibirubá.
Comunicamos o falecimento de José Andrade de Moura. Serviços a cargo da Funerária MPK.

O município através do Prefeito Municipal Abel Grave decretou luto oficial de 3 dias pelo falecimento do Ex-vereador José Andrade de Moura. Líder comunitário de grande participação, provindo da localidade do Pinheirinho, Zé Moura como carinhosamente era conhecido, foi vereador por três mandatos, entre 1983 a 1992. Foi presidente da Câmara de Vereadores de 31.12.82 a 31.01.85 e 31.01.88 a 31.12.88. Líder comunitário l, deixa um legado de homem simples e trabalhador e que por muito tempo foi destaque pelas iniciativas em Ibirubá e pelo Rio Grande a fora.

Decreto oficial do luto por 3 dias

gratidão | O legado de um líder

Prefeitura de Boa Vista do Incra lamenta morte de Zé Moura

Os corajosos deixam grandes legados de vida. Escrevem e se tornam histórias que ficarão para sempre sendo reproduzidas de geração em geração. Assim lembraremos do Sr. José, um líder por natureza, um visionário que tinha o sonho de transformar uma pequena vila e uma cidade promissora. Com sua determinação foi presidente da Comissão Emancipacionista do nosso município, e seguiu firme com seus companheiros durante seis anos articulando junto às autoridades na busca desta conquista . Foram muitos dias de viagens, reuniões e noites na estrada.
Fica o legado de um ícone, um verdadeiro gaúcho que não tem medo da luta, que tem hombridade e faz da força de seu trabalho a realização. Obrigada Sr. José pelos seus ensinamentos, por acreditar e buscar melhores condições de vida ao nosso povo. Lembraremos sempre do homem lutador, corajoso, mas acima de tudo feliz, que animava todos os lugares por onde passava. Descanse em paz, pois o dever foi cumprido.

Missão cumprida!
José Andrade de Moura nos deixa aos 86 anos

Natural de Cruz Alta, José Andrade de Moura, conhecido por muitos como “Zé Moura”, nasceu na localidade de Pinheirinho (hoje pertencente à Ibirubá), no dia 06 de outubro de 1933. Filho do eminente líder político Antonio de Moura e de dona Ondina Andrade de Moura, casou-se em 1955 com a senhora Carmelinda Nicolodi de Moura. Do matrimônio nasceram os filhos Ivone, Leonel e Irene, sendo que aos poucos a família cresceu com a chegada dos 8 netos.
Além de ser um chefe de família, o destino lhe reservou também uma caminhada na vida pública. Desde jovem, influenciado pelo dinamismo e espírito de liderança de seu pai, começou a sentir-se motivado para tal, e analisando o que acontecia na política foi formando em sua ideologia os princípios básicos de sua atuação futura, buscando envolvimento nos grupos com poder de decisão.
Ingressou na política apoiando as lideranças do antigo Partido Social Democrático. Com a definição do bipartidarismo seguiu sua linha de conduta inicial e optou pela ARENA. Em 1976 foi indicado por lideranças para ser um dos candidatos pela sigla. Confiando na sua capacidade de trabalho e legitimidade de seus propósitos assumiu a responsabilidade e foi eleito com os expressivos 389 votos.
A partir daí o envolvimento de “Zé Moura” pelas causas da comunidade aumentaram ainda mais. Com um trabalho sério, sem estabelecer distinções de classe social, preferências religiosas ou partidárias, atendeu a todos em nome do desenvolvimento de Ibirubá. A aprovação dessa dedicação veio nas eleições de 1982, quando além de ter sido reeleito foi o vereador mais votado, recebendo 625 votos. Com o apoio que conquistou junto aos eleitores deu sequência as suas batalhas e novamente foi eleito em 1988.
Em seus 16 anos como vereador ocupou diversos cargos no município e na região, como o de presidente da ASCAMAJA. Também foram inúmeros os projetos apresentados. Um dos mais importantes na área da educação foi em 1979, quando conseguiu aprovar o projeto de criação da Escola Agrícola. Educandário que se transformou na ETAJ e que hoje federalizada qualifica centenas de jovens de diversos estados para o mercado de trabalho.
Em sua vida social sempre foi envolvido em diversas entidades, ajudando inclusive na criação do CTG, da Sociedade Esportiva Juventude Operária, dentre outros grupos na cidade e localidades do interior. Junto com todo esse intenso trabalho na vida pública, ao lado da família ainda deu sequência a lida rural, em sua propriedade no Pinheirinho.
A garra de lutar pelos interesses da população e ajudar na independência de novas comunidades é uma das lições que aprendeu com seu pai, que contribui para a emancipação de Ibirubá em 1954. Pouco mais de 40 anos se passaram, ou seja, em 1988, na terra de Boa Vista do Incra estava ele para plantar uma semente e entrar na briga para que aquele povoado se transformasse em cidade. Com a experiência adquirida em Ibirubá viu no pequeno povoado de Boa Vista a possibilidade de lutar pela emancipação. Foi elaborada uma comissão, cuja qual ele mesmo presidiu. Após seis anos de briga, no dia 17 de abril de 2000 o STF aprovou a lei que criou o município e mais 28 cidades gaúchas. Um trabalho incessante, mas que certamente valeu a pena.

O Pai, Avô e Bisavô…
Com toda essa trajetória na vida pública, José ainda encontrava tempo para a família e para a atividade de agropecuarista. Ao lado da esposa Carmelinda criou os filhos e multiplicou seu patrimônio. Os negócios sempre bem feitos foram fundamentais para isso.
Iniciou com suas propriedades na localidade do Pinheirinho, junto com seus pais e irmãos. Em 1978 adquiriu mais uma área e transferiu-se para a mesma. Em 1984 vendeu as lavouras em Ibirubá e comprou uma fazenda em Tupanciretã, onde permaneceu durante 4 anos. Já em 1988 vendeu a área e adquiriu a Fazenda São José, em Três Capões, Boa Vista do Incra, e permanece até hoje como proprietário.
Nesses 86 anos, José Andrade de Moura, acumulou patrimônio, casou, criou seus três filhos, viu nascer os 8 netos, e seus 3 bisnetos. Nos últimos anos residiu na Rua Mérito, próximo ao Monumento dos Imigrantes, onde recebia seus familiares e amigos praticamente todos os dias. Pessoas que ali paravam para tomar um chimarrão e relembrar fatos dessa caminhada que se fosse relatada por completa resultaria em um grande livro.
Nesta quarta-feira, dia 10 de julho, encerrou sua caminhada aqui na terra e partiu para a morada eterna deixando a todos enlutados. Sua trajetória ficará para sempre registrada na história da região de Ibirubá e servirá de exemplo positivo seus familiares, amigos e para quem realmente se interessar em ser um verdadeiro representante da comunidade. Sua missão está cumprida.

Por Jornalista Marcelo Ibanor de Moura Scapini, com orgulho neto de José Andrade de Moura.

Continue Lendo

Veja Isso