Conecte-se Conosco

Notícias Gerais

Enfermeira do Departamento Municipal de Saúde alerta para os principais pontos de atenção referente ao Coronavírus

Postado

em

O município de Quinze de Novembro, decretou na segunda-feira (16), diversas medidas de prevenção contra o novo coronavírus. O Decreto assinado pelo prefeito Gustavo Stolte propõe a suspensão de atividades, e principalmente evitar a aglomeração de pessoas. Em média 25% da população de Quinze de Novembro é idosa, o que redobra os cuidados para evitar que o vírus chegue até a cidade. A enfermeira do Departamento Municipal de Saúde, Ivana Cocco Rossato, esclareceu alguns pontos que ainda são motivo de dúvidas a comunidade, principalmente em relação a transmissão. Conforme destacou Ivana, os estudos e apontamentos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, a transmissão do coronavírus acontece por meio de gotículas de espirro, tosse, que são passadas de uma pessoa para outra, – A OMS estima que a cada um paciente contaminado, ele transmite para mais dois ou três pessoas o vírus. Mais de 72 países já registraram os casos, a maior parte acomete homens, e a maior parte que transmite são homens adultos, de 20 a 40 anos de idade. O maior índice de óbito é em idosos, o que gera ainda mais preocupação e prevenção a nós aqui em Quinze de Novembro. Devemos evitar que exista transmissão no nosso município, tendo em vista essa nossa comunidade idosa, reforçou a enfermeira Ivana. 

A enfermeira ainda reforçou que o Ministério da Saúde considera três casos que coloca uma pessoa como suspeita, o primeiro deles é o ‘Paciente Viajante’, aquela pessoa que viajou nos últimos 14 dias em algum dos países que já registraram casos de Covid-19. O segundo caso é o ‘Contato Próximo’, que é quando uma pessoa teve contato próximo com esse ‘paciente viajante’. O terceiro caso que gera suspeita, é o pessoa que teve contato com o paciente que teve resultado positivo para Covid-19. Obviamente, nos três casos suspeitos o indivíduo deve apresentar sintomas respiratórios. 

Respeitar e cumprir as medidas de controle evitar ir a Unidades Básicas de Saúde, sem necessidade, são alguns dos caminhos para que a Curva do coronavírus seja achatada no Brasil, e evite que a cada dia o número de casos cresça, e chegue a municípios com mais pessoas de risco, como Quinze de Novembro. 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Gerais

Projeto Científico de Ibirubense é premiado em Feira Brasileira de Jovens Cientistas

Postado

em

Gratidão, é a palavra que define a sensação e o momento que a jovem de Ibirubá Gabriela Molinari Rother está vivendo. Aos 16 anos, Gabriela que é estudante do curso técnico em Agropecuária do IF Ibirubá, é autora do  projeto científico intitulado “Dispersão de argila em Latossolo após calagem, gessagem e manejos de solo”, que foi submetido a avaliação na Feira Brasileira de Jovens Cientistas. Na sexta-feira (26), Gabriela explicou a Rádio Cidade e ao Jornal O Alto Jacuí a ideia do projeto e todas as ações envolvidas. Com muita maestria, entendimento e domínio do assunto, a estudante buscou pela visibilidade do projeto, o vídeo que explica o projeto deveria alcançar um número significativo de curtidas na plataforma do evento, para assim receber premiações e medalhas. E foi o que se sucedeu, o desejo e os pedidos de Gabriela e dos envolvidos na pesquisa foram atendidos. Na segunda-feira (29), foram divulgados os resultados das colocações e o projeto de Gabriela e da orientadora, Daniela Batista, ficou em 3ª na área de Ciências Agrárias e em 2ª lugar com o Prêmio de Excelência em Inovação do Innovalab.  Outro projeto que estava representando o IF Ibirubá no evento, do estudante Lucas Lenhard, leva o nome de “Análise de iniciativas envolvendo o uso da lógica de programação para o desenvolvimento do sistema educacional do Ensino Médio” e ficou em 3ª na área de Ciências Humanas. Tanto Gabriela como Lucas, são exemplos da qualidade do ensino e da importância da prática nas escolas. O IF é uma das importantes instituições do Brasil e já mudou a vida de diversos jovens, “Eu amo o meu curso, aprendo todos os dias um pouco mais. O projeto me trouxe muitas experiências, sinto muita gratidão por todos que ajudaram compartilhando e apoiando”, disse Gabriela. O evento que destacou os projetos aconteceu no último final de semana do mês e reuniu pesquisas e estudantes de todo o país. 


