"

CLIQUE AQUI E OUÇA

Conecte-se Conosco

Notícias Gerais

Chimarrão: A história e as curiosidades por trás da bebida mais consumida nos lares gaúchos

Postado

em

No frio, no calor, não importa, o chimarrão ainda sim, independentemente das intempéries do tempo continua e sempre continuará sendo a bebida mais consumida nos lares gaúchos. O chimarrão não é somente uma bebida para esquentar, não é uma bebida só para matar a sede nos momentos de hidratação, mas também é um símbolo da cultura gaúcha, uma referência do nativismo campeiro que vem muito antes das grandes revoluções gaúchas, chimarrão também é uma cultura mais do que popular. Porém, você caro leitor, mesmo conhecendo o chimarrão desde que se entende por gente, você conhece a verdadeira história do bom e velho chimarrão? Conhece suas origens e benefícios? Bebida símbolo do Rio Grande do Sul, o chimarrão é um legado dos índios Guaranis. Sempre presente no dia a dia, constitui-se de uma das tradições mais representativas deste povo. É também conhecido como mate amargo, mas não tem nada de amargo em seu significado: é sinônimo da hospitalidade e da amizade do gaúcho.

Tradicionalmente é cevado sem açúcar (antigamente o mate doce era essencialmente feminino), preparado em uma cuia (obtida a partir do porongo ou cabaça) e sorvido através de uma bomba. É a bebida proveniente da infusão da erva-mate, planta nativa das matas sul-americanas, inclusive do Rio Grande do Sul.

Um pouco de história

Em alguns estados como no Mato Grosso é comum tomar o tererê, na Bahia é comum comer o acarajé, porém é impossível visitar o Rio Grande do Sul sem experimentar o bom e velho chimarrão. Contam os historiadores que sua descoberta está atrelada aos Guaranis das terras do município paranaense de Guaíra – cerca de 3.000 indígenas famosos por sua vitalidade, força, alegria e hospitalidade, graças ao consumo da infusão dessa espécie de chá, com folhas fragmentadas da erva-mate. É o que hoje chamamos de chimarrão, bebida que se espalhou não só pelo Sul do Brasil mas também por outros estados e países vizinhos.

A constituição do chimarrão é fácil. É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate e água quente. Para iniciar o mate tradicional, a cuia deve ser necessariamente de porongo, nada de cuia de vidro ou madeira. A bomba, por sua vez, nos primórdios era de feita de taquara (bambu), mas nos dias atuais, preferem-se outros materiais, como o metal.

A erva-mate é o segredo do chimarrão, ela define o sabor da bebida, que em geral tem um amargor típico, também podendo ser defumada ou ainda contar com misturas de chás (essa mistura é conhecida como “mate jujado”). Essa erva é originária das folhas e caules finos da árvore Ilex paraguariensis e para estar pronta para o uso, passa por vários estágios de secagem, torragem e trituração. Com o tempo o mate amargo saiu das áreas indígenas e ganhou os grandes povoados e posteriormente com o passar dos anos o chimarrão caiu no gosto popular, tornando-se a bebida símbolo da cultura gaúcha.

Outros países da américa latina, com o passar dos anos também passaram a consumir essa bebida tipicamente gaúcha, países como: Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina. Em algumas localidades do Rio Grande do Sul é muito comum encontrar vários tipos de erva-mate, com misturas de diferentes chás, como anis, menta, hortelã e outros.

Tomar regularmente traz muitos benefícios para a nossa saúde

1- Elimina a fadiga e o cansaço

O chimarrão é rico em alcaloides, principalmente a cafeína, o chimarrão tem a capacidade de ajudar na eliminação da fadiga, diminui também o cansaço mental.

2- Ajuda na digestão

A erva-mate possui propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestinal, depois de um belo almoço de domingo ou aquele churrasco tomar chimarrão ajuda na digestão e também no bom funcionamento do intestino.

3- Diurético

Como o chimarrão deve ser tomado muito quente, ele pode ajudar muito no bom funcionamento dos rins, promovendo a eliminação de líquidos, o que o torna perfeito para combater quem tem retenções e inchaços. O chimarrão tem excelente efeito diurético.

4- Fonte de vitaminas e sais minerais

O chimarrão é considerado um excelente alimento por conter quase todos os ingredientes necessários para o organismo, ele possui minerais: ferro, fósforo, potássio e manganês, completando a dieta.

5- Fonte de antioxidantes

O chimarrão contém uma grande quantidade de antioxidantes, que faz com que o organismo possa combater o envelhecimento celular, seus compostos fenólicos presentes no chimarrão são capazes de retardar o envelhecimento das pessoas.

6- Auxilia na regeneração celular

O chimarrão é um grande aliado no processo de regeneração celular, o que se dá por conta da forte presença de bioativos, esses bioativos, ajudam na manutenção e renovação de nossas células.

7- Estimula atividade física

Ele é perfeito para quem pratica exercícios físicos regularmente, dá mais energia e “esquenta” o corpo  ajudando  na regeneração das células e músculos.

8- Diminui o colesterol ruim

O chimarrão ajuda a diminuir a glicose no sangue. Os compostos fenólicos agem inibindo uma enzima responsável pela síntese de glicose no fígado diminuindo assim o colesterol ruim, também diminuem a capacidade do receptor de glicose no intestino provocando a menor absorção de açúcar.

9- Ajuda no emagrecimento

O chimarrão acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico, isso aumenta a queima de gordura auxiliando assim no emagrecimento.

10- Benéfico para o coração

O chimarrão contém polifenóis que elimina o acúmulo de gordura nas artérias, protegendo o coração, seus altos índices de antioxidantes previnem doenças cardíacas.

Apesar de todos os benefícios da erva mate, pessoas com anemia podem ter seu problema agravado pois o chimarrão pode diminuir a absorção de ferro. A erva mate também aumenta a pressão, devendo ser evitada por hipertensos.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Gerais

Esporte Clube Botafogo completa 50 anos

Postado

em

Em 20 de setembro de 1970 era fundado o Esporte Clube Botafogo, sua primeira diretoria foi escolhida durante assembleia e contou com a presença de 17 pessoas: Rudi Emmel (Presidente), Ari Garmatz (Vice-presidente), Irineu Kuntzer (Secretário), Alcides Swarowsky (Vice-secretário), Semildo Garmatz (Tesoureiro) e Evaldo Garmatz (Vice-tesoureiro).

O nome do clube foi escolhido após várias opções serem apresentadas, como Lagoense e Palmeiras, porém após muito debate a diretoria optou pelo nome Botafogo.

Segundo Diego Both e Odair Sand, a história do clube sempre foi marcada por lutas e glórias, pois no início do clube a maioria dos jogadores dependiam e trabalhavam na agricultura e muitos pais dos jogadores não concordavam que os filhos largassem o trabalho para se dedicar ao futebol. Quando os jogos eram realizados, o transporte da equipe normalmente era realizado por caminhões,”Esse, com certeza é nosso maior orgulho até hoje, embora ficamos alguns anos sem participar de campeonatos, em 2014 tivemos a oportunidade de voltarmos aos gramados, em 2015 conquistamos o título de Campeão da Copa do Interior, e desde então participamos do futsal e futebol 7. Com essas oportunidades conseguimos fortalecer nosso clube e também agregar aos mais jovens a oportunidade de participar de várias modalidades, de várias finais nos últimos anos.” Devido a Pandemia, as comemorações precisaram ser limitadas, a torcida se reuniu no dia 20 de setembro simbolicamente para homenagear o clube.  ‘’Agradecemos a todos os apoiadores, incentivadores, torcedores e jogadores que nesses 50 anos não nos abandonaram e sempre acreditaram na história do Botafogo. Acreditamos em dias melhores, e que teremos outras oportunidades de reunirmos o passado, presente e o futuro para comemorarmos os 50 anos que se passaram e mais tantos anos que estarão por vir’’ finalizou a direção.