Continue Lendo

Notícias Gerais

Quadra de Society são finalizadas em Ibirubá

Postado

em

Uma das obras que estava em andamento em Ibirubá, a quadra de campo sintético do Bairro Jardim foi finalizada no final deste mês. Os investimentos foram em pavilhões e salas de convivência, o  Bairro Floresta, Progresso e Hermany, também receberam as estruturas.

Continue Lendo

Notícias Gerais

Quinze de Novembro tem consultório específico para atendimento de pessoas com sintomas gripais

Postado

em

A fim de evitar aglomerações, a Secretária de Saúde de Ibirubá organizou um local específico para que o atendimento de pessoas com sintomas gripais sejam realizados de forma segura. O local é ao lado do Posto de Saúde, na sala onde eram realizados os atendimentos de fisioterapia. É solicitado que  as pessoas com sintomas inicialmente entrem em contato telefônico, pelos números (54)3322 -1077 e 3322-1160. Se necessário atendimento médico, estas pessoas devem se dirigir diretamente para o novo espaço, ao lado da Unidade Básica de Saúde.

Continue Lendo

Notícias Gerais

Rio Grande do Sul se aproxima de recorde de casos de Dengue

Postado

em

Além do aumento diário de casos e mortes de Covid-19 no Rio Grande do Sul, o estado está prestes a chegar a um recorde de casos de dengue. Conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde, já são 3.347 casos confirmados. Cerca de 388 municípios registraram a doença, em todo o estado são até então seis óbitos. Em Ibirubá os casos positivos somam 19. A Secretaria de Saúde do Estado recomenda tampar tonéis e caixas d’água, manter as calhas sempre limpas, deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo, manter as lixeiras bem tampadas, deixe os ralos limpos e com aplicação de tela, guardar pneus em local coberto ou fazer furos para não acumular água, limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia, limpar com escova ou bucha os potes de água de animais e retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.


Continue Lendo

Notícias Gerais

Saída de pista após aquaplanagem na ERS-223

Postado

em

Uma Ford Ranger cabine dupla, conduzida por um ibirubense, aquaplanou durante uma chuva torrencial na noite de segunda-feira (30), enquanto deslocava sentido Ibirubá x Cruz Alta. O acidente aconteceu próximo a Agrofel. Três ocupantes estavam a bordo, ninguém se feriu. O utilitário é equipado com sete airbags, nenhum foi acionado. É indicado que quando for andar em asfalto molhado com um veículo de tração 4×4 ative a mesma. Isso aumenta a estabilidade e evita perda de aderência.

Continue Lendo

Notícias Gerais

Secretaria da Agricultura alerta sobre golpistas

Postado

em

Um novo alerta para prefeituras e produtores rurais, sobre golpistas que se dizem representantes do Estado, que oferecem produtos e serviços em troca de depósito de valores, a título de frete, foi emitido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). No final do mês de maio, a instituição já havia feito um alerta semelhante. A secretaria reforça que programas e políticas públicas são feitos por meio de convênios e termos de cooperação, cujos depósitos de valores, quando necessários, são efetuados em contas do Estado no Banrisul. A Seapdr destaca que não existe comercialização de materiais do governo e que qualquer destinação é feita de acordo com os princípios da administração pública, e não diretamente com particulares.A secretaria orienta ainda que, se alguém for contatado nesse sentido, registre boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima.

Continue Lendo

Notícias Gerais

Sicredi Integração Rota das Terras RS/MG destina recursos do Fundo Social 2020

Postado

em

O Fundo Social é uma iniciativa da Sicredi Integração Rota das Terras RS/MG que destina parte do resultado para projetos de interesse coletivo, voltadas à saúde, educação, cultura, esporte, meio-ambiente e segurança. Neste ano, os associados aprovaram em assembleia a destinação de R$ 500 mil para o Fundo Social. Em virtude da pandemia do Covid-19, a cooperativa consultou suas lideranças no intuito de mapear as prioridades de cada município na utilização dos recursos do Fundo Social, onde o entendimento foi unânime de que, neste ano, a área da saúde deveria ser priorizada. A  medida tem caráter excepcional devido à demanda urgente de serviços em prol da saúde pública e que os recursos repassados seguem os critérios de inscrição e prestação de contas do projeto para o Fundo Social.

Assim, as lideranças entraram em contato com os hospitais e as Unidades Básicas de Saúde para verificar a real necessidade de recursos para o combate a pandemia. Mediante as informações obtidas, os municípios de Selbach e Lagoa dos Três Cantos disponibilizaram 100% do valor para a saúde, e os municípios de Tapera, Ibirubá, Quinze de Novembro e Colorado destinaram parte do valor, conforme necessidade de cada entidade.

O restante do recurso nesses municípios e em Patos de Minas será destinado a pequenos projetos nas demais áreas que integram o Fundo Social, onde será levado em consideração o interesse coletivo e benefício à comunidade. O período de inscrição é de 01 a 20 julho de 2020. Informações e documentos necessários para cadastro do projeto estão disponíveis no site: sicredi.com.br/coop/integracaorotadasterras/fundo-social.

Podem participar entidades sem fins lucrativos que estejam enquadradas no Regulamento do Fundo e cumpram os seguintes critérios: estar com o CNPJ ativo, ser associada da Sicredi Integração Rota das Terras RS/MG pelo menos desde o exercício anterior à inscrição do projeto, estar adimplente com a cooperativa e atuar em benefício da comunidade, cujo objeto social coincida com as áreas de interesse do Fundo. Cada entidade poderá apresentar um projeto por ano, considerando que o limite máximo a ser destinado é de R$ 5 mil.

Após a inscrição, os projetos serão analisados e, os que preencherem os requisitos estabelecidos, seguirão para avaliação dos Comitês das agências e os que não estiverem de acordo serão, automaticamente, desclassificados. Após o recebimento e análise dos projetos habilitados, a cooperativa fará a comunicação das entidades beneficiadas.

Continue Lendo

Notícias Gerais

Sorteio Nota Fiscal dá Prêmio em Ibirubá e beneficia 11 sorteados

Postado

em

O primeiro sorteio da edição 2020 da Campanha “Em Ibirubá, Nota Fiscal Dá Prêmio” foi realizado na manhã de sexta-feira (26), na sede da Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendimentos. Foram 11 cartelas sorteadas, num total de R$ 3.000,00 em vales-compra a serem resgatados junto ao comércio local. Os contemplados foram: 1º prêmio de R$ 1.000,00 para Artur K. Tiemann, 2º ao 11º prêmios de R$ 200,00 cada para Mariele Schiefelbein, Nilve Guedes dos Santos, Valdir D. Pimentel, Edir Saggin Pimentel, Jorge Gonçalves Ferreira, Talia D. Antes, Teresa Mahl, Lisete Schmidt, Vinício Dalmolin e Adriana Maldaner de Oliveira.

Continue Lendo

Notícias Gerais

Taça é encontrada em ferro velho de Ibirubá

Postado

em

No início desta semana, a taça de vice-campeão da segunda divisão do Municipal de Futsal do ano de 2015, foi encontrada abandonada em um lixo em Ibirubá. O objeto estava atirado em meio a metais em um ferro velho na rua Mauá.

Continue Lendo

Notícias Gerais

Tapera registra primeira morte por Covid-19

Postado

em

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Tapera notificou a população a primeira morte em decorrência da Covid-19. No domingo (28), uma mulher de 84 anos, moradora do interior do município e que sofria com comorbidades, veio a óbito em decorrência da doença.  Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ela realizou o teste no Hospital Roque Gonzalez que mostrou-se não reagente. Feito outro, no Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo(RS), onde estava internada, este deu positivo.

Continue Lendo

Veja Isso