Continue Lendo

Notícias Gerais

Acidente faz vítima fatal na ERS-223

Postado

em

Por volta de 9h de quinta-feira, 24, uma colisão entre um caminhão e um automóvel, na ERS-223, resultou na morte de uma idosa e deixou dois feridos. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual de Tapera, um caminhão caçamba trafegava sentido Ibirubá – Cruz Alta, e acessou a estrada vicinal em direção a empresa Brita Ibirubá. Um VW-Polo sedan, placas de Santo Ângelo, trafegava no sentido Cruz Alta – Ibirubá e colidiu na roda traseira do caminhão. Três pessoas viajavam no automóvel, o condutor Artur Carlos Zirr de 62 anos, e duas mulheres, Regiane Maria Zirr de 58 anos e Iracema Valério Andriotti de 80 anos. 

O Resgate do Corpo de Bombeiros e a ambulância da Secretaria de Saúde de Ibirubá foram acionados, e removeram os feridos ao Pronto Atendimento do Hospital da Comunidade Annes Dias em Ibirubá.

Iracema Andriotti, de 80 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu. Artur e Regiane foram atendidos e liberados por volta do meio dia. O motorista do caminhão não se feriu.

Segundo familiares, Iracema viajava de Santo Ângelo para Farroupilha, na Serra, onde reside. Ela teria vindo passar um mês com a mãe, que tem 101 anos e mora nas Missões.

A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar as causas do acidente. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML, onde será feita necropsia.

A pista ficou parcialmente bloqueada até a retirada dos veículos.

Continue Lendo

Notícias Gerais

Poça de sangue chama a atenção em calçada

Postado

em

Quarta-feira (23) algumas pessoas que circulavam pela rua Diniz Dias, esquina com a Firmino de Paula, entraram em contato com a redação integrada da Rádio Cidade FM e Jornal O Alto Jacuí perguntando o que aconteceu em frente a agência do SINE de Ibirubá. No local duas manchas de sangue estavam isoladas por cones e fitas. Em contato com os Bombeiros fomos informados que um homem passava pelo local quando teve um mal súbito, e acabou vomitando sangue. O Resgate dos Bombeiros foi acionado, e conduziu o homem ao Pronto Atendimento do Hospital da Comunidade Annes Dias. Ele sofre de cirrose, doença associada ao consumo de álcool que causa lesões no fígado. O estado de saúde do homem é estável.

Continue Lendo

Notícias Gerais

Deputado Paparico vota favorável aos transportadores escolares

Postado

em

Líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, defende o pagamento para todos os prestadores de serviços continuados

O deputado Paparico Bacchi, líder da bancada do Partido Liberal na ALRS, ao votar favorável ao projeto de lei que beneficia os transportadores escolares, defendeu a extensão do benefício para todos os prestadores de serviços continuados aos entes públicos. Em seu pronunciamento, o deputado destacou projeto de sua autoria, que propõe a permissão de pagamentos para empresas que prestam serviços continuados para o Estado, municípios, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Poder Judiciário e órgãos da administração pública direta e indireta, e que estão impedidos de operar durante a vigência dos decretos de calamidade. 

O PL 114/2020 está transitando regularmente e aguarda parecer na Comissão de Constituição e Justiça.

Transportadores escolares

O PL Nº 191/2020 foi aprovado com três emendas. A proposta inicial do governo previa o pagamento antecipado de apenas 20% do valor do contrato. O percentual é estabelecido considerando os custos fixos da operação e seria pago após a sanção da nova lei. Os valores pagos seriam abatidos dos pagamentos futuros, quando os serviços retornassem à normalidade. Com as emendas, o texto final trouxe a alteração do percentual, que passou para 30%, restringindo os efeitos da lei ao mês de abril. Também foi aprovada a suspensão de cobrança das taxas de vistoria do Detran. O projeto aprovado aguarda sanção do governador.

Ampliação dos pagamentos

Defensor dos transportadores escolares e preocupado com a situação de creches, escolas de educação infantil, empresas de segurança, limpeza e alimentação, entre outros serviços continuados, Paparico Bacchi argumentou que seria importante contemplar a todos os segmentos.

“Reconheço a absoluta importância da iniciativa do governo, que busca evitar o colapso no sistema de transporte escolar no nosso Estado, contudo, inúmeras empresas que prestam serviços de outras naturezas também estão sofrendo abalo financeiro imensurável e fatalmente encerrarão suas atividades, não estando, por certo, aptas a voltar à atividade, após o término do período de calamidade pública”, reiterou Paparico Bacchi.

Continue Lendo

Notícias Gerais

Indivíduo é detido por assédio sexual em Quinze de Novembro

Postado

em

No final da tarde de sábado (19), um indivíduo foi detido em um Posto de Combustível em Quinze de Novembro, por assédio sexual e importunação. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a vítima assediada chamou a guarnição e relatou que por várias vezes o homem havia lhe importunado. A guarnição precisou usar algemas no indivíduo, que foi encaminhado ao hospital de Quinze de Novembro, com sinais visíveis de embriaguez. Logo após ele foi liberado.

Continue Lendo

Notícias Gerais

Obituário

Postado

em

21/09 – Nena Edeni da Silva Medeiros, aos 75 anos, ocorrido no Hospital Bom Pastor, em Fortaleza dos Valos. O sepultamento aconteceu no cemitério dos Medeiros, em Rincão dos Valos, interior de Fortaleza dos Valos.

23/09 – Marli Maria Artman Petersen, ocorrido no Hospital São Vicente em Cruz Alta. Deixa 

esposo Nelson Petersen, filhos, nora, genro e netos, ocorrido no Hospital São Vicente em Cruz Alta. O sepultamento aconteceu no cemitério local de Quinze de Novembro.  hoje, no cemitério local.

Continue Lendo

Notícias Gerais

Setor de tributos de Quinze de Novembro incentiva cadastro no programa Nota Fiscal Gaúcha

Postado

em

O programa “Nota Fiscal Gaúcha” é uma campanha permanente do governo do estado do Rio Grande do Sul, em parceria com as prefeituras municipais, que incentiva os contribuintes a solicitarem a nota fiscal em todas as operações de compra de produtos e serviços realizadas. Ao estar cadastrado no programa e informar o CPF na hora da compra, são gerados, automaticamente, bilhetes para concorrer em sorteios municipais, estaduais e especiais. A premiação é de valores em dinheiro. Em virtude da suspensão da Loteria Federal, pela Caixa Econômica Federal, por 4 meses, os sorteios mensais de março, abril, maio e junho tiveram que ser adiados. Desde o mês de julho, estão sendo realizados dois sorteios por mês, sendo um atrasado e o do mês atual. Os sorteios serão realizados sempre às segundas feiras.

Para se cadastrar, basta acessar o site www.nfg.sefaz.rs.gov.br, e seguir as instruções. Realizado o cadastro, basta solicitar a inclusão do CPF nas notas fiscais. No sorteio municipal de Quinze de Novembro, todos os meses são sorteadas duas pessoas, que recebem prêmios de R$ 200,00 em dinheiro. Além de participar da campanha Nota Fiscal Gaúcha, as notas fiscais do comércio local também podem ser trocadas por cupons para concorrer à Campanha “A Nota é Minha”, que terá sorteios mensais até o final do ano. 

Continue Lendo

Notícias Gerais

Cotribá será representada em evento nacional

Postado

em

Gerente Administrativa e Financeira irá representar a cooperativa, que será a única do estado a participar do evento 

A Gerente Administrativa e Financeira da Cotribá, Ana Marlise Schreiner, irá representar a cooperativa e também Ibirubá, em um evento nacional que acontece nos próximos dias 29 e 30 de setembro. O “Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas” irá acontecer de forma online e contará com a participação da Ministra das Agricultura Tereza Cristina, do jornalista Alexandre Garcia e do Padre Fábio de Melo, o tema deste ano “Mulher sábia edifica sua família, sua propriedade e seus negócios”. Além de representar os cooperantes, Ana Marlise também irá realizar uma palestra, a fim de tratar dos assuntos do cotidiano na cooperativa e também sobre a representatividade das mulheres “É muito gratificante receber um convite para um evento nacional, fiquei muito orgulhosa de ter recebido esse convite e de estar representando a cotribá e as mulheres do cooperativismo gaúcho”, falou a gerente administrativa. 

A Cotribá será a única cooperativa do Rio Grande do Sul com participação no evento, além do debate sobre a importância da mulher no meio rural, também será falado sobre a superação no trabalho, sucessão familiar, gestão financeira e perspectivas do agronegócio.  Para Ana Marise a experiência é única e mostra que todo o desafio ao longo dos anos dentro da cooperativa, está valendo a pena “Passa um filme na cabeça, nos emocionamos muito, tudo que passamos, construímos, todas as decisões, horas difíceis. É gratificante saber que fizemos a trajetória correta, tomamos as decisões corretas, o caminho correta, estou muito orgulhosa da minha trajetória, de como conduzir e dos dois trabalhos que tive até hoje”, destacou a profissional. O cenário atual do agronegócio conta cada vez mais com mulheres a frente dos negócios e da gestão, o que marca a evolução e valorização das profissionais e dos espaços ocupados. 

Continue Lendo

Notícias Gerais

CRAS adapta atividade com grupos de convivência em Quinze de Novembro

Postado

em

A pandemia tem causado fortes impactos em todos os setores. Os problemas de saúde são os primeiros a serem lembrados, mas as questões relacionadas à Assistência Social também preocupam as autoridades. As atividades com os Grupos de Convivência junto ao CRAS em Quinze de Novembro, estão suspensas desde o mês de março, assim o Departamento de Assistência Social está buscando manter os vínculos com os grupos, em especial os mais vulneráveis, através de ligações telefônicas, visitas seguindo todos os cuidados de distanciamento e higiene, e entrega de materiais para atividades em casa.

Estas atividades são as ações de mobilização social para o enfrentamento e proteção em função da pandemia do COVID 19. Nesta semana, foram entregues atividades e mensagens às participantes do Grupo de Convivência Intergeracional “Só Alegria”, que frequentam o Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos do CRAS Acolhendo com Amor, “Nestes dias de isolamento social e ausência dos grupos, as visitas são uma forma de carinho e manutenção do vínculo com os usuários. Mesmo distantes, precisamos estar sempre conectados para ajudar estas pessoas a superarem este momento de dificuldades”, destacou a coordenadora do CRAS Márcia Schultz. Nesta semana foi entregue um kit alusivo a semana farroupilha contendo um pacote de erva mate doado pela Ervateira Lago Verde, através de seu representante Arno Ricardo Goelzer, além de materiais de higiene para prevenção do contágio do Coronavírus.


Continue Lendo

Notícias Gerais

Jovens do grupo #Otopatamar engajados em ações sociais

Postado

em

A hastag OtopatamarRS é conhecida na região por aparecer em diversos veículos, a maioria carros bem conservados, sempre colada no parabrisa. A ação deste grupo é também de cunho social, com campanhas solidárias, auxílio a caminhoneiros, doações de cestas básicas e DriveThru Solidário. Eles estão presentes em 32 municípios da região. Atualmente a ação desenvolvida tem a missão de arrecadar brinquedos e máscaras para as crianças em vulnerabilidade social. Os jovens registrados na equipe em Ibirubá já fizeram a entrega ao Sargento Roberto, do 16ºBPM, de toda a arrecadação feita pelo grupo. #OtopatamarRS

Continue Lendo

Veja Isso